Segmento de procura dos casamentos no Algarve. Que desafios? Que estratégias?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Maria Inês Babo de Araújo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/16818
Resumo: O presente relatório de estágio insere-se no âmbito do 2º ano de Mestrado em Turismo, com especialização em Marketing Turístico, promovida pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve. Nesta esfera, a estagiária colaborou na elaboração do Plano de Marketing Estratégico de Turismo do Algarve (PMETA 2020-2023), no qual consta o novo produto estratégico “Casamentos”. Sendo o Algarve o destino mais procurado para este segmento a nível nacional, verificou-se a inexistência de estudos que abordassem sobre esta temática. Tendo em conta a crescente importância que este produto desempenha na economia regional e uma vez que havia interesse da Região de Turismo do Algarve em realizar um estudo mais minucioso sobre este produto, serviu de motivação para prosseguir com o mesmo, focando particularmente no segmento de procura dos casamentos na região algarvia. O objetivo é definir a análise SWOT da região, bem como compreender a cadeia de valor dos casamentos no Algarve. A metodologia utilizada neste trabalho é a amostragem em bola de neve. É um método amplamente utilizado em pesquisas qualitativas, que produz uma amostra de estudo através de referências feitas entre pessoas que compartilham ou conhecem outras pessoas que possuem as mesmas características que são de interesse da pesquisa. Após auscultação dos vários intervenientes do setor dos casamentos, verifica-se que o mercado dos casamentos assume um papel de grande importância para o Algarve, dado que tem vindo a crescer significativamente nos últimos anos. A região reúne todas as características de um destino de casamentos. O clima, a gastronomia, a simpatia dos algarvios, os serviços de apoio de excelência, a qualidade das praias, a boa relação qualidade-preço, o domínio da língua inglesa e a simplificação dos processos legais são alguns dos elementos que distinguem o Algarve dos restantes concorrentes.
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