Professores em início de carreira e o ensino em percursos curriculares alternativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Nuno Jorge Jacinto, 1974-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6039
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
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spelling Professores em início de carreira e o ensino em percursos curriculares alternativosProfessores principiantesFormação inicial de professoresNecessidades de formaçãoTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011O estudo que nos propusemos realizar insere-se no quadro da iniciação à docência e das dificuldades que os novos professores encontram nos primeiros anos de profissão. Concretamente no que diz respeito à sua ação no âmbito dos percursos curriculares alternativos (PCA), em que os docentes, partindo da flexibilização dos programas nacionais, participam na construção dos currículos e aplicam-nos em contextos diferentes do ensino regular, onde encontram alunos com percursos de insucesso escolar resultantes de uma qualquer forma de rejeição da Escola. Exploramos estes temas, pretendendo dar resposta às seguintes questões: Quais as dificuldades sentidas pelos novos professores no contexto dos percursos curriculares alternativos? Quais as competências que os professores em início de carreira adquiriram na formação inicial para o exercício de funções nesse domínio? Como gerem os professores inexperientes na docência, as dificuldades inerentes a contextos de percursos curriculares alternativos? (como a flexibilização dos currículos, a (in)disciplina, a (des)motivação e (in)sucesso por parte dos alunos, etc.) O trabalho empírico insere-se no paradigma interpretativo e tem uma natureza essencialmente descritiva, recorrendo principalmente à metodologia de recolha de dados através de entrevistas realizadas com oito professores em início de carreira que lecionam ou lecionaram em turmas de percursos curriculares alternativos. Os principais objetivos deste estudo são: i) Identificar as principais dificuldades sentidas pelos professores em início de carreira, num cenário de percursos curriculares alternativos; e ii) Contribuir para a melhoria da formação de professores, nomeadamente a formação inicial, tendo em conta a prática dos professores em contexto de percursos curriculares alternativos. Verificámos dificuldades dos professores a nível do diagnóstico das características dos alunos, da planificação, das metodologias de sala de aula e da indisciplina. Os entrevistados referem, nos seus discursos, que, antes de iniciarem a ação em turmas de percursos curriculares alternativos, não tinham conhecimento da sua existência e fazem algumas sugestões e propostas de reformulação da formação inicial.The study we propose to conduct falls within the framework of teaching initiation and into the difficulties that new teachers have in the early years in their profession. Specifically with regard to its action in alternative education programs (PCA) context, in which teachers, based on the flexibility of national programs, participate in the curriculums building and apply them in contexts different of the mainstream, where they have students with pathways to academic failure resulting from any kind of school rejection. We explored these issues, aiming to answer the following questions: what are the difficulties experienced by new teachers in the alternative education programs context? What are the skills that beginning teachers acquired in training for the performance of duties in this area? How do the inexperienced teachers manage the difficulties inherent in contexts that are different than regular school? (Such as the flexibility of the curriculum, the (in)discipline, (de)motivation and (un)successful by students, etc.) The empirical work is in the interpretive paradigm, which is essentially descriptive, primarily using the methodology of collecting data through interviews done with eight early-career teachers who teach or taught in classes of alternative education programs. The main objectives of this study are: i) identifying the main difficulties faced by teachers in early career, in a alternative education programs scenario and ii) contributing to the training improvement considering the possibility of teacher’s practice in the alternative education programs context. We found teachers difficulties at the diagnosis of pupil characteristics, planning, classroom methodologies and indiscipline. Respondents referred in their speeches that before beginning the action in classes of alternative curriculum pathways were not aware of its existence and made some suggestions and proposals for reform of initial ranging in order of their improvement in this field.Esteves, Maria Manuela, 1949-Repositório da Universidade de LisboaGonçalves, Nuno Jorge Jacinto, 1974-2012-04-18T17:23:44Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6039porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6039Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:16.558493Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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