Realidade virtual no ensino em endodontia : revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/42557 |
Resumo: | Introdução: A realidade virtual e as simulações digitais interativas nos últimos anos, têm sido utilizadas na educação de medicina dentaria para o treino de estudantes antes de interagir com pacientes reais. A aplicação da realidade virtual na educação tem sido demonstrada na literatura. Algumas publicações recentes sugeriram que as tecnologias virtuais e hápticas podem ter efeitos realmente positivos nos resultados da educação em medicina dentaria aplicada em endodontia. Objetivo: Analisar o processo de ensino e aprendizagem pelos meios tecnológicos, analisar a influencia das novas tecnologias no âmbito educacional e analisar as desvantagens e vantagens na utilização de novas tecnologias. Materiais e Métodos: Foi feita a pesquisa nas plataformas Pubmed/MEDLINE e Web of Science usando as palavras-chave (endodontic education) OR (endodontic training)) AND ((simulators) OR (virtual reality)) sendo a seleção dos artigos conduzida por critérios de inclusão e exclusão. Resultados: Foram obtidos 229 artigos no total, 203 artigos na Pubmed e 26 na Web of Science. Após a exclusão dos duplicados (n=26), procedeuse à seleção dos artigos através da leitura dos títulos, tendo em consideração os critérios de inclusão e exclusão (n=29). Após leitura completa obtivemos uma amostra de 10 artigos finais (n=10). Conclusão: A aplicação da Realidade virtual melhorou a capacidade de aumento de conhecimentos teóricos, sendo também o papel do professor muito importante. Mais estudos com amostras maiores e ensaios clínicos a longo prazo são necessários para corroborar esse possível impacto positivo de várias tecnologias virtuais nos resultados da educação endodôntica aplicada |
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Realidade virtual no ensino em endodontia : revisão sistemáticaEndodontic educationEndodontic trainingSimulatorsVirtual realityDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências MédicasIntrodução: A realidade virtual e as simulações digitais interativas nos últimos anos, têm sido utilizadas na educação de medicina dentaria para o treino de estudantes antes de interagir com pacientes reais. A aplicação da realidade virtual na educação tem sido demonstrada na literatura. Algumas publicações recentes sugeriram que as tecnologias virtuais e hápticas podem ter efeitos realmente positivos nos resultados da educação em medicina dentaria aplicada em endodontia. Objetivo: Analisar o processo de ensino e aprendizagem pelos meios tecnológicos, analisar a influencia das novas tecnologias no âmbito educacional e analisar as desvantagens e vantagens na utilização de novas tecnologias. Materiais e Métodos: Foi feita a pesquisa nas plataformas Pubmed/MEDLINE e Web of Science usando as palavras-chave (endodontic education) OR (endodontic training)) AND ((simulators) OR (virtual reality)) sendo a seleção dos artigos conduzida por critérios de inclusão e exclusão. Resultados: Foram obtidos 229 artigos no total, 203 artigos na Pubmed e 26 na Web of Science. Após a exclusão dos duplicados (n=26), procedeuse à seleção dos artigos através da leitura dos títulos, tendo em consideração os critérios de inclusão e exclusão (n=29). Após leitura completa obtivemos uma amostra de 10 artigos finais (n=10). Conclusão: A aplicação da Realidade virtual melhorou a capacidade de aumento de conhecimentos teóricos, sendo também o papel do professor muito importante. Mais estudos com amostras maiores e ensaios clínicos a longo prazo são necessários para corroborar esse possível impacto positivo de várias tecnologias virtuais nos resultados da educação endodôntica aplicadaIntroduction: Virtual reality and interactive digital simulations in recent years have been used in dental education to train students before interacting with real patients. The application of virtual reality in education has been demonstrated in the literature. Some recent publications have suggested that virtual and haptic technologies can have really positive effects on the outcomes of dental medicine education applied in endodontics. Objective: To analyze the teaching and learning process by technological means, to analyze the influence of new technologies in the educational field, and to analyze the disadvantages and advantages in the use of new technologies. Materials and Methods: A search was made in the Pubmed/MEDLINE and Web of Science platforms using the keywords (endodontic education) OR (endodontic training)) AND ((simulators) OR (virtual reality)), and the selection of articles was conducted by inclusion and exclusion criteria. Results: A total of 229 articles were obtained, 203 articles in Pubmed and 26 in Web of Science. After the exclusion of duplicates (n=26), we proceeded to the selection of articles by reading the titles, taking into account the inclusion and exclusion criteria (n=29). After complete reading we obtained a sample of 10 final articles (n=10). Conclusion: The application of virtual reality has improved in the ability to increase theoretical knowledge, and the role of the teacher is also very important. More studies with larger samples and long-term clinical trials are needed to corroborate this possible positive impact of various virtual technologies on the outcomes of applied endodontic education.Cardoso, Miguel Agostinho Beco PintoNoites, Rita Brandão de PinhoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMartinez, Andrea Vazquez2023-09-21T16:40:14Z2023-07-2520232023-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/42557TID:203349407porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-26T01:44:21Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42557Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:59.898213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Introdução: A realidade virtual e as simulações digitais interativas nos últimos anos, têm sido utilizadas na educação de medicina dentaria para o treino de estudantes antes de interagir com pacientes reais. A aplicação da realidade virtual na educação tem sido demonstrada na literatura. Algumas publicações recentes sugeriram que as tecnologias virtuais e hápticas podem ter efeitos realmente positivos nos resultados da educação em medicina dentaria aplicada em endodontia. Objetivo: Analisar o processo de ensino e aprendizagem pelos meios tecnológicos, analisar a influencia das novas tecnologias no âmbito educacional e analisar as desvantagens e vantagens na utilização de novas tecnologias. Materiais e Métodos: Foi feita a pesquisa nas plataformas Pubmed/MEDLINE e Web of Science usando as palavras-chave (endodontic education) OR (endodontic training)) AND ((simulators) OR (virtual reality)) sendo a seleção dos artigos conduzida por critérios de inclusão e exclusão. Resultados: Foram obtidos 229 artigos no total, 203 artigos na Pubmed e 26 na Web of Science. Após a exclusão dos duplicados (n=26), procedeuse à seleção dos artigos através da leitura dos títulos, tendo em consideração os critérios de inclusão e exclusão (n=29). Após leitura completa obtivemos uma amostra de 10 artigos finais (n=10). Conclusão: A aplicação da Realidade virtual melhorou a capacidade de aumento de conhecimentos teóricos, sendo também o papel do professor muito importante. Mais estudos com amostras maiores e ensaios clínicos a longo prazo são necessários para corroborar esse possível impacto positivo de várias tecnologias virtuais nos resultados da educação endodôntica aplicada |
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