O desenvolvimento da autonomia na paralisia cerebral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/11907 |
Resumo: | Este projeto de intervenção pretende contribuir para o desenvolvimento de práticas relevantes no desenvolvimento da autonomia e autoestima de uma aluna com paralisia cerebral em contexto escolar. Com este objetivo realizou-se um estudo aprofundado sobre o tema de forma a realizar uma intervenção fundamentada na investigação publicada e na legislação em vigor. Depois de um processo cuidado de observação da aluna e a elaboração da anamnese foram definidos três planos de ação: a intervenção direta com a aluna tendo em conta competências específicas e trabalho adaptado em algumas disciplinas como Música e Educação Visual; a sensibilização dos docentes do regular para a adaptação dos exercícios de avaliação de conhecimentos e de alguns materiais em sala de aula e das Assistentes Operacionais para a importância do desenvolvimento da autonomia e autoestima no espaço escolar; a utilização das TIC como elemento facilitador na sala de aula e no espaço de ocupação de tempos livres/ sala de estudo SEI+. Esta intervenção foi avaliada pela aluna, Encarregado de Educação, Diretor de Turma e Professor de Educação Especial tendo em conta a evolução de cada um dos aspetos referidos anteriormente. A realização deste projeto permitiu concluir que a aluna evoluiu ao nível da autonomia e autoestima e que os diferentes intervenientes educativos e a utilização das TIC foram elementos cada vez mais facilitadores desta progressão. |
id |
RCAP_f00a3f2af3361190db4bcf8c1724ae25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11907 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desenvolvimento da autonomia na paralisia cerebralpráticas relevantes e estratégias utilizadas com uma aluna em contexto escolarEducação especialCrianças DeficientesParalisia CerebralAutonomiaAuto-EstimaEste projeto de intervenção pretende contribuir para o desenvolvimento de práticas relevantes no desenvolvimento da autonomia e autoestima de uma aluna com paralisia cerebral em contexto escolar. Com este objetivo realizou-se um estudo aprofundado sobre o tema de forma a realizar uma intervenção fundamentada na investigação publicada e na legislação em vigor. Depois de um processo cuidado de observação da aluna e a elaboração da anamnese foram definidos três planos de ação: a intervenção direta com a aluna tendo em conta competências específicas e trabalho adaptado em algumas disciplinas como Música e Educação Visual; a sensibilização dos docentes do regular para a adaptação dos exercícios de avaliação de conhecimentos e de alguns materiais em sala de aula e das Assistentes Operacionais para a importância do desenvolvimento da autonomia e autoestima no espaço escolar; a utilização das TIC como elemento facilitador na sala de aula e no espaço de ocupação de tempos livres/ sala de estudo SEI+. Esta intervenção foi avaliada pela aluna, Encarregado de Educação, Diretor de Turma e Professor de Educação Especial tendo em conta a evolução de cada um dos aspetos referidos anteriormente. A realização deste projeto permitiu concluir que a aluna evoluiu ao nível da autonomia e autoestima e que os diferentes intervenientes educativos e a utilização das TIC foram elementos cada vez mais facilitadores desta progressão.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumManjolinha, Andreia Cristina Abade2016-03-08T14:29:39Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11907201333546porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:40Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11907Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:35.486724Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento da autonomia na paralisia cerebral práticas relevantes e estratégias utilizadas com uma aluna em contexto escolar |
title |
O desenvolvimento da autonomia na paralisia cerebral |
spellingShingle |
O desenvolvimento da autonomia na paralisia cerebral Manjolinha, Andreia Cristina Abade Educação especial Crianças Deficientes Paralisia Cerebral Autonomia Auto-Estima |
title_short |
O desenvolvimento da autonomia na paralisia cerebral |
title_full |
O desenvolvimento da autonomia na paralisia cerebral |
title_fullStr |
O desenvolvimento da autonomia na paralisia cerebral |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento da autonomia na paralisia cerebral |
title_sort |
O desenvolvimento da autonomia na paralisia cerebral |
author |
Manjolinha, Andreia Cristina Abade |
author_facet |
Manjolinha, Andreia Cristina Abade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Manjolinha, Andreia Cristina Abade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Crianças Deficientes Paralisia Cerebral Autonomia Auto-Estima |
topic |
Educação especial Crianças Deficientes Paralisia Cerebral Autonomia Auto-Estima |
description |
Este projeto de intervenção pretende contribuir para o desenvolvimento de práticas relevantes no desenvolvimento da autonomia e autoestima de uma aluna com paralisia cerebral em contexto escolar. Com este objetivo realizou-se um estudo aprofundado sobre o tema de forma a realizar uma intervenção fundamentada na investigação publicada e na legislação em vigor. Depois de um processo cuidado de observação da aluna e a elaboração da anamnese foram definidos três planos de ação: a intervenção direta com a aluna tendo em conta competências específicas e trabalho adaptado em algumas disciplinas como Música e Educação Visual; a sensibilização dos docentes do regular para a adaptação dos exercícios de avaliação de conhecimentos e de alguns materiais em sala de aula e das Assistentes Operacionais para a importância do desenvolvimento da autonomia e autoestima no espaço escolar; a utilização das TIC como elemento facilitador na sala de aula e no espaço de ocupação de tempos livres/ sala de estudo SEI+. Esta intervenção foi avaliada pela aluna, Encarregado de Educação, Diretor de Turma e Professor de Educação Especial tendo em conta a evolução de cada um dos aspetos referidos anteriormente. A realização deste projeto permitiu concluir que a aluna evoluiu ao nível da autonomia e autoestima e que os diferentes intervenientes educativos e a utilização das TIC foram elementos cada vez mais facilitadores desta progressão. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013-01-01T00:00:00Z 2016-03-08T14:29:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/11907 201333546 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/11907 |
identifier_str_mv |
201333546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130011922333696 |