Os desafios em lecionar para a geração Y: estudo acerca da utilização de didáticas práticas, musicalidade, como ferramenta de geração de motivação e atração do interesse do aluno para o aprendizado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/4923 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacional |
id |
RCAP_efdc95f95f023a32cc7a26f77414fb58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/4923 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os desafios em lecionar para a geração Y: estudo acerca da utilização de didáticas práticas, musicalidade, como ferramenta de geração de motivação e atração do interesse do aluno para o aprendizadoGeração YGeraçõesAprendizagemProfessorEnsino SuperiorMúsicaGeneration YGenerationsLearningTeacherHigher EducationMusicDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração EducacionalAtualmente, o perfil do estudante das instituições de ensino superior se difere totalmente das de alguns anos atrás, o que motivou este estudante de Mestrado a investigar empiricamente os comportamentos da geração que ocupa as cadeiras da universidade, assim como buscar soluções para que estes estudantes criassem interesse em aprender, interesse em estudar. A pesquisa se deu de forma documental, exploratória, qualitativa e aplicada em estudo de caso. Revisado a bibliografia que embasa esta teoria: gerações Baby Boomers, X, Y e X, motivação, aprendizagem, acessibilidade às faculdades brasileiras, comportamento do aluno e do professor; o foco partiu para o estudo de caso. As três hipóteses foram confirmadas: O professor do ensino superior pode atrair o interesse e gerar motivação no aluno da Geração Y; a motivação dos alunos contribui para o sucesso educativo; e a Técnica de ensino utilizada pelo professor contribuiu para o aprendizado dos alunos. A investigação concluiu que o professor planejando se, englobando o conteúdo da matéria de forma mais criativa e prática, atrelando e correlacionando a disciplina aos interesses e realidades dos estudantes e construindo um envolvimento social com os alunos, faz com que o aluno da Geração Y se interesse e se motive para o aprendizado conduzindo o processo de aprender de forma mais assertiva e natural. Currently, the profile of higher education institutions’ students is totally different from a few years ago, which motivated this Master's student to empirically investigate the behavior of the generation that holds the chairs of the university, as well as solutions for these students to create interest in learning, interest in studying. The research took an exploratory qualitative documentary form, and was applied in a case study. The literature that supports this theory was reviewed: Baby Boomers, X, Y and X generations, motivation, learning, accessibility to Brazilian colleges, student and teacher behavior; then the focus was addressed to the case study. The three hypotheses were confirmed: the higher education professor may attract interest and generate motivation in students of Generation Y; the students’ motivation contributes to the educational success; and the teaching technique used by the teacher contributed to the students’ learning. The investigation concluded that when the teacher plans, if he encompasses the content of the material in a more creative and practical way, links and correlates the subject to the interests and realities of students and builds a social engagement with students, then the Gen Y student gets interested and motivated for learning leading to a more assertive and natural learning process.[s.n.]Alves, Maria da Piedade Gonçalves LopesRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaAraújo, Mauro Monteiro2015-09-17T07:35:19Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4923202441512porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:15Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4923Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:45.295334Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios em lecionar para a geração Y: estudo acerca da utilização de didáticas práticas, musicalidade, como ferramenta de geração de motivação e atração do interesse do aluno para o aprendizado |
title |
Os desafios em lecionar para a geração Y: estudo acerca da utilização de didáticas práticas, musicalidade, como ferramenta de geração de motivação e atração do interesse do aluno para o aprendizado |
spellingShingle |
Os desafios em lecionar para a geração Y: estudo acerca da utilização de didáticas práticas, musicalidade, como ferramenta de geração de motivação e atração do interesse do aluno para o aprendizado Araújo, Mauro Monteiro Geração Y Gerações Aprendizagem Professor Ensino Superior Música Generation Y Generations Learning Teacher Higher Education Music |
title_short |
Os desafios em lecionar para a geração Y: estudo acerca da utilização de didáticas práticas, musicalidade, como ferramenta de geração de motivação e atração do interesse do aluno para o aprendizado |
title_full |
Os desafios em lecionar para a geração Y: estudo acerca da utilização de didáticas práticas, musicalidade, como ferramenta de geração de motivação e atração do interesse do aluno para o aprendizado |
title_fullStr |
Os desafios em lecionar para a geração Y: estudo acerca da utilização de didáticas práticas, musicalidade, como ferramenta de geração de motivação e atração do interesse do aluno para o aprendizado |
title_full_unstemmed |
Os desafios em lecionar para a geração Y: estudo acerca da utilização de didáticas práticas, musicalidade, como ferramenta de geração de motivação e atração do interesse do aluno para o aprendizado |
title_sort |
Os desafios em lecionar para a geração Y: estudo acerca da utilização de didáticas práticas, musicalidade, como ferramenta de geração de motivação e atração do interesse do aluno para o aprendizado |
author |
Araújo, Mauro Monteiro |
author_facet |
Araújo, Mauro Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Maria da Piedade Gonçalves Lopes Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Mauro Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geração Y Gerações Aprendizagem Professor Ensino Superior Música Generation Y Generations Learning Teacher Higher Education Music |
topic |
Geração Y Gerações Aprendizagem Professor Ensino Superior Música Generation Y Generations Learning Teacher Higher Education Music |
description |
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacional |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-17T07:35:19Z 2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/4923 202441512 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/4923 |
identifier_str_mv |
202441512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130284086525952 |