E-learning Imersivo - Atividades na perspetiva da primeira pessoa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Carlos Manuel da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/31202
Resumo: Este trabalho explora a possibilidade técnica de definir certos conteúdos pedagógicos em ambientes de realidade virtual. O ensino à distância baseado em canais digitais (E-learning) é uma necessidade crescente, dado que contribui para a redução de barreiras económicas, geográficas ou sociais. Por outro lado, a manipulação direta de objetos ou a interação com cenários é uma importante forma de aprendizagem, por exemplo, de conceitos geométricos ou espaciais. Esta tese existe na intersecção entre os temas de RV (Realidade Virtual) e de E-learning. O desenvolvimento principal deste texto consiste na descrição dos aspectos técnicos de um sistema informático para a construção de um ambiente RV interativo. Este ambiente pode ser visitado através de um computador ou com óculos de RV simples, como o Google Cardboard. Neste, o utilizador pode caminhar num percurso entre vários exercícios de escolha múltipla, dependendo da resposta a cada pergunta; Abstract: Immersive E-learning Activities in a first-person perspective This work explores the possibility of defining certain pedagogic contents in a virtual reality environment. Distance learning based on digital channels (E-Learning) is a rising necessity, given that it contributes to the reduction of economic, geographical or social barriers. On the other hand the direct manipulation of objects or the direct interaction with certain scenarios is an important way of learning, for example, spacial or geometrical concepts. This thesis exists in the intersection between the themes of VR and E-Learning. The main development of this text consists in the description of several technical aspects of a digital system for the construction of an interactive VR environment. This environment can be visited through a computer or with the use of simple VR glasses, such as Google Cardboard. In this, the user can travel a set path between several multiple choice exercises, this path being defined by the answer to each question.
id RCAP_eff5ded8b37515fe4c3dd1b971397aaa
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/31202
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling E-learning Imersivo - Atividades na perspetiva da primeira pessoaRealidade Virtuale-learningEnsinoAprendizagemMatemáticaGeometriaVirtual Realitye-LearningTeachingLearningMathGeometryEste trabalho explora a possibilidade técnica de definir certos conteúdos pedagógicos em ambientes de realidade virtual. O ensino à distância baseado em canais digitais (E-learning) é uma necessidade crescente, dado que contribui para a redução de barreiras económicas, geográficas ou sociais. Por outro lado, a manipulação direta de objetos ou a interação com cenários é uma importante forma de aprendizagem, por exemplo, de conceitos geométricos ou espaciais. Esta tese existe na intersecção entre os temas de RV (Realidade Virtual) e de E-learning. O desenvolvimento principal deste texto consiste na descrição dos aspectos técnicos de um sistema informático para a construção de um ambiente RV interativo. Este ambiente pode ser visitado através de um computador ou com óculos de RV simples, como o Google Cardboard. Neste, o utilizador pode caminhar num percurso entre vários exercícios de escolha múltipla, dependendo da resposta a cada pergunta; Abstract: Immersive E-learning Activities in a first-person perspective This work explores the possibility of defining certain pedagogic contents in a virtual reality environment. Distance learning based on digital channels (E-Learning) is a rising necessity, given that it contributes to the reduction of economic, geographical or social barriers. On the other hand the direct manipulation of objects or the direct interaction with certain scenarios is an important way of learning, for example, spacial or geometrical concepts. This thesis exists in the intersection between the themes of VR and E-Learning. The main development of this text consists in the description of several technical aspects of a digital system for the construction of an interactive VR environment. This environment can be visited through a computer or with the use of simple VR glasses, such as Google Cardboard. In this, the user can travel a set path between several multiple choice exercises, this path being defined by the answer to each question.Universidade de Évora2022-02-25T17:09:24Z2022-02-252022-01-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/31202http://hdl.handle.net/10174/31202TID:202931749porDepartamento de Informáticacarlosfigueiredo1@live.com498Figueiredo, Carlos Manuel da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:30:29Zoai:dspace.uevora.pt:10174/31202Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:26.755252Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv E-learning Imersivo - Atividades na perspetiva da primeira pessoa
title E-learning Imersivo - Atividades na perspetiva da primeira pessoa
spellingShingle E-learning Imersivo - Atividades na perspetiva da primeira pessoa
Figueiredo, Carlos Manuel da Silva
Realidade Virtual
e-learning
Ensino
Aprendizagem
Matemática
Geometria
Virtual Reality
e-Learning
Teaching
Learning
Math
Geometry
title_short E-learning Imersivo - Atividades na perspetiva da primeira pessoa
title_full E-learning Imersivo - Atividades na perspetiva da primeira pessoa
title_fullStr E-learning Imersivo - Atividades na perspetiva da primeira pessoa
title_full_unstemmed E-learning Imersivo - Atividades na perspetiva da primeira pessoa
title_sort E-learning Imersivo - Atividades na perspetiva da primeira pessoa
author Figueiredo, Carlos Manuel da Silva
author_facet Figueiredo, Carlos Manuel da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Carlos Manuel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade Virtual
e-learning
Ensino
Aprendizagem
Matemática
Geometria
Virtual Reality
e-Learning
Teaching
Learning
Math
Geometry
topic Realidade Virtual
e-learning
Ensino
Aprendizagem
Matemática
Geometria
Virtual Reality
e-Learning
Teaching
Learning
Math
Geometry
description Este trabalho explora a possibilidade técnica de definir certos conteúdos pedagógicos em ambientes de realidade virtual. O ensino à distância baseado em canais digitais (E-learning) é uma necessidade crescente, dado que contribui para a redução de barreiras económicas, geográficas ou sociais. Por outro lado, a manipulação direta de objetos ou a interação com cenários é uma importante forma de aprendizagem, por exemplo, de conceitos geométricos ou espaciais. Esta tese existe na intersecção entre os temas de RV (Realidade Virtual) e de E-learning. O desenvolvimento principal deste texto consiste na descrição dos aspectos técnicos de um sistema informático para a construção de um ambiente RV interativo. Este ambiente pode ser visitado através de um computador ou com óculos de RV simples, como o Google Cardboard. Neste, o utilizador pode caminhar num percurso entre vários exercícios de escolha múltipla, dependendo da resposta a cada pergunta; Abstract: Immersive E-learning Activities in a first-person perspective This work explores the possibility of defining certain pedagogic contents in a virtual reality environment. Distance learning based on digital channels (E-Learning) is a rising necessity, given that it contributes to the reduction of economic, geographical or social barriers. On the other hand the direct manipulation of objects or the direct interaction with certain scenarios is an important way of learning, for example, spacial or geometrical concepts. This thesis exists in the intersection between the themes of VR and E-Learning. The main development of this text consists in the description of several technical aspects of a digital system for the construction of an interactive VR environment. This environment can be visited through a computer or with the use of simple VR glasses, such as Google Cardboard. In this, the user can travel a set path between several multiple choice exercises, this path being defined by the answer to each question.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-25T17:09:24Z
2022-02-25
2022-01-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/31202
http://hdl.handle.net/10174/31202
TID:202931749
url http://hdl.handle.net/10174/31202
identifier_str_mv TID:202931749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Informática
carlosfigueiredo1@live.com
498
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136685799243776