Partilhar, comunicar e cooperar : a utilização de recursos digitais de apoio à disciplina de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sónia Cristina Bento dos, 1974-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/17903
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
id RCAP_f00cf11d6681126415afaea9da08fc56
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/17903
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Partilhar, comunicar e cooperar : a utilização de recursos digitais de apoio à disciplina de educação físicaEducação física - desportoFerramentas de softwareGoogleWeb 2.0Trabalhos de projeto de mestrado - 2014Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014A escola enquanto instituição tem como papel principal contribuir para o desenvolvimento integral da criança. Por excelência, é o local onde as crianças desenvolvem conhecimentos e competências que em outros contextos não seria possível. Aprender e ensinar são ações que, independentemente dos sujeitos, coloca todas as disciplinas no mesmo nível de importância, onde a especificidade que lhes é caraterística, enriquece não só o conhecimento dos alunos, como lhes proporciona um conjunto de experiências e vivências que os acompanhará ao longo do seu percurso académico. A ideia de integrar as tecnologias de informação e comunicação nas aulas de educação física, surgiu não só como uma estratégia para a aprendizagem dos seus conteúdos mas também, como uma forma de promover comportamentos que permitissem a valorização da disciplina no currículo escolar dos alunos. A opção de utilizar o Google Docs no desenvolvimento deste projeto, teve por base vários fatores: a faixa etária dos alunos; o seu acesso a partir do Gmail; as semelhanças que existem com o processador de texto – word; e a particularidade de ser uma ferramenta que permite a colaboração, partilha e interação entre pares. O desenvolvimento deste projeto recorrendo a uma ferramenta WEB 2.0, partiu de um problema, que tem levantado algumas questões: Não sendo o manual de educação física obrigatório, de que forma podem os alunos aceder aos seus conteúdos? Que estratégias utilizar para facilitar o acesso aos conteúdos da disciplina? Em que medida podem as ferramentas WEB 2.0 promover o sucesso na disciplina? Procurando responder a estas questões, utilizou-se um plano pré-experimental que contou com dois grupos: um grupo de controlo e um grupo experimental. Com este último, foram realizados trabalhos em regime online e presenciais, onde foram desenvolvidas atividades com recurso à ferramenta Google Docs, que incidiram sobre três matérias lecionadas na disciplina, enquanto que no grupo de controlo foi utilizado o método tradicional. Foi utilizada uma metodologia mista com design exploratório sequencial, recolhendo-se em várias fases dados qualitativos e quantitativos. Após a análise dos resultados obtidos foi possível aferir que a utilização do Google Docs promoveu ligeiras melhorias ao nível do desempenho dos alunos do grupo experimental, não tendo no entanto os resultados sido os esperados ao nível dos conhecimentos. Salientamos ainda que, enquanto ferramenta WEB 2.0, o Google Docs fomentou comportamentos, que permitiram aos alunos reconher a sua importância no seu processo de aprendizagem.The school, as an institution, has its main role to contributing to the complet development of the child. It is the place by excellence, where children can develop their skills and competencies, that in other contexts would not be possible. Learning and teaching are actions, that regardless of the subjects, put them all at the same level of importance, with their own specificities, enriching the knowledge of students, and providing a set of experiences that will follow them throughout their academic career. The idea of integrating information and communication technologies in physical education classes, emerged not only as a strategy for learning of its contents but also, as a way to promote behaviors that allow the appreciation of the discipline in the students ' curriculum. The option to use Google Docs in the development of this Project, was based on several factors: the age range of students; its access from Gmail; the similarities that exist with the word processor – word; and the particularity of being a tool that enables collaboration, sharing and peer interaction. The development of this Project, using a WEB 2.0 tool, has its basis on several questions: How can students access the physical education book, if it it´s not compulsory? What strategies can we use to turn out easier the access of the subject´s contents? To what extent can the WEB 2.0 tools promote success in physical education? Seeking to answer these questions, we used a pre-experimental plan that featured two groups: a control group and an experimental one. With the latter, there were taken face-to-face and online activities, where there were used the tool Google Docs, which focused on three subjects taught, meanwhile in the control group it was used the traditional method-the statement. A mixed methodology was used with exploratory sequential design, retreating in multiphase qualitative and quantitative data. After the analysis of the results it was possible to determine that the use of Google Docs had promoted slight improvement in the performance of students in the experimental group, did not have however the expected results to the level of knowledge. We point that while Web 2.0 tool, Google Docs fostered behaviors, that allowed the students to recognize their importance in the learning process.Miranda, Guilhermina LobatoRepositório da Universidade de LisboaSantos, Sónia Cristina Bento dos, 1974-2015-04-14T16:13:10Z20142014-10-132014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/17903TID:201284979porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/17903Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:37.089973Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Partilhar, comunicar e cooperar : a utilização de recursos digitais de apoio à disciplina de educação física
title Partilhar, comunicar e cooperar : a utilização de recursos digitais de apoio à disciplina de educação física
spellingShingle Partilhar, comunicar e cooperar : a utilização de recursos digitais de apoio à disciplina de educação física
Santos, Sónia Cristina Bento dos, 1974-
Educação física - desporto
Ferramentas de software
Google
Web 2.0
Trabalhos de projeto de mestrado - 2014
title_short Partilhar, comunicar e cooperar : a utilização de recursos digitais de apoio à disciplina de educação física
title_full Partilhar, comunicar e cooperar : a utilização de recursos digitais de apoio à disciplina de educação física
title_fullStr Partilhar, comunicar e cooperar : a utilização de recursos digitais de apoio à disciplina de educação física
title_full_unstemmed Partilhar, comunicar e cooperar : a utilização de recursos digitais de apoio à disciplina de educação física
title_sort Partilhar, comunicar e cooperar : a utilização de recursos digitais de apoio à disciplina de educação física
author Santos, Sónia Cristina Bento dos, 1974-
author_facet Santos, Sónia Cristina Bento dos, 1974-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Guilhermina Lobato
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sónia Cristina Bento dos, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - desporto
Ferramentas de software
Google
Web 2.0
Trabalhos de projeto de mestrado - 2014
topic Educação física - desporto
Ferramentas de software
Google
Web 2.0
Trabalhos de projeto de mestrado - 2014
description Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-10-13
2014-01-01T00:00:00Z
2015-04-14T16:13:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/17903
TID:201284979
url http://hdl.handle.net/10451/17903
identifier_str_mv TID:201284979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134273903525888