Estratégias imersivas no jornalismo impresso português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/40182 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo geral dar a conhecer de modo exploratório o mercado do jornalismo impresso português no que tange a produção dos novos formatos narrativos, próprios da Web, que aqui denominamos por estratégias imersivas. Deste modo, foi delineada a seguinte questão subjacente à investigação: qual é o papel das estratégias imersivas no jornalismo impresso português? Utilizou-se a metodologia qualitativa com diferentes instrumentos para recolha de dados, a observação e a entrevista. Com auxílio do programa de análise de dados MAXQDA2022, os dados recolhidos foram categorizados e analisados de acordo com as técnicas de análise do conteúdo propostas por L. Bardin. A análise dos dados obtidos permitiu-nos constatar: primeiro, dos novos formatos narrativos, o jornalismo de dados tem o maior número de produções durante o período de observação e o jornalismo de realidade virtual e aumentada é àquele com menos produções; segundo, para além das dificuldades intrínsecas relacionadas com a produção dos novos formatos narrativos, estes formatos encontram barreiras específicas no mercado português, tais como: a falta de recursos financeiros, técnicos e humanos, a densidade do mercado, o envelhecimento da população, a falta de literacia para os novos media. Apesar das dificuldades, as subscrições são vistas pelos jornais impressos portugueses como o novo modelo de negócio, por isso apostam e querem apostar cada vez mais na adoção dos novos formatos narrativos. |
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Estratégias imersivas no jornalismo impresso portuguêsNovos formatos narrativosJornalismo digitalJornalismo impresso portuguêsJornalismo imersivoAudiênciasEstratégias imersivasLiteracia para os novos mediaNew narrative formatsDigital journalismPortuguese newspaperImmersive journalismAudiencesImmersive strategiesNew media literacyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO presente estudo tem como objetivo geral dar a conhecer de modo exploratório o mercado do jornalismo impresso português no que tange a produção dos novos formatos narrativos, próprios da Web, que aqui denominamos por estratégias imersivas. Deste modo, foi delineada a seguinte questão subjacente à investigação: qual é o papel das estratégias imersivas no jornalismo impresso português? Utilizou-se a metodologia qualitativa com diferentes instrumentos para recolha de dados, a observação e a entrevista. Com auxílio do programa de análise de dados MAXQDA2022, os dados recolhidos foram categorizados e analisados de acordo com as técnicas de análise do conteúdo propostas por L. Bardin. A análise dos dados obtidos permitiu-nos constatar: primeiro, dos novos formatos narrativos, o jornalismo de dados tem o maior número de produções durante o período de observação e o jornalismo de realidade virtual e aumentada é àquele com menos produções; segundo, para além das dificuldades intrínsecas relacionadas com a produção dos novos formatos narrativos, estes formatos encontram barreiras específicas no mercado português, tais como: a falta de recursos financeiros, técnicos e humanos, a densidade do mercado, o envelhecimento da população, a falta de literacia para os novos media. Apesar das dificuldades, as subscrições são vistas pelos jornais impressos portugueses como o novo modelo de negócio, por isso apostam e querem apostar cada vez mais na adoção dos novos formatos narrativos.The present study has as a general goal to make known in an exploratory way the Portuguese newspaper market in what concerns the production of new narrative formats, specific of the Web, which we call here immersive strategies. In this way, the following underlying research question was outlined: what is the role of immersive strategies in Portuguese newspapers? The qualitative methodology was used with different instruments for data collection, observation and interview. With the aid of the data analysis program MAXQDA2022, the collected data were categorized and analyzed according to the content analysis techniques proposed by L. Bardin. The analysis of the data obtained allowed us to observe: first, of the new narrative formats, data journalism has the largest number of productions during the observation period, and virtual and augmented reality journalism is the one with the fewest productions; second, besides the intrinsic difficulties related to the production of the new narrative formats, these formats encounter specific barriers in the Portuguese market, such as the lack of financial, technical and human resources, the density of the market, the aging population, the lack of literacy for the new media. Despite the difficulties, subscriptions are seen by Portuguese newspapers as the new business model, so they bet and want to bet more and more on the adoption of the new narrative formats.Ganito, Carla Susana MoiteiroVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaVundi, Paulo Simão Jorge2023-02-08T16:16:14Z2022-11-102022-092022-11-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/40182TID:203209419porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:45:44Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40182Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:32:55.313103Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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