O conteúdo do conhecimento profissional de duas professoras de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22721 |
Resumo: | O presente artigo diz respeito a uma investigação, realizada no âmbito de uma tese de mestrado, que foi levada a cabo numa escola do 2° e 3° ciclos do Ensino Básico. Tendo como finalidade compreender o conhecimento profissional de duas professoras de Matemática do segundo ciclo, os seus objectivos foram conhecer as possíveis origens desse conhecimento, os aspectos principais que o caracterizam e, ainda, entender o modo como esses aspectos interactuam. Este artigo, incide sobre a substância do conhecimento profissional. Desta forma, após breve enquadramento teórico, apresenta-se a metodologia usada, caracterizam-se as duas professoras do estudo, identificando alguns traços comuns e em seguida, descreve-se o conteúdo do conhecimento das professores, procurando ilustrar as suas várias vertentes. |
id |
RCAP_efc4331b61c179761cd2cb82af83349f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22721 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O conteúdo do conhecimento profissional de duas professoras de MatemáticaO conteúdo do conhecimento profissional de duas professoras de MatemáticaArtigosO presente artigo diz respeito a uma investigação, realizada no âmbito de uma tese de mestrado, que foi levada a cabo numa escola do 2° e 3° ciclos do Ensino Básico. Tendo como finalidade compreender o conhecimento profissional de duas professoras de Matemática do segundo ciclo, os seus objectivos foram conhecer as possíveis origens desse conhecimento, os aspectos principais que o caracterizam e, ainda, entender o modo como esses aspectos interactuam. Este artigo, incide sobre a substância do conhecimento profissional. Desta forma, após breve enquadramento teórico, apresenta-se a metodologia usada, caracterizam-se as duas professoras do estudo, identificando alguns traços comuns e em seguida, descreve-se o conteúdo do conhecimento das professores, procurando ilustrar as suas várias vertentes. This paper is based on a research carried out in a middle school (5-8 grades). Its aim was to understand the professional knowledge of two 5/6grades mathematics teachers. The goals were to understand the main sources and characteristics of that knowledge and also how they relate to each other. This paper focus in this professional content knowledge inner substance. After a brief theoretical framework and methodological description, we analyse teachers common characteristics and describe teachers’ knowledge trying to illustrate their several aspects.APM - Associação de Professores de Matemática1999-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22721por2183-28380872-3915Guimarães, Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:43Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22721Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:14.407324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conteúdo do conhecimento profissional de duas professoras de Matemática O conteúdo do conhecimento profissional de duas professoras de Matemática |
title |
O conteúdo do conhecimento profissional de duas professoras de Matemática |
spellingShingle |
O conteúdo do conhecimento profissional de duas professoras de Matemática Guimarães, Fátima Artigos |
title_short |
O conteúdo do conhecimento profissional de duas professoras de Matemática |
title_full |
O conteúdo do conhecimento profissional de duas professoras de Matemática |
title_fullStr |
O conteúdo do conhecimento profissional de duas professoras de Matemática |
title_full_unstemmed |
O conteúdo do conhecimento profissional de duas professoras de Matemática |
title_sort |
O conteúdo do conhecimento profissional de duas professoras de Matemática |
author |
Guimarães, Fátima |
author_facet |
Guimarães, Fátima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O presente artigo diz respeito a uma investigação, realizada no âmbito de uma tese de mestrado, que foi levada a cabo numa escola do 2° e 3° ciclos do Ensino Básico. Tendo como finalidade compreender o conhecimento profissional de duas professoras de Matemática do segundo ciclo, os seus objectivos foram conhecer as possíveis origens desse conhecimento, os aspectos principais que o caracterizam e, ainda, entender o modo como esses aspectos interactuam. Este artigo, incide sobre a substância do conhecimento profissional. Desta forma, após breve enquadramento teórico, apresenta-se a metodologia usada, caracterizam-se as duas professoras do estudo, identificando alguns traços comuns e em seguida, descreve-se o conteúdo do conhecimento das professores, procurando ilustrar as suas várias vertentes. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-12-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22721 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130477102104576 |