Estratégias imersivas no jornalismo impresso português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vundi, Paulo Simão Jorge
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/40182
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral dar a conhecer de modo exploratório o mercado do jornalismo impresso português no que tange a produção dos novos formatos narrativos, próprios da Web, que aqui denominamos por estratégias imersivas. Deste modo, foi delineada a seguinte questão subjacente à investigação: qual é o papel das estratégias imersivas no jornalismo impresso português? Utilizou-se a metodologia qualitativa com diferentes instrumentos para recolha de dados, a observação e a entrevista. Com auxílio do programa de análise de dados MAXQDA2022, os dados recolhidos foram categorizados e analisados de acordo com as técnicas de análise do conteúdo propostas por L. Bardin. A análise dos dados obtidos permitiu-nos constatar: primeiro, dos novos formatos narrativos, o jornalismo de dados tem o maior número de produções durante o período de observação e o jornalismo de realidade virtual e aumentada é àquele com menos produções; segundo, para além das dificuldades intrínsecas relacionadas com a produção dos novos formatos narrativos, estes formatos encontram barreiras específicas no mercado português, tais como: a falta de recursos financeiros, técnicos e humanos, a densidade do mercado, o envelhecimento da população, a falta de literacia para os novos media. Apesar das dificuldades, as subscrições são vistas pelos jornais impressos portugueses como o novo modelo de negócio, por isso apostam e querem apostar cada vez mais na adoção dos novos formatos narrativos.
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