Processos criativos na infância: do brincar à representação criativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montijo, Silvia Pinheiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14765
Resumo: The act of creating is an all time present activity in a person’s life, when performing the simplest activities of their daily lives, the human being creates and/or uses tools from previous creative activities, in fact, the world that surrounds this individual is full of his creations and it is this world that also provides the necessary experiences for such activities. This work aims to investigate and discuss how these creation processes occurs, specifically in childhood. In order to investigate this theme, a qualitative and bibliographic study was carried out. This work is divided into three chapters. The first is the Memorial, where the author tells her experiences and childhood memories that led her to the chosen theme. The second chapter presents and describes the methodology used. At last, the third chapter consists of the theoretical framework, which establishes what the creative process is, the relationships between imagining and creating, the relationships between playing and creation and the action learning and creative representation. The final considerations point to the importance of imagination in the psychological and social development of children and the importance of the educator in promoting situations and environments that contribute to child protagonism, consequently enabling creation and its development.
id SCAR_515d847b27fac91a760b464a60e516cc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14765
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Montijo, Silvia PinheiroLombardi, Lucia Maria Salgado dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/5697508831302188http://lattes.cnpq.br/3892934259798378a4c417e7-7d0d-4cee-9478-3d8e59b3ce012021-08-18T23:07:17Z2021-08-18T23:07:17Z2021-06-25MONTIJO, Silvia Pinheiro. Processos criativos na infância: do brincar à representação criativa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14765.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14765The act of creating is an all time present activity in a person’s life, when performing the simplest activities of their daily lives, the human being creates and/or uses tools from previous creative activities, in fact, the world that surrounds this individual is full of his creations and it is this world that also provides the necessary experiences for such activities. This work aims to investigate and discuss how these creation processes occurs, specifically in childhood. In order to investigate this theme, a qualitative and bibliographic study was carried out. This work is divided into three chapters. The first is the Memorial, where the author tells her experiences and childhood memories that led her to the chosen theme. The second chapter presents and describes the methodology used. At last, the third chapter consists of the theoretical framework, which establishes what the creative process is, the relationships between imagining and creating, the relationships between playing and creation and the action learning and creative representation. The final considerations point to the importance of imagination in the psychological and social development of children and the importance of the educator in promoting situations and environments that contribute to child protagonism, consequently enabling creation and its development.O ato de criar é uma atividade presente o tempo todo na vida dos indivíduos. Ao realizar as atividades mais simples do seu dia a dia o ser humano cria e/ou utiliza ferramentas oriundas de atividades criadoras anteriores. O mundo que rodeia os sujeitos é cheio de suas criações e é esse mundo também que propícia as experiências necessárias para tal fenômeno. Esse trabalho teve como objetivo investigar e discutir de que maneira ocorrem esses processos de criação, especificamente na infância. A fim de investigar este tema foi realizado um estudo de natureza qualitativa e de caráter bibliográfico. O percurso de escrita deste trabalho está divido em três capítulos. O primeiro sendo o Memorial, onde a autora conta suas experiências e memórias da infância que a levaram ao tema escolhido. O segundo capítulo apresenta e descreve a metodologia utilizada. E o terceiro capítulo constituído pelo quadro teórico, se estabelece o que é processo criativo, as relações do imaginar para a criação, as relações do brincar e da criação e a aprendizagem pela ação e a representação criativa. As considerações finais apontam para a importância da imaginação no desenvolvimento psicológico e social das crianças e a importância do educador na promoção de situações e ambientes que colaborem para o protagonismo infantil consequentemente possibilitando a criação e seu desenvolvimento.