A motivação na escolha de operadora de serviço completo : um estudo empírico aplicado à Tap Air Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/12349 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar os fatores que têm vindo a influenciar os passageiros que viajam nas Operadoras de Serviço Completo, no caso em concreto, na TAP Air Portugal. O forte crescimento das Operadoras de Baixo Custo, apresentando um novo modelo de negócio, trouxe uma dinâmica no negócio da aviação, “alertando” a OSC (operadora de serviço completo) numa possível mudança de atitude tanto para com o passageiro bem como para a própria operadora em salvaguardar a sua permanência no mercado minimizando os impactos negativos. Este estudo também pode ser justificado pelo facto de a TAP utilizar o Aeroporto de Lisboa como o seu Hub, numa estratégia que tem sido um sucesso, oferecendo aos passageiros dos voos de longo curso uma alternativa de ligação para os seus voos domésticos. Estas ligações desde que sejam feitas na mesma operadora oferecem maior comodidade aos passageiros e a preços competitivos. Esta mudança de atitude no modelo de negócio por parte das operadoras tradicionais tem vindo a trazer um crescimento do tráfego nos aeroportos, pressionando o crescimento e desenvolvimento das infraestruturas aeroportuárias, até mesmo na construção de novas infraestruturas. Na presente investigação utilizou-se um estudo de caso com a aplicação de um questionário. Os resultados foram promissores indo ao encontro da Revisão da Literatura e contribuem para a melhoria da tomada de decisão empresarial de modo a aplicarem políticas ajustadas aos interesses das necessidades dos passageiros, criando valor. De todo não se pode esquecer do ordenamento territorial, a necessidade da regulação adequada às exigências, para que haja um crescimento sustentável e equilibrado de acordo com os modelos de negócio. |
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A motivação na escolha de operadora de serviço completo : um estudo empírico aplicado à Tap Air PortugalMESTRADO EM GESTÃO AERONÁUTICAGESTÃO AERONÁUTICACOMPANHIAS AÉREASMODELOS DE NEGÓCIOAVIATION MANAGEMENTAIRLINESBUSINESS MODELSEste trabalho teve como objetivo analisar os fatores que têm vindo a influenciar os passageiros que viajam nas Operadoras de Serviço Completo, no caso em concreto, na TAP Air Portugal. O forte crescimento das Operadoras de Baixo Custo, apresentando um novo modelo de negócio, trouxe uma dinâmica no negócio da aviação, “alertando” a OSC (operadora de serviço completo) numa possível mudança de atitude tanto para com o passageiro bem como para a própria operadora em salvaguardar a sua permanência no mercado minimizando os impactos negativos. Este estudo também pode ser justificado pelo facto de a TAP utilizar o Aeroporto de Lisboa como o seu Hub, numa estratégia que tem sido um sucesso, oferecendo aos passageiros dos voos de longo curso uma alternativa de ligação para os seus voos domésticos. Estas ligações desde que sejam feitas na mesma operadora oferecem maior comodidade aos passageiros e a preços competitivos. Esta mudança de atitude no modelo de negócio por parte das operadoras tradicionais tem vindo a trazer um crescimento do tráfego nos aeroportos, pressionando o crescimento e desenvolvimento das infraestruturas aeroportuárias, até mesmo na construção de novas infraestruturas. Na presente investigação utilizou-se um estudo de caso com a aplicação de um questionário. Os resultados foram promissores indo ao encontro da Revisão da Literatura e contribuem para a melhoria da tomada de decisão empresarial de modo a aplicarem políticas ajustadas aos interesses das necessidades dos passageiros, criando valor. De todo não se pode esquecer do ordenamento territorial, a necessidade da regulação adequada às exigências, para que haja um crescimento sustentável e equilibrado de acordo com os modelos de negócio.This work had as objective to analyze the factors that have been influencing the passengers to travel in the Full-Service Carriers (OSC), in this case more precisely to TAP. The strong growth of the Low-Cost Carriers, presenting a new business model, brought a dynamic in the aviation business, "alerting" the OSC in a possible change of attitude both to the passenger as well as to the operator itself in safeguarding its permanence on business, minimizing negative impacts. This study can also be justified by the fact that TAP uses Lisbon Airport as its Hub, a strategy that has been a success, offering long-haul passengers an alternative link for their domestic flights. These connections, provided, they are made at the same operator, offer greater convenience to passengers and at competitive prices. This change of attitude in the business model by the traditional operators has been increasing the traffic in the airports, putting pressure on the growth and development of the airport infrastructures, even in the construction of new infrastructures. The present investigation, a case study was used with the application of a questionnaire. The results were promising in line with the Literature Review and contribute to the improvement of business decision making in order to apply policies adjusted to the interests of passengers' needs, creating value. Overall, we cannot forget the territorial planning, the need for regulation appropriate to the requirements so that there is a sustainable growth and balanced according to the business models.2022-01-06T15:00:42Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12349TID:202787877porSequeira, Emerson Jorge Lopes do Rosárioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:12Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12349Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:00.487909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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