Educar para o uso adequado de antibióticos: proposta de um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2538 |
Resumo: | O ano de 2020 estará para sempre marcado como o ano da instauração da pandemia mundial da Covid-19. Existiu a necessidade da sociedade se adaptar à nova realidade do seu quotidiano, às novas regras de higiene e, desta forma, privar-se de muitas das suas atividades. O facto de os alunos nunca terem vivenciado uma situação semelhante, levou ao surgimento de questões e/ou dúvidas sobre a pandemia, a cura ou até mesmo os meios de contágio. Após várias conversas informais em contexto escolar, percebeu-se que tinham dúvidas sobre o conceito de vírus, os sintomas que poderiam causar e as formas de tratamento existentes. Tendo em conta que, como forma de tratamento, referiam essencialmente a utilização de antibióticos como principal solução e, visto que, a resistência a estes medicamentos é atualmente um problema de saúde pública, surgiu a vontade de realizar um estudo para perceber quais as ideias dos alunos sobre alguns conceitos associados aos microrganismos, especialmente no que concerne ao uso correto de antibióticos. A partir daí, desenhar estratégias para que os alunos adquirissem conhecimentos cientificamente corretos sobre o assunto e tomassem consciência do seu papel como agentes de saúde, tendo em vista prevenir a resistência microbiana causada pelo uso inadequado dos antibióticos. Neste sentido, foi pensada a realização de um estudo investigativo no âmbito das Ciências Naturais, com a turma do 6.º ano de escolaridade na qual iria decorrer a Prática de Ensino Supervisionada. A metodologia a adotar seria de natureza qualitativa. A recolha de dados seria feita através de observação participante, análise documental e aplicação de dois questionários (um para os alunos e outro para os pais/encarregados de educação). O estudo não foi realizado devido ao agravamento da situação pandémica, que implicou o fecho das escolas, impedindo a realização da Prática de Ensino Supervisionada no 2. º Ciclo do Ensino Básico e, consequentemente a recolha de dados. |
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Educar para o uso adequado de antibióticos: proposta de um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridadeEnsino das Ciências NaturaisMicrorganismosAntibióticosResistência microbiana6.º ano de escolaridadeTeaching of Natural SciencesMicroorganismsAntibioticsMicrobial resistance6th grade studentsO ano de 2020 estará para sempre marcado como o ano da instauração da pandemia mundial da Covid-19. Existiu a necessidade da sociedade se adaptar à nova realidade do seu quotidiano, às novas regras de higiene e, desta forma, privar-se de muitas das suas atividades. O facto de os alunos nunca terem vivenciado uma situação semelhante, levou ao surgimento de questões e/ou dúvidas sobre a pandemia, a cura ou até mesmo os meios de contágio. Após várias conversas informais em contexto escolar, percebeu-se que tinham dúvidas sobre o conceito de vírus, os sintomas que poderiam causar e as formas de tratamento existentes. Tendo em conta que, como forma de tratamento, referiam essencialmente a utilização de antibióticos como principal solução e, visto que, a resistência a estes medicamentos é atualmente um problema de saúde pública, surgiu a vontade de realizar um estudo para perceber quais as ideias dos alunos sobre alguns conceitos associados aos microrganismos, especialmente no que concerne ao uso correto de antibióticos. A partir daí, desenhar estratégias para que os alunos adquirissem conhecimentos cientificamente corretos sobre o assunto e tomassem consciência do seu papel como agentes de saúde, tendo em vista prevenir a resistência microbiana causada pelo uso inadequado dos antibióticos. Neste sentido, foi pensada a realização de um estudo investigativo no âmbito das Ciências Naturais, com a turma do 6.º ano de escolaridade na qual iria decorrer a Prática de Ensino Supervisionada. A metodologia a adotar seria de natureza qualitativa. A recolha de dados seria feita através de observação participante, análise documental e aplicação de dois questionários (um para os alunos e outro para os pais/encarregados de educação). O estudo não foi realizado devido ao agravamento da situação pandémica, que implicou o fecho das escolas, impedindo a realização da Prática de Ensino Supervisionada no 2. º Ciclo do Ensino Básico e, consequentemente a recolha de dados.The year of 2020 will be forever marked as the year of the establishment of the world pandemic of covid-19. There was a need for society to adapt to the new reality of its daily life, to the new rules of hygiene and, in this way, to deprive itself of many of its daily activities. The fact that the students never experienced a similar situation in the past, led to the rise of questions and doubts about the pandemic, the cure or the means of contagion. After informal talks in the school context, we realized that they had doubts about the concept of viruses, the symptoms they could cause and the existing forms of treatment. Bearing in mind that, as a form of treatment, they essentially referred to the use of antibiotics and since resistance to these drugs is currently a public health problem, the desire to conduct a study arose to understand the students' ideas about some concepts associated with microorganisms, especially with regard to the correct use of antibiotics. Moreover, from there, to design strategies for students to acquire scientifically correct knowledge on the subject and become aware of their role as health agents, to prevent microbial resistance caused by the inappropriate use of antibiotics. In this sense, it was thought to carry out an investigative study within the scope of Natural Sciences, with the class of 6th grade in which the Supervised Teaching Practice would take place. The methodology to adopt would be by qualitative nature. Data collection would be done through participant observation, document analysis and the application of two questionnaires (one for students and one for their parents/guardians). The study didn´t happen due to the worsening of the pandemic situation, which implied the closure of schools, preventing the implementation of Supervised Teaching Practice in the 2nd Cycle of Basic Education and, consequently, data collection.2021-06-09T09:30:21Z2021-02-19T00:00:00Z2021-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2538TID:202731987porParreira, Carolina Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:33Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2538Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:23.192780Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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