Metodologias de investigação em Geografia Humana. Programa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André, Isabel
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/62036
Resumo: As linhas que norteiam a definição de objectivos, estratégias e conteúdos para uma unidade curricular de Metodologias de Investigação em Geografia Humana derivam de quatro considerações sobre o ensino superior e a investigação neste campo do saber: • Tem existido, em Portugal, um défice significativo nos campos do enquadramento teórico e conceptual e da explicitação dos procedimentos metodológicos, tanto ao nível do ensino como no âmbito da investigação. • As metodologias de investigação são frequentemente reduzidas à dimensão de técnicas instrumentais (recolha e tratamento de dados), o que significa assumir que os dados falam por si, ou seja, que contêm a sua própria explicação. • A identidade da Geografia releva sobretudo dos objectos de estudo (espaços, regiões, territórios, lugares, paisagens, …), sendo difícil, senão impossível, identificar referências identitárias ao nível das orientações teóricas e metodológicas. • As dinâmicas que se vêm afirmando nos vários segmentos do mercado de trabalho em que os geógrafos se inserem apontam para um reforço da capacidade de organizar e desenvolver projectos de forma autónoma, o que se deve traduzir, em termos de formação, na aquisição de competências pessoais e científicas que permitam dar esse tipo de resposta. A organização deste programa reflecte também necessariamente um conjunto de convicções pessoais sobre o modo como deve ser conduzido o ensino da Geografia na Universidade. Na opinião da autora, um curso de Geografia (graduação ou pós-graduação) deve ser um lugar onde se privilegia o gosto pelo saber e o prazer da descoberta através de processos de aprendizagem activos e criativos. Deve abarcar também um leque de questões/problemas que permita aos alunos configurarem a sua própria concepção da Geografia e definirem as linhas de pesquisa que considerarem mais interessantes, na óptica da promoção da autonomia, da inovação e da capacidade de decisão.
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