O conteúdo do conhecimento profissional de duas professoras de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Fátima
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22721
Resumo: O presente artigo diz respeito a uma investigação, realizada no âmbito de uma tese de mestrado, que foi levada a cabo numa escola do 2° e 3° ciclos do Ensino Básico. Tendo como finalidade compreender o conhecimento profissional de duas professoras de Matemática do segundo ciclo, os seus objectivos foram conhecer as possíveis origens desse conhecimento, os aspectos principais que o caracterizam e, ainda, entender o modo como esses aspectos interactuam. Este artigo, incide sobre a substância do conhecimento profissional. Desta forma, após breve enquadramento teórico, apresenta-se a metodologia usada, caracterizam-se as duas professoras do estudo, identificando alguns traços comuns e em seguida, descreve-se o conteúdo do conhecimento das professores, procurando ilustrar as suas várias vertentes. 
id RCAP_efc4331b61c179761cd2cb82af83349f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22721
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O conteúdo do conhecimento profissional de duas professoras de MatemáticaO conteúdo do conhecimento profissional de duas professoras de MatemáticaArtigosO presente artigo diz respeito a uma investigação, realizada no âmbito de uma tese de mestrado, que foi levada a cabo numa escola do 2° e 3° ciclos do Ensino Básico. Tendo como finalidade compreender o conhecimento profissional de duas professoras de Matemática do segundo ciclo, os seus objectivos foram conhecer as possíveis origens desse conhecimento, os aspectos principais que o caracterizam e, ainda, entender o modo como esses aspectos interactuam. Este artigo, incide sobre a substância do conhecimento profissional. Desta forma, após breve enquadramento teórico, apresenta-se a metodologia usada, caracterizam-se as duas professoras do estudo, identificando alguns traços comuns e em seguida, descreve-se o conteúdo do conhecimento das professores, procurando ilustrar as suas várias vertentes. This paper is based on a research carried out in a middle school (5-8 grades). Its aim was to understand the professional knowledge of two 5/6grades mathematics teachers. The goals were to understand the main sources and characteristics of that knowledge and also how they relate to each other. This paper focus in this professional content knowledge inner substance. After a brief theoretical framework and methodological description, we analyse teachers common characteristics and describe teachers’ knowledge trying to illustrate their several aspects.APM - Associação de Professores de Matemática1999-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22721por2183-28380872-3915Guimarães, Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:43Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22721Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:14.407324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O conteúdo do conhecimento profissional de duas professoras de Matemática
O conteúdo do conhecimento profissional de duas professoras de Matemática
title O conteúdo do conhecimento profissional de duas professoras de Matemática
spellingShingle O conteúdo do conhecimento profissional de duas professoras de Matemática
Guimarães, Fátima
Artigos
title_short O conteúdo do conhecimento profissional de duas professoras de Matemática
title_full O conteúdo do conhecimento profissional de duas professoras de Matemática
title_fullStr O conteúdo do conhecimento profissional de duas professoras de Matemática
title_full_unstemmed O conteúdo do conhecimento profissional de duas professoras de Matemática
title_sort O conteúdo do conhecimento profissional de duas professoras de Matemática
author Guimarães, Fátima
author_facet Guimarães, Fátima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O presente artigo diz respeito a uma investigação, realizada no âmbito de uma tese de mestrado, que foi levada a cabo numa escola do 2° e 3° ciclos do Ensino Básico. Tendo como finalidade compreender o conhecimento profissional de duas professoras de Matemática do segundo ciclo, os seus objectivos foram conhecer as possíveis origens desse conhecimento, os aspectos principais que o caracterizam e, ainda, entender o modo como esses aspectos interactuam. Este artigo, incide sobre a substância do conhecimento profissional. Desta forma, após breve enquadramento teórico, apresenta-se a metodologia usada, caracterizam-se as duas professoras do estudo, identificando alguns traços comuns e em seguida, descreve-se o conteúdo do conhecimento das professores, procurando ilustrar as suas várias vertentes. 
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22721
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130477102104576