b-learning: estratégias de aprendizagem no ensino do português língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Miguel Ângelo Serrano
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/20318
Resumo: Esta investigação descreve o desenvolvimento de um trabalho de projeto realizado com base num instituto de línguas na África do Sul. O estudo teve como objetivo compreender de que modo a implementação de um curso de Português Língua Estrangeira, em modalidade de b-learning pode ajudar a combater o absentismo de alguns alunos e a melhorar os níveis de participação e interesse, possibilitando que transitem para níveis de proficiência linguística mais avançados. Em termos metodológicos, a investigação assenta numa metodologia mista e as estratégias utilizadas foram o inquérito por questionário e a análise documental de instrumentos de avaliação das instituições ligadas à implementação dos cursos. Face à pesquisa realizada e aos dados recolhidos concluímos que a maioria dos inquiridos neste estudo estão familiarizados com os novos paradigmas educacionais e com as novas ferramentas digitais, demonstrando-se disponíveis na escolha futura de outras modalidades de ensino. Acreditamos que os resultados obtidos poderão trazer mudanças significativas no ensino do Português Língua Estrangeira na África do Sul. Deste modo é fundamental procurar respostas e acompanhar o universo digital dando resposta às exigências dos públicos que nos procuram para adquirir novas competências linguísticas.
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