Contributos da literatura infantojuvenil para a promoção da ecoliteracia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Odete Soraia Pereira da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/68696
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1. Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_ef7e6661c0f562591ba673095e6f7960
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68696
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos da literatura infantojuvenil para a promoção da ecoliteraciaContributions of children’s literature to the promotion of ecoliteracyAmbienteEcoliteraciaEcossistemaLiteratura infantojuvenilTipologias textuaisChildren's literatureEcoliteracyEcosystemEnvironmentTextual typologiesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1. Ciclo do Ensino BásicoEste documento reflete o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O seu tema central foi a promoção da consciência ecológica dos alunos, através da exploração de textos de literatura infantojuvenil, mas também recorrendo ao desenvolvimento de textos escritos pelas próprias crianças. O desenvolvimento do pensamento ecológico foi o ponto essencial deste projeto, através da leitura e da escrita de textos, permitindo aos alunos a progressão dos seus conhecimentos, de aptidões e das suas atitudes no dia a dia. Para tal, a promoção destas competências passou pela leitura de obras de literatura Infantojuvenil, a reflexão acerca de diferentes tipologias textuais e a escrita de textos de diversos tipos. Vivemos numa sociedade cada vez mais preocupada com as questões ambientais, não só devido às alterações climáticas, mas também devido à preservação do meio ambiente. Neste sentido, procurámos, no decorrer deste projeto, compreender com os alunos a influência que o ser humano tem no meio ambiente, quer em termos de comportamentos benéficos, quer de comportamentos prejudiciais a todo o ecossistema. Para que tal busca por este raciocínio ecológico fosse possível, teve de haver uma intervenção, em contexto pré-escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico, onde se procedeu à leitura de duas obras destinadas ao público infantojuvenil e a partir daí desenvolver o raciocínio mencionado. Para além disso, a intervenção previa a criação de textos da autoria das crianças onde desenvolveriam as suas ideias sobre a relação com o meio ambiente. No decorrer do projeto, os objetivos centrais passavam por: identificar aspetos do comportamento/discurso que as crianças utilizam na leitura do mundo; identificar no pensamento das crianças marcas do raciocínio ecológico; analisar a capacidade de as crianças se relacionarem com o mundo recriado por narrativas literárias; refletir sobre as atitudes das crianças ao longo do processo. A metodologia utilizada neste projeto teve por base a Metodologia de Trabalho-Projeto e foram ainda seguidas as linhas da Investigação-ação. Para além disso, durante a intervenção foi adotada a interdisciplinaridade, de modo a ampliar as competências dos alunos por meio de diversas linguagens e as novas tecnologias. Para obtenção de dados foram recolhidas fotografias, testes de conceções iniciais e finais, gravações áudio, notas de campo e materiais produzidos pelas crianças. No final do projeto, e após toda a reflexão sobre o mesmo, consideramos que os objetivos propostos foram alcançados e construímos, juntamente com as crianças, novas aprendizagens fundamentais, bem como um respeito cada vez maior pelo nosso ambiente e um olhar mais atento para os problemas que nos rodeiam, de modo a produzir novas conceções do relacionamento homem-ecossistema e atitudes mais críticas e sustentáveis.This document reflects the work developed in the framework of supervised teaching practice of the Master’s Degree in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of Primary Education. Its Central theme it was the promotion of ecological awareness of the students, through children’s literature, but also using the development of texts written by the children themselves. The development of ecological thinking was the essential point of this project, through reading and writing texts, allowing students to progress their knowledge, skills and attitudes in everyday life. For this, the promotion of these competencies was the reading of works of children’s literature, the reflection on different textual typologies and the writing of texts of various types. We live in a society increasingly concerned about environmental issues, not only because of climate change, but also because of the preservation of the environment. In this sense, we tried, throughout this project, to understand with students the influence that the human being has on the environment, both in terms of beneficial behaviors and in terms of behaviors harmful to the entire ecosystem. In order for this search for this ecological reasoning to be possible, there had to be an intervention, in the preschool context and in the 1st cycle of Basic Education, where two works aimed at the children's public were read and from there to develop the reasoning mentioned. In addition, the intervention provided for the creation of texts by children where they would develop their ideas about the relationship with the environment. During the project, the central objectives were to: identify aspects of the behavior/discourse that children use in the reading of the world; identify in the thinking of children marks of ecological reasoning; analyze the ability of children to relate to the world recreated by literary narratives; reflect on children's attitudes throughout the process. The methodology used in this project was based on the Project Work Methodology and the lines of action investigation were also followed. In addition, interdisciplinarity was adopted during the intervention, in order to expand students' competencies through various languages and new technologies. For data, photographs were collected, initial and final design tests, audio recordings, field notes and materials produced by children. At the end of the project, and after all the reflection on it, we consider that the proposed objectives were achieved and built together with the children new fundamental learnings, as well as an increasing respect for our environment and a more attentive to the problems that surround us, in order to produce new conceptions of the man-ecosystem relationship and more critical and sustainable attitudes.Ramos, Rui LimaUniversidade do MinhoSilva, Odete Soraia Pereira da20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68696por202537048info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68696Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:08.935300Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos da literatura infantojuvenil para a promoção da ecoliteracia
Contributions of children’s literature to the promotion of ecoliteracy
title Contributos da literatura infantojuvenil para a promoção da ecoliteracia
spellingShingle Contributos da literatura infantojuvenil para a promoção da ecoliteracia
Silva, Odete Soraia Pereira da
Ambiente
Ecoliteracia
Ecossistema
Literatura infantojuvenil
Tipologias textuais
Children's literature
Ecoliteracy
Ecosystem
Environment
Textual typologies
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Contributos da literatura infantojuvenil para a promoção da ecoliteracia
title_full Contributos da literatura infantojuvenil para a promoção da ecoliteracia
title_fullStr Contributos da literatura infantojuvenil para a promoção da ecoliteracia
title_full_unstemmed Contributos da literatura infantojuvenil para a promoção da ecoliteracia
title_sort Contributos da literatura infantojuvenil para a promoção da ecoliteracia
author Silva, Odete Soraia Pereira da
author_facet Silva, Odete Soraia Pereira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Rui Lima
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Odete Soraia Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente
Ecoliteracia
Ecossistema
Literatura infantojuvenil
Tipologias textuais
Children's literature
Ecoliteracy
Ecosystem
Environment
Textual typologies
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ambiente
Ecoliteracia
Ecossistema
Literatura infantojuvenil
Tipologias textuais
Children's literature
Ecoliteracy
Ecosystem
Environment
Textual typologies
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1. Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/68696
url http://hdl.handle.net/1822/68696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202537048
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132395731943424