Estudo da influência da forma dos detritos nas cavidades de erosão junto de pilares de pontes através do FLOW-3D

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Inês Sofia Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/8457
Resumo: Frequentemente as pontes possuem fundações inseridas no leito dos rios constituído por material aluvionar. Em consequência, ficam sujeitas aos processos erosivos que se desenvolvem junto destas, aspeto que se agrava durante a ocorrência de cheias, por um lado, devido ao aumento de caudais e por outro, devido ao aumento dos detritos transportados pelo escoamento, que se acumulam junto aos elementos estruturais das pontes. Os detritos, maioritariamente materiais lenhosos flutuantes, podem levar à obstrução parcial dos seus vãos ou à acumulação juntos aos seus pilares e apresentam consequências em termos de redução de capacidade de vazão e de alteração da morfologia das cavidades de erosão, respetivamente. A dimensão, a forma e a localização dos detritos são características que devem ser consideradas na previsão da profundidade das cavidades de erosão. O presente estudo, dando valor ao avanço que as tecnologias proporcionam através da modelação numérica, pretende contribuir para alargar o conhecimento sobre a influência que os detritos têm na profundidade das cavidades de erosão junto de pilares cilíndricos, para escoamentos sem transporte sólido generalizado, recorrendo para o efeito ao programa FLOW-3D. Neste âmbito, foi realizada a modelação numérica do canal hidráulico existente no Laboratório de Hidráulica Fluvial e das Estruturas da Universidade da Beira Interior. A primeira fase do trabalho teve como objetivo calibrar o modelo computacional com o modelo experimental e validar os resultados obtidos pela simulação numérica; a segunda fase visou analisar o impacto causado pelos detritos nas cavidades de erosão. Para isso, foram realizadas 5 simulações: a primeira para um pilar isolado, sem a presença de detritos, e as seguintes com a presença de detritos nas suas formas mais comuns, triangular e retangular. Os resultados obtidos através do FLOW-3D permitiram constatar que os detritos simulados com a caixa retangular flutuante origina maior profundidade máxima da cavidade de erosão e que os detritos simulados com a caixa triangular no fundo foi a que apresentou menor profundidade máxima da cavidade de erosão, tal como verificado em ensaios experimentais. No entanto, os resultados obtidos através do FLOW-3D são significativamente inferiores aos obtidos experimentalmente, ~ 30 %.
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A dimensão, a forma e a localização dos detritos são características que devem ser consideradas na previsão da profundidade das cavidades de erosão. O presente estudo, dando valor ao avanço que as tecnologias proporcionam através da modelação numérica, pretende contribuir para alargar o conhecimento sobre a influência que os detritos têm na profundidade das cavidades de erosão junto de pilares cilíndricos, para escoamentos sem transporte sólido generalizado, recorrendo para o efeito ao programa FLOW-3D. Neste âmbito, foi realizada a modelação numérica do canal hidráulico existente no Laboratório de Hidráulica Fluvial e das Estruturas da Universidade da Beira Interior. A primeira fase do trabalho teve como objetivo calibrar o modelo computacional com o modelo experimental e validar os resultados obtidos pela simulação numérica; a segunda fase visou analisar o impacto causado pelos detritos nas cavidades de erosão. Para isso, foram realizadas 5 simulações: a primeira para um pilar isolado, sem a presença de detritos, e as seguintes com a presença de detritos nas suas formas mais comuns, triangular e retangular. Os resultados obtidos através do FLOW-3D permitiram constatar que os detritos simulados com a caixa retangular flutuante origina maior profundidade máxima da cavidade de erosão e que os detritos simulados com a caixa triangular no fundo foi a que apresentou menor profundidade máxima da cavidade de erosão, tal como verificado em ensaios experimentais. No entanto, os resultados obtidos através do FLOW-3D são significativamente inferiores aos obtidos experimentalmente, ~ 30 %.Frequently the bridges have foundations inserted in riverbeds constituted by alluvial material. As a consequence, they are subject to the erosive processes that take place next to them, aspect that is aggravated during the occurrence of floods, on one hand, due to the increase of the flow and on the other, due to the increase of the debris carried by the flow, that accumulate together of the bridge structural elements. The debris, mainly floating woody materials, can lead to the partial obstruction of their spans or accumulation near their bridge piers and have consequences in terms of reduction of flow capacity and alteration of the morphology of scour hole, respectively. The dimensions, shape and location of the debris are characteristics that must be considered when predicting the scour hole depth. The present study, giving value to the advances that the technologies provide through numerical modelling, intends to contribute to extend the knowledge about the influence that the debris has on the scour depth near cylindrical piers, under clear-water flow conditions, using the FLOW-3D program. In this context, the numerical modelling of the hydraulic channel existing in the Fluvial Hydraulics and Structures Laboratory of the University of Beira Interior was carried out. The first phase of the work had as objective to calibrate the computational with the experimental model and to validate the results obtained by the numerical simulation; the second phase aimed to analyse the impact caused by the debris in the scour cavities. For this, 5 simulations were performed: the first for an isolated pier, without the presence of debris, and the following with the presence of debris in its most common forms, triangular and rectangular. The results obtained through FLOW-3D showed that the debris simulated with the floating rectangular box causes a greater maximum scour depth and the debris simulated with the triangular box in the bottom was the one that presented smaller scour depth, as verified in experimental tests. However, the results obtained through FLOW-3D are significantly lower than those obtained experimentally, 30 %.Fael, Cristina Maria SenauBibliorumMendonça, Inês Sofia Pereira2020-01-17T12:01:41Z2018-11-122018-10-82018-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/8457TID:202360601porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:48:26Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/8457Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:47.468436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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