Educação online e línguas estrangeiras: ferramentas digitais gratuitas para desenvolver a oralidade em francês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre, Ana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/6880
Resumo: Com a valorização crescente da oralidade no ensino das línguas estrangeiras e a introdução de atividades de avaliação das competências orais, surge a necessidade de implementar uma prática sistemática da oralidade no ensino online garantindo a não presença e a flexibilidade de horário. Assim, a utilização das novas ferramentas de comunicação online, na área científica da Língua e Cultura, representou um desafio para os docentes e discentes da Universidade Aberta (Portugal), para o qual foram propostas estratégias e soluções que assegurassem a qualidade do ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras num ambiente virtual. Nas unidades curriculares de Francês da Universidade Aberta são usadas ferramentas digitais gratuitas, podcasts e showcasts, para praticar e avaliar a oralidade. Apresentamos algumas dessas estratégias e soluções, no que diz respeito a atividades formativas de compreensão e produção oral, verificando-se que o uso de podcasts e de showcasts permitiu a prática sistemática e avaliação da oralidade, contribuindo para a melhoria das competências de oralidade e de escrita de todos os nossos estudantes.
id RCAP_ff684ded1c477eeb4b1cd476ba8d7470
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6880
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação online e línguas estrangeiras: ferramentas digitais gratuitas para desenvolver a oralidade em francêsOralidadeLínguas estrangeirasLíngua francesaEnsino onlinePodcastsShowcastsEducação a distância e e-learningOral skillsOnline teachingDistance education and e-learningForeign languagesFrenchCom a valorização crescente da oralidade no ensino das línguas estrangeiras e a introdução de atividades de avaliação das competências orais, surge a necessidade de implementar uma prática sistemática da oralidade no ensino online garantindo a não presença e a flexibilidade de horário. Assim, a utilização das novas ferramentas de comunicação online, na área científica da Língua e Cultura, representou um desafio para os docentes e discentes da Universidade Aberta (Portugal), para o qual foram propostas estratégias e soluções que assegurassem a qualidade do ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras num ambiente virtual. Nas unidades curriculares de Francês da Universidade Aberta são usadas ferramentas digitais gratuitas, podcasts e showcasts, para praticar e avaliar a oralidade. Apresentamos algumas dessas estratégias e soluções, no que diz respeito a atividades formativas de compreensão e produção oral, verificando-se que o uso de podcasts e de showcasts permitiu a prática sistemática e avaliação da oralidade, contribuindo para a melhoria das competências de oralidade e de escrita de todos os nossos estudantes.The practice and assessment of oral skills in the teaching of foreign languages has become more important recently. Therefore, it is necessary to implement a systematic practice of oral skills in online teaching, but still ensuring a non-face-to-face teaching and time flexibility. Thus, several strategies and solutions have been used to guarantee the quality of foreign language teaching and learning in a virtual environment, and to meet the challenge that the use of the new tools for online communication poses to both teachers and students. In the courses of French at the Universidade Aberta (Open University of Portugal), podcasts and showcasts are used to practice and evaluate the speaking skills. Hence, we describe some of those strategies and solutions, in particular with regard to activities designed to train and develop the students’ oral comprehension and production. We can conclude that the use of podcasts and showcasts has allowed the systematic practice and assessment of oral skills, helping to improve both the speaking and the writing skills of all our students.Repositório AbertoNobre, AnaCardoso, Teresa Margarida Loureiro2018-01-11T15:47:07Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6880por1647-3582info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:25:31Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6880Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:47:17.327209Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação online e línguas estrangeiras: ferramentas digitais gratuitas para desenvolver a oralidade em francês
title Educação online e línguas estrangeiras: ferramentas digitais gratuitas para desenvolver a oralidade em francês
spellingShingle Educação online e línguas estrangeiras: ferramentas digitais gratuitas para desenvolver a oralidade em francês
Nobre, Ana
Oralidade
Línguas estrangeiras
Língua francesa
Ensino online
Podcasts
Showcasts
Educação a distância e e-learning
Oral skills
Online teaching
Distance education and e-learning
Foreign languages
French
title_short Educação online e línguas estrangeiras: ferramentas digitais gratuitas para desenvolver a oralidade em francês
title_full Educação online e línguas estrangeiras: ferramentas digitais gratuitas para desenvolver a oralidade em francês
title_fullStr Educação online e línguas estrangeiras: ferramentas digitais gratuitas para desenvolver a oralidade em francês
title_full_unstemmed Educação online e línguas estrangeiras: ferramentas digitais gratuitas para desenvolver a oralidade em francês
title_sort Educação online e línguas estrangeiras: ferramentas digitais gratuitas para desenvolver a oralidade em francês
author Nobre, Ana
author_facet Nobre, Ana
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
author_role author
author2 Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Nobre, Ana
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv Oralidade
Línguas estrangeiras
Língua francesa
Ensino online
Podcasts
Showcasts
Educação a distância e e-learning
Oral skills
Online teaching
Distance education and e-learning
Foreign languages
French
topic Oralidade
Línguas estrangeiras
Língua francesa
Ensino online
Podcasts
Showcasts
Educação a distância e e-learning
Oral skills
Online teaching
Distance education and e-learning
Foreign languages
French
description Com a valorização crescente da oralidade no ensino das línguas estrangeiras e a introdução de atividades de avaliação das competências orais, surge a necessidade de implementar uma prática sistemática da oralidade no ensino online garantindo a não presença e a flexibilidade de horário. Assim, a utilização das novas ferramentas de comunicação online, na área científica da Língua e Cultura, representou um desafio para os docentes e discentes da Universidade Aberta (Portugal), para o qual foram propostas estratégias e soluções que assegurassem a qualidade do ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras num ambiente virtual. Nas unidades curriculares de Francês da Universidade Aberta são usadas ferramentas digitais gratuitas, podcasts e showcasts, para praticar e avaliar a oralidade. Apresentamos algumas dessas estratégias e soluções, no que diz respeito a atividades formativas de compreensão e produção oral, verificando-se que o uso de podcasts e de showcasts permitiu a prática sistemática e avaliação da oralidade, contribuindo para a melhoria das competências de oralidade e de escrita de todos os nossos estudantes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
2018-01-11T15:47:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/6880
url http://hdl.handle.net/10400.2/6880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3582
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135049473327104