Programa educacional de desenvolvimento da carreira para alunos CEF e PCA : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreira, Cristina Paula Lopes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5071
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
id RCAP_efe9cdd53978a0f69dd699e70eb4487a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5071
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Programa educacional de desenvolvimento da carreira para alunos CEF e PCA : um estudo exploratórioDesenvolvimento da carreiraInsucesso escolarAbandono escolarProgramas educativosTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011Os factores associados à mudança e ao mercado laboral cada vez mais exigente em termos de competências implicam a preparação dos jovens para gerirem proactivamente a construção da carreira. Consentânea com esta visão, a Educação para a Carreira tem sido considerada no quadro das intervenções de vários países (Watts & Sultana, 2004) e instâncias europeias (Conselho da União Europeia e a OCDE) como um dos instrumentos de desenvolvimento económico e social e estratégia crítica de combate ao insucesso e abandono escolar, para grupos em risco. Com fundamentação sócio-cognitiva e desenvolvimentista da Carreira ao Longo da vida, no âmbito da Educação para a Carreira, a presente investigação propõe traduzir, adaptar, implementar e avaliar o Programa Educacional Desenvolvimento de Carreira (PEDC), nomeadamente, o seu impacto em termos das crenças de auto-eficácia dos alunos, nos domínios académico, pessoal, social e de carreira. Os resultados da avaliação formativa e de processo sugerem que o PEDC apresenta um potencial enquanto programa estruturado de desenvolvimento de competências académicas, pessoais, sociais e de carreira, em contexto escolar com alunos dos Cursos CEF e PCA do 3.º ciclo do Ensino Básico. Contudo, os dados não são conclusivos quanto à eficácia do impacto do programa ao nível da melhoria de auto-eficácia dos alunos nos domínios académico, pessoal, social e de carreira.Change in the labor market require to young people to be prepared for the future to proactively manage the construction of his career. Consistent with this view, the Career Education has been considered in the context of interventions in several countries (Watts & Sultana, 2004) and European institutions (Council of European Union and OECD) as an critical instrument of economic and social development strategy to combat school failure and dropping out to groups at risk. With socio-cognitive basis of developmental and life-long career as part of Career Education, this research proposes to translate, adapt, implement and evaluate a Career Development Program (PEDC), in particular, to assess their impact on terms of self-efficacy beliefs of students in academic, personal, social and career domains. The results of the formative and process evaluation suggest that the PEDC has potential as a structured program of development of academic, personal, social and career skills, for a group at risk of a junior middle-school (CEF and PCA curriculum). However, the data are inconclusive about the effectiveness of the program's impact in terms of improving students' self-efficacy in academic, personal, social and career domains.Teixeira, Maria Odília, 1957-Repositório da Universidade de LisboaBarreira, Cristina Paula Lopes2012-01-31T12:46:07Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5071porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:46:36Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5071Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:34.734748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Programa educacional de desenvolvimento da carreira para alunos CEF e PCA : um estudo exploratório
title Programa educacional de desenvolvimento da carreira para alunos CEF e PCA : um estudo exploratório
spellingShingle Programa educacional de desenvolvimento da carreira para alunos CEF e PCA : um estudo exploratório
Barreira, Cristina Paula Lopes
Desenvolvimento da carreira
Insucesso escolar
Abandono escolar
Programas educativos
Teses de mestrado - 2011
title_short Programa educacional de desenvolvimento da carreira para alunos CEF e PCA : um estudo exploratório
title_full Programa educacional de desenvolvimento da carreira para alunos CEF e PCA : um estudo exploratório
title_fullStr Programa educacional de desenvolvimento da carreira para alunos CEF e PCA : um estudo exploratório
title_full_unstemmed Programa educacional de desenvolvimento da carreira para alunos CEF e PCA : um estudo exploratório
title_sort Programa educacional de desenvolvimento da carreira para alunos CEF e PCA : um estudo exploratório
author Barreira, Cristina Paula Lopes
author_facet Barreira, Cristina Paula Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Maria Odília, 1957-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreira, Cristina Paula Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento da carreira
Insucesso escolar
Abandono escolar
Programas educativos
Teses de mestrado - 2011
topic Desenvolvimento da carreira
Insucesso escolar
Abandono escolar
Programas educativos
Teses de mestrado - 2011
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-01-31T12:46:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5071
url http://hdl.handle.net/10451/5071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134193152688128