Educar para o uso adequado de antibióticos: proposta de um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parreira, Carolina Guimarães
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2538
Resumo: O ano de 2020 estará para sempre marcado como o ano da instauração da pandemia mundial da Covid-19. Existiu a necessidade da sociedade se adaptar à nova realidade do seu quotidiano, às novas regras de higiene e, desta forma, privar-se de muitas das suas atividades. O facto de os alunos nunca terem vivenciado uma situação semelhante, levou ao surgimento de questões e/ou dúvidas sobre a pandemia, a cura ou até mesmo os meios de contágio. Após várias conversas informais em contexto escolar, percebeu-se que tinham dúvidas sobre o conceito de vírus, os sintomas que poderiam causar e as formas de tratamento existentes. Tendo em conta que, como forma de tratamento, referiam essencialmente a utilização de antibióticos como principal solução e, visto que, a resistência a estes medicamentos é atualmente um problema de saúde pública, surgiu a vontade de realizar um estudo para perceber quais as ideias dos alunos sobre alguns conceitos associados aos microrganismos, especialmente no que concerne ao uso correto de antibióticos. A partir daí, desenhar estratégias para que os alunos adquirissem conhecimentos cientificamente corretos sobre o assunto e tomassem consciência do seu papel como agentes de saúde, tendo em vista prevenir a resistência microbiana causada pelo uso inadequado dos antibióticos. Neste sentido, foi pensada a realização de um estudo investigativo no âmbito das Ciências Naturais, com a turma do 6.º ano de escolaridade na qual iria decorrer a Prática de Ensino Supervisionada. A metodologia a adotar seria de natureza qualitativa. A recolha de dados seria feita através de observação participante, análise documental e aplicação de dois questionários (um para os alunos e outro para os pais/encarregados de educação). O estudo não foi realizado devido ao agravamento da situação pandémica, que implicou o fecho das escolas, impedindo a realização da Prática de Ensino Supervisionada no 2. º Ciclo do Ensino Básico e, consequentemente a recolha de dados.
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