O mercado de eventos de casamento em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/21893 |
Resumo: | Dissertação de mestrado |
id |
RCAP_8ccab50a4c098739af1a7ae93039375f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/21893 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O mercado de eventos de casamento em PortugalCasamentoWedding tourismDestination weddingsNorte de PortugalWedding plannerWeddingNorth PortugalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestradoOs eventos de casamento têm assumido ao longo dos últimos anos um papel preponderante no mercado de eventos e no turismo de Portugal, resultando no emergente conceito de turismo de casamentos, que, atualmente, não pode ser ignorado, tendo em conta o seu impacto e procura no mercado. O norte de Portugal tem sido um destino turístico muito procurado por casais estrangeiros para a realização do seu casamento e respetiva festa, criando desta forma a necessidade de se estudar este fenómeno. Apesar de representar uma tendência mundial recente, o turismo de casamentos teve um crescimento acentuado nos últimos anos, mostrando que este mercado, especificamente, o nicho de destination weddings, está a ter um desenvolvimento otimista e a tornar-se um tema relevante no turismo de eventos. Este estudo desenvolve-se no âmbito do tema de eventos de casamentos, procurando caracterizar o mercado do turismo de casamentos no norte de Portugal e o seu papel no mercado dos eventos de casamentos. Neste âmbito, o conhecimento do perfil dos casais turistas, suas motivações de escolherem o norte de Portugal para a celebração do seu casamento, com a identificação das suas pretensões a nível das características do evento a realizar, assim como a satisfação da experiência, torna-se relevante para um melhor conhecimento deste fenómeno emergente. A região norte de Portugal reúne todas as características de um destino de casamentos. O clima, a gastronomia, a simpatia e hospitalidade dos nortenhos, os serviços de apoio de excelência, a qualidade das praias, a boa relação qualidade-preço, são alguns dos fatores que distinguem o Norte Portugal dos restantes destinos concorrentes. Conhecer as necessidades dos casais turistas que procuram o norte de Portugal como destino para a realização do seu casamento, levou-nos à seguinte questão: Quais as motivações dos casais para a escolha do Norte de Portugal como destino de casamento? Após revisão e análise de diversa literatura e documentos referentes ao tema, a questão levantada foi validada para ser o objetivo principal desta dissertação, uma vez que foi comprovado a sua pertinência. Para este efeito, adotou-se a metodologia de Quivy e Campenhoudt e efetuou-se a recolha de dados através de inquéritos semiestruturados a uma amostragem de trinta casais turistas que realizaram o seu casamento no Norte de Portugal. Para consolidar alguns dos resultados foram efetuadas entrevistas a vinte e seis wedding planners do Norte de Portugal e a quatro entidades relevantes do setor turístico, nomeadamente, Casamentos.pt, BestEvents, Revista Eventos de Sonho, LP Wedding Consulting. Uma abordagem qualitativa foi efetuada aos resultados obtidos, através da técnica de análise de conteúdo e descritiva, o que permitiu uma melhor compreensão dos mesmos de forma a obter-se uma conclusão relativamente à questão primordial do tema desta dissertação. Desta forma, acreditamos que as conclusões deste estudo possam contribuir para que os profissionais dos eventos de casamento, os wedding planners, possam adaptar estratégias no sentido de melhorarem a performance dos seus serviços e, consequentemente, melhor poderem satisfazer as necessidades dos turistas que desejem casar no norte de Portugal.Wedding events have assumed over the past few years a leading role in the events market and in tourism in Portugal, particularly in the north of Portugal. Portugal has assumed itself as a tourist destination much sought after by foreign tourists to hold their wedding and respective party. Hence the need to study this phenomenon. Although it represents a recent global trend, wedding tourism has had a marked growth in recent years, showing that this market, specifically the Destination Weddings niche, is having an optimistic development and becoming a relevant theme in event tourism. This study is developed within the theme of wedding events, seeking to characterize the market, namely the profile of foreign couples who choose to get married and hold their party in Portugal, and the main attributes of the companies that organize these events. The market for wedding events in Portugal, where destination weddings are included, is a strongly growing market. Over the past few years, there has been a growing increase in the number of couples who seek another country outside their usual residence to celebrate their weddings, whether symbolically, civilly or religiously. After collecting information from the various players in the wedding industry, it appears that the wedding market is of great importance to Portugal, specifically in the northern