Percursos e motivações para a realização de formação pós-graduada : construindo caminhos formativos ao longo da vida : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Maria da Conceição dos Santos, 1973-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6272
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_ef93fa1e1dcae7203462858a83cc875a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/6272
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percursos e motivações para a realização de formação pós-graduada : construindo caminhos formativos ao longo da vida : estudo de casoAprendizagem ao longo da vidaFormação profissionalFormação pós-graduadaTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011Este trabalho de investigação situa-se no âmbito da temática “educação/formação de adultos” e procura apresentar um “estudo de caso” sobre os percursos e motivações de um grupo de seis alunos, com idade igual ou superior a cinquenta anos que frequenta cursos de Mestrado no Instituto Superior de Gestão. Com o desenvolvimento do estudo pretende-se: conhecer e analisar as diversas trajectórias académicas e profissionais; identificar as razões para a realização da formação pós-graduada e detectar possíveis expectativas/mudanças com a concretização do curso. Rica em pormenores descritivos privilegiou-se a metodologia de investigação qualitativa, recorrendo à análise de conteúdo dos dados, recolhidos através de entrevistas semi-directivas. Em suma, o objectivo é tentar responder à questão: Quais as razões dos adultos, com idade igual ou superior a cinquenta anos, que frequentam o ISG, para a realização de formação pós-graduada? Os resultados obtidos revelam que as motivações são sobretudo orientadas para a realização profissional e para os novos projectos que acreditam vir ainda a desenvolver. A hipótese de enveredarem por uma carreira académica, justiça o ingresso num possível doutoramento. A família não é muito evidenciada, mas são claramente os filhos crescidos e o apoio das companheiras que lhes permitiu o investimento, nos cursos de Mestrado. Os pares foram igualmente determinantes nesta tomada de decisão.This research deals with the theme "adult education" and seeks to present a "case study" on paths and motivations of a group of six students aged greater than or equal to fifty years old, attending masters courses at Instituto Superior de Gestão. The development of the study pretends to: understand and analyze the various academic and professional trajectories, identify reasons for pursuing post-graduate training (master degrees) and detect possible expectations / changes with the completion of the course. Rich in descriptive details, I have privileged the methodology of qualitative research, by an exhaustive content analysis for the collected data, through semi-directive interviews. In summary, the goal for this analysis is to find the answer to the question: What are the motives, adults aged greater than or equal to fifty years old, for attending ISG master degree courses? The final conclusions shows that the motivations are primarily concerned with professional ends, focusing on new projects that attendees will possible develop. The scenario about joining an academic career fulfills the requirements for a possible PhD. The family relations are not very detailed, but the majority of the enquired have adult children and the partner supports them to invest in the Masters course. The relationships were also key impelling points for decision-making.Cabrito, Belmiro Gil, 1949-Repositório da Universidade de LisboaLopes, Maria da Conceição dos Santos, 1973-2012-05-09T16:04:02Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6272porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6272Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:26.916852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percursos e motivações para a realização de formação pós-graduada : construindo caminhos formativos ao longo da vida : estudo de caso
title Percursos e motivações para a realização de formação pós-graduada : construindo caminhos formativos ao longo da vida : estudo de caso
spellingShingle Percursos e motivações para a realização de formação pós-graduada : construindo caminhos formativos ao longo da vida : estudo de caso
Lopes, Maria da Conceição dos Santos, 1973-
Aprendizagem ao longo da vida
Formação profissional
Formação pós-graduada
Teses de mestrado - 2011
title_short Percursos e motivações para a realização de formação pós-graduada : construindo caminhos formativos ao longo da vida : estudo de caso
title_full Percursos e motivações para a realização de formação pós-graduada : construindo caminhos formativos ao longo da vida : estudo de caso
title_fullStr Percursos e motivações para a realização de formação pós-graduada : construindo caminhos formativos ao longo da vida : estudo de caso
title_full_unstemmed Percursos e motivações para a realização de formação pós-graduada : construindo caminhos formativos ao longo da vida : estudo de caso
title_sort Percursos e motivações para a realização de formação pós-graduada : construindo caminhos formativos ao longo da vida : estudo de caso
author Lopes, Maria da Conceição dos Santos, 1973-
author_facet Lopes, Maria da Conceição dos Santos, 1973-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Maria da Conceição dos Santos, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ao longo da vida
Formação profissional
Formação pós-graduada
Teses de mestrado - 2011
topic Aprendizagem ao longo da vida
Formação profissional
Formação pós-graduada
Teses de mestrado - 2011
description Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-05-09T16:04:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/6272
url http://hdl.handle.net/10451/6272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134204123938816