O uso do GeoGebra na aprendizagem de figuras geométricas com alunos do 7º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Lúcia Andreia de Freitas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78699
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_f00b453594ec1c14318ea7e87bdf680f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78699
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso do GeoGebra na aprendizagem de figuras geométricas com alunos do 7º ano de escolaridadeThe use of GeoGebra in learning geometric figures with 7th grade studentsDispositivos móveisFiguras geométricasGeoGebraGeometric figuresMobile devicesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO estudo realizado neste relatório tem como objetivo analisar qual o contributo do GeoGebra na aprendizagem de figuras geométricas no 7.º ano de escolaridade. Desta forma, foram formuladas três questões de investigação: 1. Que potencialidades e dificuldades revelam os alunos do 7.º ano na aprendizagem de figuras geométricas?; 2. Como o GeoGebra contribui para os alunos do 7.º ano ultrapassarem as dificuldades na aprendizagem de figuras geométricas?; 3. Que perceções têm os alunos do 7.º ano sobre o contributo do GeoGebra na aprendizagem de figuras geométricas?. De forma a responder a estas questões a recolha de dados foi realizada através da gravação das aulas, de um questionário e da recolha das produções dos alunos. Os softwares de geometria dinâmica, em particular o GeoGebra, permitem construir e manipular as figuras geométricas, com base nas suas características e ainda a construção de tarefas que promovem a motivação e a autonomia dos alunos. Além disso, permitem testar e provar as suas conjeturas, a análise de propriedades das figuras geométricas e também desenvolver a comunicação matemática através das discussões criadas na sala de aula. Por conseguinte, neste estudo, inicialmente, pretende-se analisar as potencialidades e as dificuldades dos alunos na aprendizagem de figuras geométricas, de seguida analisar o contributo do GeoGebra na ultrapassem das dificuldades dos alunos e por fim analisar as suas opiniões sobre o contributo do GeoGebra na aprendizagem de figuras geométricas. Os resultados deste estudo mostram que os alunos nunca tinham utilizado o GeoGebra, antes da intervenção pedagógica, mas gostaram de o utilizar na aprendizagem dos conteúdos da geometria. E ainda, que este software de geometria dinâmica é um fator motivador na aprendizagem de figuras geométricas contribuindo para os alunos ultrapassarem as suas dificuldades relacionadas com este conteúdo. Por conseguinte, os alunos apontam diversas vantagens à utilização do GeoGebra, tais como, aumentar a vontade de estudar, de participar e a motivação na aprendizagem dos conteúdos sobre figuras geométricas e melhorar o raciocínio e o desempenho. Além disso, os alunos também apontam duas desvantagens à utilização do GeoGebra que são o aumento da distração e a necessidades de terem acesso dispositivos móveis na sala de aula.The study carried out in this report aims to analyze the contribution of GeoGebra in the learning of geometric figures in the 7th year of schooling. Thus, three research questions were formulated: 1. Which potentialities and difficulties do 7th grade students reveal in the learning of geometric figures?; 2. How does GeoGebra help 7th graders overcome difficulties in learning geometric figures?; 3. Which perceptions 7 th grade students have about the contribution of GeoGebra in the learning of geometric figures?. In order to answer these questions, the data collection was carried out through the recording of classes, a questionnaire and the collection of students productions. The software of dynamic geometry, in particular GeoGebra, allows to build and manipulate the geometric figures, based on their characteristics and also the construction of tasks that promote the motivation and autonomy of the students. Besides that, they allow you to test and prove their conjectures, to analyze the properties of geometric figures and also to develop mathematical communication through discussions created in the classroom. Therefore, it is intended to initially analyze the potencialities and difficulties of students in the learning of geometric figures, then analyze the contribution of GeoGebra in overcoming students’ difficulties and finally analyze their opinions on the contribution of GeoGebra in the learning of geometric figures. The results of this study show that the students had never used GeoGebra before the pedagogical intervention, but they liked to use it in learning the contents of geometry. And also, that this dynamic geometry software is a motivating factor in the learning of geometric figures contributing to students overcome their difficulties related to this content. Consequently, the students point out several advantages to the use of GeoGebra, such as, increase the willingness to study, to participate and the motivation in the learning of contents about geometric figures and improve reasoning and performance. In addition, students also point out two disadvantages to the use of GeoGebra which are the increased of distraction and the need to have mobile devices access in the classroom.Palhares, PedroUniversidade do MinhoVieira, Lúcia Andreia de Freitas2022-02-262022-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78699por203007026info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78699Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:40:57.207073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso do GeoGebra na aprendizagem de figuras geométricas com alunos do 7º ano de escolaridade
The use of GeoGebra in learning geometric figures with 7th grade students
title O uso do GeoGebra na aprendizagem de figuras geométricas com alunos do 7º ano de escolaridade
spellingShingle O uso do GeoGebra na aprendizagem de figuras geométricas com alunos do 7º ano de escolaridade
Vieira, Lúcia Andreia de Freitas
Dispositivos móveis
Figuras geométricas
GeoGebra
Geometric figures
Mobile devices
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O uso do GeoGebra na aprendizagem de figuras geométricas com alunos do 7º ano de escolaridade
title_full O uso do GeoGebra na aprendizagem de figuras geométricas com alunos do 7º ano de escolaridade
title_fullStr O uso do GeoGebra na aprendizagem de figuras geométricas com alunos do 7º ano de escolaridade
title_full_unstemmed O uso do GeoGebra na aprendizagem de figuras geométricas com alunos do 7º ano de escolaridade
title_sort O uso do GeoGebra na aprendizagem de figuras geométricas com alunos do 7º ano de escolaridade
author Vieira, Lúcia Andreia de Freitas
author_facet Vieira, Lúcia Andreia de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palhares, Pedro
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Lúcia Andreia de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Dispositivos móveis
Figuras geométricas
GeoGebra
Geometric figures
Mobile devices
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Dispositivos móveis
Figuras geométricas
GeoGebra
Geometric figures
Mobile devices
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-26
2022-02-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78699
url https://hdl.handle.net/1822/78699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203007026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132956574351360