E-learning Imersivo - Atividades na perspetiva da primeira pessoa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/31202 |
Resumo: | Este trabalho explora a possibilidade técnica de definir certos conteúdos pedagógicos em ambientes de realidade virtual. O ensino à distância baseado em canais digitais (E-learning) é uma necessidade crescente, dado que contribui para a redução de barreiras económicas, geográficas ou sociais. Por outro lado, a manipulação direta de objetos ou a interação com cenários é uma importante forma de aprendizagem, por exemplo, de conceitos geométricos ou espaciais. Esta tese existe na intersecção entre os temas de RV (Realidade Virtual) e de E-learning. O desenvolvimento principal deste texto consiste na descrição dos aspectos técnicos de um sistema informático para a construção de um ambiente RV interativo. Este ambiente pode ser visitado através de um computador ou com óculos de RV simples, como o Google Cardboard. Neste, o utilizador pode caminhar num percurso entre vários exercícios de escolha múltipla, dependendo da resposta a cada pergunta; Abstract: Immersive E-learning Activities in a first-person perspective This work explores the possibility of defining certain pedagogic contents in a virtual reality environment. Distance learning based on digital channels (E-Learning) is a rising necessity, given that it contributes to the reduction of economic, geographical or social barriers. On the other hand the direct manipulation of objects or the direct interaction with certain scenarios is an important way of learning, for example, spacial or geometrical concepts. This thesis exists in the intersection between the themes of VR and E-Learning. The main development of this text consists in the description of several technical aspects of a digital system for the construction of an interactive VR environment. This environment can be visited through a computer or with the use of simple VR glasses, such as Google Cardboard. In this, the user can travel a set path between several multiple choice exercises, this path being defined by the answer to each question. |
id |
RCAP_eff5ded8b37515fe4c3dd1b971397aaa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/31202 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
E-learning Imersivo - Atividades na perspetiva da primeira pessoaRealidade Virtuale-learningEnsinoAprendizagemMatemáticaGeometriaVirtual Realitye-LearningTeachingLearningMathGeometryEste trabalho explora a possibilidade técnica de definir certos conteúdos pedagógicos em ambientes de realidade virtual. O ensino à distância baseado em canais digitais (E-learning) é uma necessidade crescente, dado que contribui para a redução de barreiras económicas, geográficas ou sociais. Por outro lado, a manipulação direta de objetos ou a interação com cenários é uma importante forma de aprendizagem, por exemplo, de conceitos geométricos ou espaciais. Esta tese existe na intersecção entre os temas de RV (Realidade Virtual) e de E-learning. O desenvolvimento principal deste texto consiste na descrição dos aspectos técnicos de um sistema informático para a construção de um ambiente RV interativo. Este ambiente pode ser visitado através de um computador ou com óculos de RV simples, como o Google Cardboard. Neste, o utilizador pode caminhar num percurso entre vários exercícios de escolha múltipla, dependendo da resposta a cada pergunta; Abstract: Immersive E-learning Activities in a first-person perspective This work explores the possibility of defining certain pedagogic contents in a virtual reality environment. Distance learning based on digital channels (E-Learning) is a rising necessity, given that it contributes to the reduction of economic, geographical or social barriers. On the other hand the direct manipulation of objects or the direct interaction with certain scenarios is an important way of learning, for example, spacial or geometrical concepts. This thesis exists in the intersection between the themes of VR and E-Learning. The main development of this text consists in the description of several technical aspects of a digital system for the construction of an interactive VR environment. This environment can be visited through a computer or with the use of simple VR glasses, such as Google Cardboard. In this, the user can travel a set path between several multiple choice exercises, this path being defined by the answer to each question.Universidade de Évora2022-02-25T17:09:24Z2022-02-252022-01-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/31202http://hdl.handle.net/10174/31202TID:202931749porDepartamento de Informáticacarlosfigueiredo1@live.com498Figueiredo, Carlos Manuel da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:30:29Zoai:dspace.uevora.pt:10174/31202Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:26.755252Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
E-learning Imersivo - Atividades na perspetiva da primeira pessoa |
title |
E-learning Imersivo - Atividades na perspetiva da primeira pessoa |
spellingShingle |
E-learning Imersivo - Atividades na perspetiva da primeira pessoa Figueiredo, Carlos Manuel da Silva Realidade Virtual e-learning Ensino Aprendizagem Matemática Geometria Virtual Reality e-Learning Teaching Learning Math Geometry |
title_short |
E-learning Imersivo - Atividades na perspetiva da primeira pessoa |
title_full |
E-learning Imersivo - Atividades na perspetiva da primeira pessoa |
title_fullStr |
E-learning Imersivo - Atividades na perspetiva da primeira pessoa |
title_full_unstemmed |
E-learning Imersivo - Atividades na perspetiva da primeira pessoa |
title_sort |
E-learning Imersivo - Atividades na perspetiva da primeira pessoa |
author |
Figueiredo, Carlos Manuel da Silva |
author_facet |
Figueiredo, Carlos Manuel da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Carlos Manuel da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Realidade Virtual e-learning Ensino Aprendizagem Matemática Geometria Virtual Reality e-Learning Teaching Learning Math Geometry |
topic |
Realidade Virtual e-learning Ensino Aprendizagem Matemática Geometria Virtual Reality e-Learning Teaching Learning Math Geometry |
description |
Este trabalho explora a possibilidade técnica de definir certos conteúdos pedagógicos em ambientes de realidade virtual. O ensino à distância baseado em canais digitais (E-learning) é uma necessidade crescente, dado que contribui para a redução de barreiras económicas, geográficas ou sociais. Por outro lado, a manipulação direta de objetos ou a interação com cenários é uma importante forma de aprendizagem, por exemplo, de conceitos geométricos ou espaciais. Esta tese existe na intersecção entre os temas de RV (Realidade Virtual) e de E-learning. O desenvolvimento principal deste texto consiste na descrição dos aspectos técnicos de um sistema informático para a construção de um ambiente RV interativo. Este ambiente pode ser visitado através de um computador ou com óculos de RV simples, como o Google Cardboard. Neste, o utilizador pode caminhar num percurso entre vários exercícios de escolha múltipla, dependendo da resposta a cada pergunta; Abstract: Immersive E-learning Activities in a first-person perspective This work explores the possibility of defining certain pedagogic contents in a virtual reality environment. Distance learning based on digital channels (E-Learning) is a rising necessity, given that it contributes to the reduction of economic, geographical or social barriers. On the other hand the direct manipulation of objects or the direct interaction with certain scenarios is an important way of learning, for example, spacial or geometrical concepts. This thesis exists in the intersection between the themes of VR and E-Learning. The main development of this text consists in the description of several technical aspects of a digital system for the construction of an interactive VR environment. This environment can be visited through a computer or with the use of simple VR glasses, such as Google Cardboard. In this, the user can travel a set path between several multiple choice exercises, this path being defined by the answer to each question. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-25T17:09:24Z 2022-02-25 2022-01-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/31202 http://hdl.handle.net/10174/31202 TID:202931749 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/31202 |
identifier_str_mv |
TID:202931749 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Informática carlosfigueiredo1@live.com 498 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136685799243776 |