A utilidade da aprendizagem criativa na aula de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dobrescu, Nicoletta Laura
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/17271
Resumo: Este relatório surge no âmbito da minha Prática do Ensino Supervisionada e representa uma reflexão sobre a minha iniciação como professora de Inglês e de Francês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. A reflexão teve como objeto o conceito de ‘aprendizagem criativa’ na teoria do ensino da língua estrangeira e a sua aplicação na prática letiva, nas duas escolas onde desenvolvi o meu estágio, a Escola Secundária de Sebastião da Gama e a Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Aranguez, ambas em Setúbal. Para além de uma tentativa de sistematização das abordagens teóricos, de modo a tornar a noção de ‘criatividade’ mais aplicável na prática da docência da língua estrangeira, a nossa reflexão procura evidenciar como e em que situações a aprendizagem se revela criativa e demonstra a sua utilidade para a aula de língua estrangeira.
id RCAP_ef7573c88d0c455ec649617777973253
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/17271
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilidade da aprendizagem criativa na aula de língua estrangeiraEnsino da língua estrangeiraCriatividadeImaginaçãoComportamento criativoAprendizagem criativaAvaliação da aprendizagem criativaEspaços criativosComunidade educativaCidadania interculturalComunidade linguísticaNovas tecnologiasArtesEscrita criativaForeign language teachingCreativityImaginationCreative behaviourCreative learningAssessing creative learningCreative spacesSchool communityIntercultural citizenshipLinguistic communityNew technologiesArtsCreative writingDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasEste relatório surge no âmbito da minha Prática do Ensino Supervisionada e representa uma reflexão sobre a minha iniciação como professora de Inglês e de Francês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. A reflexão teve como objeto o conceito de ‘aprendizagem criativa’ na teoria do ensino da língua estrangeira e a sua aplicação na prática letiva, nas duas escolas onde desenvolvi o meu estágio, a Escola Secundária de Sebastião da Gama e a Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Aranguez, ambas em Setúbal. Para além de uma tentativa de sistematização das abordagens teóricos, de modo a tornar a noção de ‘criatividade’ mais aplicável na prática da docência da língua estrangeira, a nossa reflexão procura evidenciar como e em que situações a aprendizagem se revela criativa e demonstra a sua utilidade para a aula de língua estrangeira.This report is within my Supervised Teacher Training and represents my reflection on my initiation as a practitioner in English and French teaching at the 3rd level of Middle School and in Secondary Education. The object of my reflection is the notion of ‘creative learning’ in the modern foreign language teaching, including its implementation in the teaching of English and French in the two schools where I completed my training: Escola Secundária de Sebastião da Gama and Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Aranguez, both in Setúbal. Together with the attempt to systematise the theoretical approaches, in order to insert better the notion of ‘creativity’ into the modern foreign language teaching, my reflection aims to bring evidence of the way and situations when learning a foreign language becomes creative and creativity proves its benefits for the foreign language class.Puga, Rogério MiguelDechamps, ChristinaRUNDobrescu, Nicoletta Laura2016-05-14T14:44:35Z2016-02-112016-02-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/17271TID:201065100porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:55:02Zoai:run.unl.pt:10362/17271Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:23:51.501403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilidade da aprendizagem criativa na aula de língua estrangeira
title A utilidade da aprendizagem criativa na aula de língua estrangeira
spellingShingle A utilidade da aprendizagem criativa na aula de língua estrangeira
Dobrescu, Nicoletta Laura
Ensino da língua estrangeira
Criatividade
Imaginação
Comportamento criativo
Aprendizagem criativa
Avaliação da aprendizagem criativa
Espaços criativos
Comunidade educativa
Cidadania intercultural
Comunidade linguística
Novas tecnologias
Artes
Escrita criativa
Foreign language teaching
Creativity
Imagination
Creative behaviour
Creative learning
Assessing creative learning
Creative spaces
School community
Intercultural citizenship
Linguistic community
New technologies
Arts
Creative writing
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short A utilidade da aprendizagem criativa na aula de língua estrangeira
title_full A utilidade da aprendizagem criativa na aula de língua estrangeira
title_fullStr A utilidade da aprendizagem criativa na aula de língua estrangeira
title_full_unstemmed A utilidade da aprendizagem criativa na aula de língua estrangeira
title_sort A utilidade da aprendizagem criativa na aula de língua estrangeira
author Dobrescu, Nicoletta Laura
author_facet Dobrescu, Nicoletta Laura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Puga, Rogério Miguel
Dechamps, Christina
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Dobrescu, Nicoletta Laura
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da língua estrangeira
Criatividade
Imaginação
Comportamento criativo
Aprendizagem criativa
Avaliação da aprendizagem criativa
Espaços criativos
Comunidade educativa
Cidadania intercultural
Comunidade linguística
Novas tecnologias
Artes
Escrita criativa
Foreign language teaching
Creativity
Imagination
Creative behaviour
Creative learning
Assessing creative learning
Creative spaces
School community
Intercultural citizenship
Linguistic community
New technologies
Arts
Creative writing
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Ensino da língua estrangeira
Criatividade
Imaginação
Comportamento criativo
Aprendizagem criativa
Avaliação da aprendizagem criativa
Espaços criativos
Comunidade educativa
Cidadania intercultural
Comunidade linguística
Novas tecnologias
Artes
Escrita criativa
Foreign language teaching
Creativity
Imagination
Creative behaviour
Creative learning
Assessing creative learning
Creative spaces
School community
Intercultural citizenship
Linguistic community
New technologies
Arts
Creative writing
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description Este relatório surge no âmbito da minha Prática do Ensino Supervisionada e representa uma reflexão sobre a minha iniciação como professora de Inglês e de Francês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. A reflexão teve como objeto o conceito de ‘aprendizagem criativa’ na teoria do ensino da língua estrangeira e a sua aplicação na prática letiva, nas duas escolas onde desenvolvi o meu estágio, a Escola Secundária de Sebastião da Gama e a Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Aranguez, ambas em Setúbal. Para além de uma tentativa de sistematização das abordagens teóricos, de modo a tornar a noção de ‘criatividade’ mais aplicável na prática da docência da língua estrangeira, a nossa reflexão procura evidenciar como e em que situações a aprendizagem se revela criativa e demonstra a sua utilidade para a aula de língua estrangeira.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-14T14:44:35Z
2016-02-11
2016-02-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/17271
TID:201065100
url http://hdl.handle.net/10362/17271
identifier_str_mv TID:201065100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137874678906880