Jogos construtivos como estratégia de projeto vs. criativa no ensino do Design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Melissa Inês Sousa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5563
Resumo: O relatório de estágio pedagógico apresentado foi realizado no âmbito do Mestrado de Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Compreende uma investigação histórica, descritiva e qualitativa que indaga sobre a eficácia do uso de jogos construtivos, no ensino do design/artes visuais, como estratégia de projeto vs. criativa, incluindo uma análise crítica-descritiva, não só da implementação desta investigação (PARTE I), como de todas as restantes atividades realizadas, pela professora estagiária, na prática de ensino supervisionada, no ano letivo 2013/2014, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, numa turma de 3º Ciclo (8º ano) da disciplina de Educação Visual (PARTE II). Na INTRODUÇÃO, fundamenta-se a escolha e delimitação do tema e detetam-se as problemáticas relacionadas com o mesmo, na formulação de questões e hipóteses de investigação descrevendo-se as metodologias de investigação adotadas. Explica-se também a organização sequencial do relatório de estágio. A hipótese principal baseia-se na crença do ludismo, e em concreto dos jogos construtivos, serem meios para desenvolver a criatividade, através de - métodos de resolução de problemas, de aprendizagem através de projetos, de aprendizagem pela descoberta, de atividades hands-on, de aprendizagem ativa - procurando-se a existência de pontos comuns aos processos criativos e a metodologia de projeto em design. A utilização dos jogos construtivos, em sala de aula, conduz ainda, os alunos, a um entendimento alargado de como obter formas-estruturas-objetos tridimensionais, sem ser através dos procedimentos tradicionais (incluindo assemblagem com materiais reutilizáveis). No enquadramento histórico-teórico-descritivo do tema, abordam-se os conceitos de - criatividade (descrevendo métodos e critérios para a avaliar); metodologia de projeto em design (chegando à síntese de Bonsiepe, como modelo); características formais e didáticas dos jogos construtivos (formais: como o design modular, a modularidade e a produção de padrões; didáticas: competências que estimulam face ao estágio de desenvolvimento dos alunos, a partir do 3º ciclo do ensino básico) inserindo-os, por tudo isso, o jogo K’NEX na UT módulo-padrão. O design, a implementação e a monitorização desta investigação baseia-se na observação direta em sala de aula, com o apoio de fichas de observação e fotografias, feitas durante o processo de execução, e do trabalho final dos alunos (análise documental).
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Compreende uma investigação histórica, descritiva e qualitativa que indaga sobre a eficácia do uso de jogos construtivos, no ensino do design/artes visuais, como estratégia de projeto vs. criativa, incluindo uma análise crítica-descritiva, não só da implementação desta investigação (PARTE I), como de todas as restantes atividades realizadas, pela professora estagiária, na prática de ensino supervisionada, no ano letivo 2013/2014, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, numa turma de 3º Ciclo (8º ano) da disciplina de Educação Visual (PARTE II). Na INTRODUÇÃO, fundamenta-se a escolha e delimitação do tema e detetam-se as problemáticas relacionadas com o mesmo, na formulação de questões e hipóteses de investigação descrevendo-se as metodologias de investigação adotadas. Explica-se também a organização sequencial do relatório de estágio. A hipótese principal baseia-se na crença do ludismo, e em concreto dos jogos construtivos, serem meios para desenvolver a criatividade, através de - métodos de resolução de problemas, de aprendizagem através de projetos, de aprendizagem pela descoberta, de atividades hands-on, de aprendizagem ativa - procurando-se a existência de pontos comuns aos processos criativos e a metodologia de projeto em design. A utilização dos jogos construtivos, em sala de aula, conduz ainda, os alunos, a um entendimento alargado de como obter formas-estruturas-objetos tridimensionais, sem ser através dos procedimentos tradicionais (incluindo assemblagem com materiais reutilizáveis). No enquadramento histórico-teórico-descritivo do tema, abordam-se os conceitos de - criatividade (descrevendo métodos e critérios para a avaliar); metodologia de projeto em design (chegando à síntese de Bonsiepe, como modelo); características formais e didáticas dos jogos construtivos (formais: como o design modular, a modularidade e a produção de padrões; didáticas: competências que estimulam face ao estágio de desenvolvimento dos alunos, a partir do 3º ciclo do ensino básico) inserindo-os, por tudo isso, o jogo K’NEX na UT módulo-padrão. O design, a implementação e a monitorização desta investigação baseia-se na observação direta em sala de aula, com o apoio de fichas de observação e fotografias, feitas durante o processo de execução, e do trabalho final dos alunos (análise documental).This pedagogical report, oriented under the Master in Teaching of Visual Arts in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, refers to the practice of supervised teaching, held during the academic year 2013/2014, at Secondary School with 3rd basic education cycle of Quinta das Palmeiras, in one middle school class (8th year) subject – Visual Education. It comprises an historical-descriptive-qualitative research under the theme of – Constructive (or construction) games as project versus creative strategies for teaching design/visual arts. The main objective, is to find evidences of acquiring creative and project methodologies design skills, through the use of constructive games, in the Visual Arts classroom, through a critical-descriptive analysis of the implementation of this research in Visual Education classes (PART I). All other activities, done by the pedagogical work placement teacher, author of this report, under the supervised teaching practice, will be also described and critically analyzed (PART II). At INTRUDUCTION to this report, is justified the choice for this specific research theme, and is made the delimitation of the its scope, identifying related problematic, under the form of research questions and hypothesis, describing also the adopted research methodologies and explaining the sequential organization of this document. Main hypothesis is based on the believe that ludism and, concretely, constructive games, are means do develop creativity, through problem resolution methods, learning through discovery, hands-on activities, learning through projects and active learning – searching for connexion points between creative processes and design project methodology. Using construction games in the classroom, allows an enlarged knowledge of how to obtain three-dimensional objects-forms-structures beyond traditional processes (including the assemblage of reused materials). Research theme, historical-theoretical-descriptive framing, includes working over concepts such as creativity (describing methods and criteria for its evaluation); design project methodology (arriving to Bonsiepe synthesis, as a model); constructive games formal characteristics (as modular design and modularity and its contribution for pattern design) and didactic characteristics (skills that stimulate in comparison with development stages of students from 3rd cycle basic education) inserting K’NEX constructive game into learning unit - module-pattern. Design, implementation and monitoring of this research is based on direct observation in the classroom, with support of observation worksheets and photographs taken during the process and to the final students work.Caiado, Fátima Maria Gomes de OliveirauBibliorumBorges, Melissa Inês Sousa2018-07-31T14:53:17Z2014-6-232014-07-152014-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5563TID:201646757porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:34Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5563Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:27.063471Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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