Dispositivos digitais como novos babysitters : mediação parental e práticas digitais de famílias com crianças dos 3 aos 6 anos INM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Retancha, Catarina Nascimento Piçarra de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/43819
Resumo: Crescer numa sociedade digital é crescer envolto de estímulos que moldam o dia-a-dia dos indivíduos e a forma como se relacionam. A vida em família foi impactada pela conjuntura digital e os meios digitais desenham hoje as suas rotinas. Nesta realidade, as crianças são expostas aos meios digitais desde cedo e são utilizados como os seus babysitters. Pela sua atualidade e complexidade esta é uma temática pertinente a ser explorada. Esta investigação pretende procurar compreender como decorrem os processos de mediação parental nas famílias entrevistadas, entender o que está por detrás destes processos, assim como as motivações associadas à disponibilização dos dispositivos digitais às crianças. Para além disto, tenciona também compreender-se como se expressa o babysitting através dos meios digitais. Para isto, desenhou-se uma metodologia que consiste na análise temática de entrevistas semiestruturadas realizadas a 10 famílias, a figuras parentais e às crianças, em que se verifique a utilização de meios digitais. Em torno dos objetivos desenhados para esta investigação, formulou-se a pergunta de partida “Como decorrem os processos de mediação parental e se expressa o babysitting através de meios digitais em crianças dos 3-6 anos?” à qual se obteve resposta. Face aos resultados obtidos, compreende-se que a mediação parental se expressa através da disponibilização dos meios digitais às crianças, através da implementação de medidas e regras sobre os usos, mas também através da própria perspetiva dos pais face aos meios digitais que impacta a sua ação para com eles, e também a participação conjunta entre pais e crianças na utilização dos dispositivos. Compreende-se também que em todas as famílias se verifica, ou já se verificou outrora, o papel de babysitter desempenhado pelos meios digitais, mesmo nas famílias que não reconhecem recorrer a essa prática. O babysitting expressa-se através da disponibilização dos meios digitais com intuito de entreter a criança, e atua sobre esta como um substituto temporário do papel parental.
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