region, as it has been growing significantly in recent years. The result of this study will allow us to better understand the functioning of this market, especially the profile of foreign demand, particularly in the North of Portugal for their weddings, and the supply of wedding events, thus contributing to wedding planners to adopt the best strategies to conquer this market. The North region of Portugal has all the characteristics of a wedding destination. The climate, the gastronomy, the warmth and hospitality of the northerners, the excellent support services, the quality of the beaches, the good value for money, are some of the factors that distinguish Portugal, specifically the northern region, from other competing destinations. Knowing the needs of couples who share the same interest, as well as knowing their expectations and motivations, led us to the following question: What are the motivations of couples to choose the North of Portugal as a wedding destination? After reviewing and analyzing several bibliography and documents related to the topic, the question raised was validated to be the main objective of this dissertation, since its relevance was proven. In recent years the North of Portugal has been a destination sought after by foreign tourists for the celebration of their weddings, whether in a symbolic, civil or religious way, and this demand goes along with the continuous growth of wedding tourism worldwide, although in Portugal it is still considered a recent trend, and for this fact, there is some information gap in this area. In this context, the knowledge of the profile of tourist couples, their motivations for choosing the North of Portugal for the celebration of their wedding, with the identification of their wishes regarding the characteristics of the event to be held, as well as the satisfaction of the experience, becomes relevant for a better understanding of the role of wedding planners in Northern Portugal. For this purpose, the methodology of Quivy and Campenhoudt was adopted and data was collected through semi-structured surveys to a sample of thirty tourist couples who had their wedding in Northern Portugal. To consolidate some of the results were conducted interviews with twenty-six wedding planners in the North of Portugal and four relevant entities in the tourism sector, namely, Casamentos.pt, BestEvents, Revista Eventos de Sonho, LP Wedding Consulting. A qualitative approach was made to the results obtained, through the technique of content and descriptive analysis, which allowed a better understanding of them in order to obtain a conclusion regarding the main question of the theme of this dissertation. Thus, we believe that the conclusions of this study can contribute to wedding planners' ability to adapt strategies in order to improve the performance of their services and, consequently, to better meet the needs of tourists who have the same interests of the tourist couple that represents the clients of wedding planners in Northern Portugal.Correia, LuísRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCarvalho, Paula Cristina Almeida2023-01-26T12:43:03Z2022-10-262022-10-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21893TID:203195698porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:18:14Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21893Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:59.027711Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O mercado de eventos de casamento em Portugal |
title |
O mercado de eventos de casamento em Portugal |
spellingShingle |
O mercado de eventos de casamento em Portugal Carvalho, Paula Cristina Almeida Casamento Wedding tourism Destination weddings Norte de Portugal Wedding planner Wedding North Portugal Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
O mercado de eventos de casamento em Portugal |
title_full |
O mercado de eventos de casamento em Portugal |
title_fullStr |
O mercado de eventos de casamento em Portugal |
title_full_unstemmed |
O mercado de eventos de casamento em Portugal |
title_sort |
O mercado de eventos de casamento em Portugal |
author |
Carvalho, Paula Cristina Almeida |
author_facet |
Carvalho, Paula Cristina Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Correia, Luís Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Paula Cristina Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Casamento Wedding tourism Destination weddings Norte de Portugal Wedding planner Wedding North Portugal Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Casamento Wedding tourism Destination weddings Norte de Portugal Wedding planner Wedding North Portugal Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Dissertação de mestrado |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-26 2022-10-26T00:00:00Z 2023-01-26T12:43:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/21893 TID:203195698 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/21893 |
identifier_str_mv |
TID:203195698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131506242748416 |