Estudo do impacto dos detritos nas cavidades de erosão junto de pilares de pontes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/8286 |
Resumo: | As erosões localizadas que ocorrem junto às fundações de pontes, dos seus pilares e encontros, e as forças hidrodinâmicas induzidas pelas cheias, ou pela acumulação de detritos na sua face de montante, estão entre as principais causas de vulnerabilidade destas infraestruturas viárias. Se, por um lado, o conhecimento atual, no que concerne à caracterização do processo erosivo e da quantificação das cavidades de erosão, teve grandes avanços nas últimas décadas; por outro lado, o efeito da acumulação dos detritos junto dessas estruturas não acompanhou essa evolução. O presente trabalho de dissertação, de cariz essencialmente experimental, visa estudar o efeito das características geométricas dos detritos (forma e dimensões) acumulados a montante de pilares cilíndricos na profundidade máxima das cavidades de erosão. O trabalho experimental foi realizado no Laboratório de Hidráulica Fluvial e das Estruturas da Universidade da Beira Interior. Foram considerados detritos de forma triangular e retangular, flutuantes à superfície do escoamento ou depositados no leito, para condições de escoamento sem transporte sólido generalizado. Os resultados obtidos foram comparados com os compilados de outros autores e com as formulações existentes na literatura, nomeadamente, as de Melville e Dongol (1992), Lagasse et al. (2010a) e Rahimi et al. (2017). Essa análise permitiu concluir que as dimensões e a forma dos detritos têm um efeito claro no padrão das cavidades de erosão e na sua profundidade máxima; as caixas de detritos retangulares conduziram a valores mais elevados da profundidade máxima de erosão comparativamente aos detritos de forma triangular. Verificou-se que a diferença entre as profundidades máximas das cavidades de erosão obtidas experimentalmente e as avaliadas através das equações propostas por Lagasse et al. (2010a) não foi significativa. |
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Estudo do impacto dos detritos nas cavidades de erosão junto de pilares de pontesAcumulação de DetritosEnsaios Experimentais.Erosões LocalizadasPilares CilíndricosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia CivilAs erosões localizadas que ocorrem junto às fundações de pontes, dos seus pilares e encontros, e as forças hidrodinâmicas induzidas pelas cheias, ou pela acumulação de detritos na sua face de montante, estão entre as principais causas de vulnerabilidade destas infraestruturas viárias. Se, por um lado, o conhecimento atual, no que concerne à caracterização do processo erosivo e da quantificação das cavidades de erosão, teve grandes avanços nas últimas décadas; por outro lado, o efeito da acumulação dos detritos junto dessas estruturas não acompanhou essa evolução. O presente trabalho de dissertação, de cariz essencialmente experimental, visa estudar o efeito das características geométricas dos detritos (forma e dimensões) acumulados a montante de pilares cilíndricos na profundidade máxima das cavidades de erosão. O trabalho experimental foi realizado no Laboratório de Hidráulica Fluvial e das Estruturas da Universidade da Beira Interior. Foram considerados detritos de forma triangular e retangular, flutuantes à superfície do escoamento ou depositados no leito, para condições de escoamento sem transporte sólido generalizado. Os resultados obtidos foram comparados com os compilados de outros autores e com as formulações existentes na literatura, nomeadamente, as de Melville e Dongol (1992), Lagasse et al. (2010a) e Rahimi et al. (2017). Essa análise permitiu concluir que as dimensões e a forma dos detritos têm um efeito claro no padrão das cavidades de erosão e na sua profundidade máxima; as caixas de detritos retangulares conduziram a valores mais elevados da profundidade máxima de erosão comparativamente aos detritos de forma triangular. Verificou-se que a diferença entre as profundidades máximas das cavidades de erosão obtidas experimentalmente e as avaliadas através das equações propostas por Lagasse et al. (2010a) não foi significativa.Local scour that occur near bridge foundations, their piers and abutments, and hydrodynamic forces induced by floods, or by the debris accumulation on their upstream face, are among the main causes of vulnerability of these road infrastructures. If, on the one hand, the current knowledge regarding the scouring processes characterization and the scours hole quantification, has made great advances in the last decades; on the other hand, the effect of the debris accumulation on these structures did not follow this evolution. The present work, essentially experimental, aims to study the effect of the debris geometric characteristics (shape and dimensions) accumulated upstream of cylindrical piers on the maximum local scour depth. The experimental work was carried out at the Fluvial Hydraulics and Structures Laboratory at the University of Beira Interior. Debris was considered triangular and rectangular shape, floating on the flow surface or deposited on the bed, under clear-water conditions. The results obtained were compared with those compiled by other authors and with the formulations available in the literature, namely, these of Melville and Dongol (1992), Lagasse et al. (2010a) and Rahimi et al. (2017). This analysis allowed to conclude that the dimensions and the debris shape have a clear effect on the scours hole pattern and their maximum depth; the boxes of rectangular debris led to higher values of the maximum scour depth when compared with the triangular shape. It was verified that the difference between the maximum scour depths obtained experimentally and the evaluated through the equations proposed by Lagasse et al. (2010a) was not significant.Fael, Cristina Maria SenauBibliorumDias, Ana Josefa Pinto2020-01-15T09:30:03Z2018-6-202018-07-172018-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/8286TID:202360571porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:48:12Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/8286Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:39.344951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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