A motivação na escolha de operadora de serviço completo : um estudo empírico aplicado à Tap Air Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sequeira, Emerson Jorge Lopes do Rosário
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/12349
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar os fatores que têm vindo a influenciar os passageiros que viajam nas Operadoras de Serviço Completo, no caso em concreto, na TAP Air Portugal. O forte crescimento das Operadoras de Baixo Custo, apresentando um novo modelo de negócio, trouxe uma dinâmica no negócio da aviação, “alertando” a OSC (operadora de serviço completo) numa possível mudança de atitude tanto para com o passageiro bem como para a própria operadora em salvaguardar a sua permanência no mercado minimizando os impactos negativos. Este estudo também pode ser justificado pelo facto de a TAP utilizar o Aeroporto de Lisboa como o seu Hub, numa estratégia que tem sido um sucesso, oferecendo aos passageiros dos voos de longo curso uma alternativa de ligação para os seus voos domésticos. Estas ligações desde que sejam feitas na mesma operadora oferecem maior comodidade aos passageiros e a preços competitivos. Esta mudança de atitude no modelo de negócio por parte das operadoras tradicionais tem vindo a trazer um crescimento do tráfego nos aeroportos, pressionando o crescimento e desenvolvimento das infraestruturas aeroportuárias, até mesmo na construção de novas infraestruturas. Na presente investigação utilizou-se um estudo de caso com a aplicação de um questionário. Os resultados foram promissores indo ao encontro da Revisão da Literatura e contribuem para a melhoria da tomada de decisão empresarial de modo a aplicarem políticas ajustadas aos interesses das necessidades dos passageiros, criando valor. De todo não se pode esquecer do ordenamento territorial, a necessidade da regulação adequada às exigências, para que haja um crescimento sustentável e equilibrado de acordo com os modelos de negócio.
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