Dispositivos digitais como novos babysitters : mediação parental e práticas digitais de famílias com crianças dos 3 aos 6 anos INM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/43819 |
Resumo: | Crescer numa sociedade digital é crescer envolto de estímulos que moldam o dia-a-dia dos indivíduos e a forma como se relacionam. A vida em família foi impactada pela conjuntura digital e os meios digitais desenham hoje as suas rotinas. Nesta realidade, as crianças são expostas aos meios digitais desde cedo e são utilizados como os seus babysitters. Pela sua atualidade e complexidade esta é uma temática pertinente a ser explorada. Esta investigação pretende procurar compreender como decorrem os processos de mediação parental nas famílias entrevistadas, entender o que está por detrás destes processos, assim como as motivações associadas à disponibilização dos dispositivos digitais às crianças. Para além disto, tenciona também compreender-se como se expressa o babysitting através dos meios digitais. Para isto, desenhou-se uma metodologia que consiste na análise temática de entrevistas semiestruturadas realizadas a 10 famílias, a figuras parentais e às crianças, em que se verifique a utilização de meios digitais. Em torno dos objetivos desenhados para esta investigação, formulou-se a pergunta de partida “Como decorrem os processos de mediação parental e se expressa o babysitting através de meios digitais em crianças dos 3-6 anos?” à qual se obteve resposta. Face aos resultados obtidos, compreende-se que a mediação parental se expressa através da disponibilização dos meios digitais às crianças, através da implementação de medidas e regras sobre os usos, mas também através da própria perspetiva dos pais face aos meios digitais que impacta a sua ação para com eles, e também a participação conjunta entre pais e crianças na utilização dos dispositivos. Compreende-se também que em todas as famílias se verifica, ou já se verificou outrora, o papel de babysitter desempenhado pelos meios digitais, mesmo nas famílias que não reconhecem recorrer a essa prática. O babysitting expressa-se através da disponibilização dos meios digitais com intuito de entreter a criança, e atua sobre esta como um substituto temporário do papel parental. |
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Dispositivos digitais como novos babysitters : mediação parental e práticas digitais de famílias com crianças dos 3 aos 6 anos INMMeios digitaisMediação parentalBabysittingBabysitters digitaisPaisCriançasDigital mediaParental mediationDigital babysittersParentsChildrenDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoCrescer numa sociedade digital é crescer envolto de estímulos que moldam o dia-a-dia dos indivíduos e a forma como se relacionam. A vida em família foi impactada pela conjuntura digital e os meios digitais desenham hoje as suas rotinas. Nesta realidade, as crianças são expostas aos meios digitais desde cedo e são utilizados como os seus babysitters. Pela sua atualidade e complexidade esta é uma temática pertinente a ser explorada. Esta investigação pretende procurar compreender como decorrem os processos de mediação parental nas famílias entrevistadas, entender o que está por detrás destes processos, assim como as motivações associadas à disponibilização dos dispositivos digitais às crianças. Para além disto, tenciona também compreender-se como se expressa o babysitting através dos meios digitais. Para isto, desenhou-se uma metodologia que consiste na análise temática de entrevistas semiestruturadas realizadas a 10 famílias, a figuras parentais e às crianças, em que se verifique a utilização de meios digitais. Em torno dos objetivos desenhados para esta investigação, formulou-se a pergunta de partida “Como decorrem os processos de mediação parental e se expressa o babysitting através de meios digitais em crianças dos 3-6 anos?” à qual se obteve resposta. Face aos resultados obtidos, compreende-se que a mediação parental se expressa através da disponibilização dos meios digitais às crianças, através da implementação de medidas e regras sobre os usos, mas também através da própria perspetiva dos pais face aos meios digitais que impacta a sua ação para com eles, e também a participação conjunta entre pais e crianças na utilização dos dispositivos. Compreende-se também que em todas as famílias se verifica, ou já se verificou outrora, o papel de babysitter desempenhado pelos meios digitais, mesmo nas famílias que não reconhecem recorrer a essa prática. O babysitting expressa-se através da disponibilização dos meios digitais com intuito de entreter a criança, e atua sobre esta como um substituto temporário do papel parental.To grow up in a digital society is to grow surrounded by stimuli that shape the individual’s day to day and the way they relate with each other. The family life was impacted by the digital structure and the digital media draw today their routines. In this reality, children are exposed to digital media since early age, and these are used as their babysitters. For its current characteristic and complexity this is a relevant theme to be explored. This investigation looks to understand how the parental mediation processes occur in the families interviewed, what’s behind those processes, as well as the motivations to make the digital media available to children. Furthermore, this investigation intends to understand how the babysitting expresses itself through digital media. The methodology consists in a thematic analysis of 10 semi-structured interviews with families, parents and children, who use digital media. It was possible to answer to the question elaborated. In light of the results, it’s possible to understand that de parental mediation expresses itself through the way the parents make the digital media available to them, through the rules applied to the digital uses, through the parents’ perspective about the digital media that impacts their action with it, and also the co participation of parents and kids in the use of digital media. It’s possible to understand that the digital media act, or used to act, as babysitters in the families, even those that don’t recognize it. Babysitting expresses itself through the way parents make the digital media available in order to make them entertained, and here the digital media act as a temporary substitute for the parental role.Dias, PatríciaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRetancha, Catarina Nascimento Piçarra de Oliveira2024-01-182023-102025-02-02T00:00:00Z2024-01-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/43819TID:203476670porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-13T01:33:54Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43819Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:50.868819Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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