Physical activity and Quality of Life of Medical students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Darlen Josilda da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Filho, João Ghizzo, Nazário, Nazaré Otília, Schneider, Dulcineia Ghizoni, Kretzer, Márcia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/4437
Resumo: Introdução: Qualidade de vida é um tema amplamente discutido no meio científico nos últimos anos. A Atividade Física melhora a qualidade de vidadas pessoas em geral. As exigências do ensino do curso de medicina podem interferir nos hábitos de vida saudáveis e na qualidade de vida dos alunos. Objetivo: Analisar a associação entre o padrão de atividade física e a qualidade de vida nos estudantes do curso de Medicina de Santa Catarina/Brasil. Métodos: Estudo transversal, realizado na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), com alunos do 1º e 6º ano do curso de Medicina. Os dados foram colhidos de março-junho/2014, utilizado o instrumento WHOQOL-bref e o Questionário Internacional de Atividade Física - versão curta. Para a análise de dados utilizouse o programa SPSS-18.0, Teste qui-quadrado, ANOVA e comparação de médias pelo Test t Student, valor de p < 0,05 e intervalo de confiança de 95%. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos da UNISUL. Resultados:Participaram do estudo 119 estudantes, 72,3% do sexo feminino, entre 17 e 34 anos, 87,4% solteiros. Na atividade física, 36,1% ativos e 34,5% irregularmente ativos. Melhor média de qualidade de vida no domínio Relações Sociais (60,4) e pior no Psicológico (63,8). Estudantes do último ano tiveram melhor qualidade de vida no domínio Meio Ambiente (p = 0,035). Os Muito Ativos tiveram melhores escores de qualidade de vida em todos os domínios. Os sedentários apresentaram a menor média de qualidade de vida no domínio Relações Sociais (63,3). Conclusão: Ao associar o padrão de atividade física com os domínios de qualidade de vida, destacase que os indivíduos classificados como “Muito Ativos” apresentaram maiores médias de escores de qualidade de vida em todos os domínios.
id RCAP_ef891713e1dd05adc1cf19c01a50cbde
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4437
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Physical activity and Quality of Life of Medical studentsAtividade física e qualidade de vida nos estudantes de medicinaQualidade de Vida (QV)Atividade FísicaEstudantes de MedicinaIntrodução: Qualidade de vida é um tema amplamente discutido no meio científico nos últimos anos. A Atividade Física melhora a qualidade de vidadas pessoas em geral. As exigências do ensino do curso de medicina podem interferir nos hábitos de vida saudáveis e na qualidade de vida dos alunos. Objetivo: Analisar a associação entre o padrão de atividade física e a qualidade de vida nos estudantes do curso de Medicina de Santa Catarina/Brasil. Métodos: Estudo transversal, realizado na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), com alunos do 1º e 6º ano do curso de Medicina. Os dados foram colhidos de março-junho/2014, utilizado o instrumento WHOQOL-bref e o Questionário Internacional de Atividade Física - versão curta. Para a análise de dados utilizouse o programa SPSS-18.0, Teste qui-quadrado, ANOVA e comparação de médias pelo Test t Student, valor de p < 0,05 e intervalo de confiança de 95%. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos da UNISUL. Resultados:Participaram do estudo 119 estudantes, 72,3% do sexo feminino, entre 17 e 34 anos, 87,4% solteiros. Na atividade física, 36,1% ativos e 34,5% irregularmente ativos. Melhor média de qualidade de vida no domínio Relações Sociais (60,4) e pior no Psicológico (63,8). Estudantes do último ano tiveram melhor qualidade de vida no domínio Meio Ambiente (p = 0,035). Os Muito Ativos tiveram melhores escores de qualidade de vida em todos os domínios. Os sedentários apresentaram a menor média de qualidade de vida no domínio Relações Sociais (63,3). Conclusão: Ao associar o padrão de atividade física com os domínios de qualidade de vida, destacase que os indivíduos classificados como “Muito Ativos” apresentaram maiores médias de escores de qualidade de vida em todos os domínios.Instituto Politécnico de LeiriaIC-OnlineSilva, Darlen Josilda daFilho, João GhizzoNazário, Nazaré OtíliaSchneider, Dulcineia GhizoniKretzer, Márcia Regina2020-01-16T13:50:56Z2016-12-302016-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4437porSilva, D., Filho, J., Nazário, N., Schneider, D. & Kretzer M. (2016). Physical activity and Quality of Life of Medical students. Res Net Health 2, e-1-10.2183-6841info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:49:19Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4437Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:17.486660Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Physical activity and Quality of Life of Medical students