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPedagogia - PedL-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCreative imaginationImaginação criativaChildhood Creative ProcessProcesso criativo na infânciaChildhood creativityCriatividadeCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOProcessos criativos na infância: do brincar à representação criativaCreative processes in childhood: from playing to creative representationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600050de062-28ff-400a-a21c-32f51cb58b10reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC Silvia Montijo_Repositório Institucional.pdfTCC Silvia Montijo_Repositório Institucional.pdfTrabalho de Conclusão de Cursoapplication/pdf586185https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14765/1/TCC%20Silvia%20Montijo_Reposit%c3%b3rio%20Institucional.pdf117fb9a800ce87974358b5ffb3ef6550MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14765/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTCC Silvia Montijo_Repositório Institucional.pdf.txtTCC Silvia Montijo_Repositório Institucional.pdf.txtExtracted texttext/plain52259https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14765/3/TCC%20Silvia%20Montijo_Reposit%c3%b3rio%20Institucional.pdf.txt297e58b0b264effadfff160b918cc142MD53THUMBNAILTCC Silvia Montijo_Repositório Institucional.pdf.jpgTCC Silvia Montijo_Repositório Institucional.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5168https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14765/4/TCC%20Silvia%20Montijo_Reposit%c3%b3rio%20Institucional.pdf.jpg0d2aa0e23ff6beab65aeb335a815c242MD54ufscar/147652023-09-18 18:32:14.343oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14765Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:14Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Processos criativos na infância: do brincar à representação criativa
dc.title.alternative.por.fl_str_mv Creative processes in childhood: from playing to creative representation
title Processos criativos na infância: do brincar à representação criativa
spellingShingle Processos criativos na infância: do brincar à representação criativa
Montijo, Silvia Pinheiro
Creative imagination
Imaginação criativa
Childhood Creative Process
Processo criativo na infância
Childhood creativity
Criatividade
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Processos criativos na infância: do brincar à representação criativa
title_full Processos criativos na infância: do brincar à representação criativa
title_fullStr Processos criativos na infância: do brincar à representação criativa
title_full_unstemmed Processos criativos na infância: do brincar à representação criativa
title_sort Processos criativos na infância: do brincar à representação criativa
author Montijo, Silvia Pinheiro
author_facet Montijo, Silvia Pinheiro
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3892934259798378
dc.contributor.author.fl_str_mv Montijo, Silvia Pinheiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5697508831302188
dc.contributor.authorID.fl_str_mv a4c417e7-7d0d-4cee-9478-3d8e59b3ce01
contributor_str_mv Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Creative imagination
Imaginação criativa
Childhood Creative Process
Processo criativo na infância
Childhood creativity
Criatividade
topic Creative imagination
Imaginação criativa
Childhood Creative Process
Processo criativo na infância
Childhood creativity
Criatividade
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description The act of creating is an all time present activity in a person’s life, when performing the simplest activities of their daily lives, the human being creates and/or uses tools from previous creative activities, in fact, the world that surrounds this individual is full of his creations and it is this world that also provides the necessary experiences for such activities. This work aims to investigate and discuss how these creation processes occurs, specifically in childhood. In order to investigate this theme, a qualitative and bibliographic study was carried out. This work is divided into three chapters. The first is the Memorial, where the author tells her experiences and childhood memories that led her to the chosen theme. The second chapter presents and describes the methodology used. At last, the third chapter consists of the theoretical framework, which establishes what the creative process is, the relationships between imagining and creating, the relationships between playing and creation and the action learning and creative representation. The final considerations point to the importance of imagination in the psychological and social development of children and the importance of the educator in promoting situations and environments that contribute to child protagonism, consequently enabling creation and its development.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-18T23:07:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-18T23:07:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MONTIJO, Silvia Pinheiro. Processos criativos na infância: do brincar à representação criativa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14765.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14765
identifier_str_mv MONTIJO, Silvia Pinheiro. Processos criativos na infância: do brincar à representação criativa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14765.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 050de062-28ff-400a-a21c-32f51cb58b10
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14765/1/TCC%20Silvia%20Montijo_Reposit%c3%b3rio%20Institucional.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14765/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14765/3/TCC%20Silvia%20Montijo_Reposit%c3%b3rio%20Institucional.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14765/4/TCC%20Silvia%20Montijo_Reposit%c3%b3rio%20Institucional.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 117fb9a800ce87974358b5ffb3ef6550
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
297e58b0b264effadfff160b918cc142
0d2aa0e23ff6beab65aeb335a815c242
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715634087788544