Os direitos das crianças pela voz das crianças: uma experiência na EPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meira, Catarina Ilha
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2455
Resumo: O presente relatório final sumaria o percurso efetuado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O projeto de investigação, “Os Direitos das Crianças pela voz das crianças: uma experiência na EPE”, realizado com um grupo de 24 crianças da Educação Pré-Escolar, numa freguesia do concelho de Viana do Castelo, insere-se no domínio da linguagem oral e abordagem à escrita, trabalhando, simultaneamente, a área da formação pessoal e social, nomeadamente a convivência democrática e cidadania, com uma ênfase particular nos Direitos das Crianças. Partindo do reconhecimento de que a criança é um sujeito de direitos, a finalidade do trabalho é “dar voz ativa” às crianças, dando-lhes oportunidade de desenvolverem a linguagem oral, trabalhando, simultaneamente, questões de cidadania. Para tal fim, formulou-se uma questão de investigação: de que forma as crianças, em contexto de Educação Pré-Escolar, verbalizam os seus direitos?, a que correspondem dois objetivos de investigação: apresentar um conjunto de propostas que permitam trabalhar os direitos das crianças e analisar a forma como as crianças reagem discursivamente quando confrontadas com situações em que os direitos das crianças são (ou não) desrespeitados. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de cariz qualitativo, com um caráter descritivo. Adotou-se o design de estudo de caso e os dados foram recolhidos através de observação participante, meios audiovisuais, conversas e documentos das crianças. Durante o percurso de intervenção educativa, realizaram-se cinco tarefas, que foram interpretadas com base na análise categorial. Os resultados vieram provar que as crianças necessitam de estratégias discursivas da Educadora Estagiária para iniciarem os seus diálogos e, quando confrontadas com situações de ausência (ou não) de desrespeito pelos direitos das crianças, tendem a assumir discursos em que predominam quer as modalidades apreciativa, com um teor de opinião, quer a deôntica, mostrando vontade de agir e ajudar o outro.
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