Atividade física e qualidade de vida nos estudantes de medicina
title Physical activity and Quality of Life of Medical students
spellingShingle Physical activity and Quality of Life of Medical students
Silva, Darlen Josilda da
Qualidade de Vida (QV)
Atividade Física
Estudantes de Medicina
title_short Physical activity and Quality of Life of Medical students
title_full Physical activity and Quality of Life of Medical students
title_fullStr Physical activity and Quality of Life of Medical students
title_full_unstemmed Physical activity and Quality of Life of Medical students
title_sort Physical activity and Quality of Life of Medical students
author Silva, Darlen Josilda da
author_facet Silva, Darlen Josilda da
Filho, João Ghizzo
Nazário, Nazaré Otília
Schneider, Dulcineia Ghizoni
Kretzer, Márcia Regina
author_role author
author2 Filho, João Ghizzo
Nazário, Nazaré Otília
Schneider, Dulcineia Ghizoni
Kretzer, Márcia Regina
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Darlen Josilda da
Filho, João Ghizzo
Nazário, Nazaré Otília
Schneider, Dulcineia Ghizoni
Kretzer, Márcia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de Vida (QV)
Atividade Física
Estudantes de Medicina
topic Qualidade de Vida (QV)
Atividade Física
Estudantes de Medicina
description Introdução: Qualidade de vida é um tema amplamente discutido no meio científico nos últimos anos. A Atividade Física melhora a qualidade de vidadas pessoas em geral. As exigências do ensino do curso de medicina podem interferir nos hábitos de vida saudáveis e na qualidade de vida dos alunos. Objetivo: Analisar a associação entre o padrão de atividade física e a qualidade de vida nos estudantes do curso de Medicina de Santa Catarina/Brasil. Métodos: Estudo transversal, realizado na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), com alunos do 1º e 6º ano do curso de Medicina. Os dados foram colhidos de março-junho/2014, utilizado o instrumento WHOQOL-bref e o Questionário Internacional de Atividade Física - versão curta. Para a análise de dados utilizouse o programa SPSS-18.0, Teste qui-quadrado, ANOVA e comparação de médias pelo Test t Student, valor de p < 0,05 e intervalo de confiança de 95%. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos da UNISUL. Resultados:Participaram do estudo 119 estudantes, 72,3% do sexo feminino, entre 17 e 34 anos, 87,4% solteiros. Na atividade física, 36,1% ativos e 34,5% irregularmente ativos. Melhor média de qualidade de vida no domínio Relações Sociais (60,4) e pior no Psicológico (63,8). Estudantes do último ano tiveram melhor qualidade de vida no domínio Meio Ambiente (p = 0,035). Os Muito Ativos tiveram melhores escores de qualidade de vida em todos os domínios. Os sedentários apresentaram a menor média de qualidade de vida no domínio Relações Sociais (63,3). Conclusão: Ao associar o padrão de atividade física com os domínios de qualidade de vida, destacase que os indivíduos classificados como “Muito Ativos” apresentaram maiores médias de escores de qualidade de vida em todos os domínios.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-30
2016-12-30T00:00:00Z
2020-01-16T13:50:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/4437
url http://hdl.handle.net/10400.8/4437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, D., Filho, J., Nazário, N., Schneider, D. & Kretzer M. (2016). Physical activity and Quality of Life of Medical students. Res Net Health 2, e-1-10.
2183-6841
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Leiria
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Leiria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136976860872704