A formação diplomática como instrumento da política externa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Ana Rita Midões
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/37846
Resumo: Com este relatório pretende-se abordar a formação diplomática como um instrumento da Política Externa incidindo em dois casos específicos: Programa de Estágios Curriculares do Ministério dos Negócios Estrangeiros e no apoio ao Programa Diplomático Europeu. Num mundo em constante mudança, tanto os seus actores, como a própria diplomacia, têm vindo a sofrer alterações na sua essência, de forma a harmonizar-se com os objetivos da Política Externa dos países, que por sua vez tentam acompanhar as transformações no sistema internacional. Desta forma, depois de se perceber as eventualidades que originaram essas alterações e de que forma estas ocorreram, dois casos, nomeadamente o europeu e o português, são analisados para assim se perceber a correlação entre a preparação dos diplomatas e os propósitos da Política Externa. No primeiro caso, deparamo-nos com um actor não estatal mas que ao longo dos anos se tem tornado num grande actor internacional. A União Europeia é uma união política e económica de vários estados e que necessita de um corpo diplomático que a represente. Dado que esta é representada também por diplomatas dos seus estados-membros, serão abordados neste relatório os tipos de formação existentes para que estes adquiram um conhecimento aprofundado sobre a UE. No segundo caso serão abordados os objetivos da Política Externa Portuguesa e em como estes se foram alterando consoante as eventualidades que ocorreram dentro e fora do país, bem como uma explicação da progressão da carreira diplomática em Portugal. A este segue-se uma abordagem diferente da diplomacia. Se até aqui se aborda a diplomacia e a formação dos seus actores para o engajamento entre actores internacionais, aqui é abordado o conceito de Diplomacia Pública, articulado com exemplos desta prática em Portugal e que se traduz num engajemnto entre o Estado e a sua população e que acaba por ser uma introdução para aqueles que pretendem seguir a carreira diplomática. Importa referir que este relatório foi realizado no âmbito de um estágio no Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiro, os quais serão descritos no segundo capítulo, e que tem por base as actividades aí realizadas que serão correlacionadas com o que foi anteriormente abordado.
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Num mundo em constante mudança, tanto os seus actores, como a própria diplomacia, têm vindo a sofrer alterações na sua essência, de forma a harmonizar-se com os objetivos da Política Externa dos países, que por sua vez tentam acompanhar as transformações no sistema internacional. Desta forma, depois de se perceber as eventualidades que originaram essas alterações e de que forma estas ocorreram, dois casos, nomeadamente o europeu e o português, são analisados para assim se perceber a correlação entre a preparação dos diplomatas e os propósitos da Política Externa. No primeiro caso, deparamo-nos com um actor não estatal mas que ao longo dos anos se tem tornado num grande actor internacional. A União Europeia é uma união política e económica de vários estados e que necessita de um corpo diplomático que a represente. Dado que esta é representada também por diplomatas dos seus estados-membros, serão abordados neste relatório os tipos de formação existentes para que estes adquiram um conhecimento aprofundado sobre a UE. No segundo caso serão abordados os objetivos da Política Externa Portuguesa e em como estes se foram alterando consoante as eventualidades que ocorreram dentro e fora do país, bem como uma explicação da progressão da carreira diplomática em Portugal. A este segue-se uma abordagem diferente da diplomacia. Se até aqui se aborda a diplomacia e a formação dos seus actores para o engajamento entre actores internacionais, aqui é abordado o conceito de Diplomacia Pública, articulado com exemplos desta prática em Portugal e que se traduz num engajemnto entre o Estado e a sua população e que acaba por ser uma introdução para aqueles que pretendem seguir a carreira diplomática. Importa referir que este relatório foi realizado no âmbito de um estágio no Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiro, os quais serão descritos no segundo capítulo, e que tem por base as actividades aí realizadas que serão correlacionadas com o que foi anteriormente abordado.This report aims an approach to diplomatic training as an instrument of foreign policy focusing on two specific cases: Curriculum Internship Program of the Ministry of Foreign Affairs and support to the European Diplomatic Program. In a constantly changing world, both its actors and diplomacy itself have undergone changes in their essence in order to harmonize with the objectives of the countries' Foreign Policy, which try to keep pace with changes in the international system. Therefore, after analysing the eventualities that gave rise to these changes and how they occurred, two cases, namely the European and the Portuguese ones, are analysed to perceive the correlation between the preparation of the diplomats and the purposes of the Foreign Policy. In the first case, we come across with a non-state actor, wich over the years has become a major international actor. The European Union is a political and economic union of several states and needs representation from a diplomatic corp. And, as it is also represented by diplomats from its Member States, this report will cover the types of training available so that they can acquire a thorough knowledge of the EU. In the second case, the objectives of the Portuguese Foreign Policy will be discussed more specifically how they have been modified according to the eventualities that occurred inside and outside the country, as well as an explanation of the progression of the diplomatic career in Portugal. To this, follows a different approach to diplomacy. If up to this point, the diplomacy and the training of its actors for engagement among international actors was addressed here, the concept of Public Diplomacy is now discussed, articulated with examples of this practice in Portugal and which translates into an engagement between the State and its population, which turns out to be an introduction for those who intend to pursue a diplomatic career. It should be noted that this report was carried out as part of an internship at the Diplomatic Institute of the Ministry of Foreign Affairs, which will be described in the second chapter, and the activities carried out there will be correlated with what was previously discussed.Pinto, Ana SantosCorreia, Jorge AzevedoRUNFigueiredo, Ana Rita Midões2021-04-13T00:30:30Z2018-04-132017-11-022018-04-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/37846TID:201903245porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:21:04Zoai:run.unl.pt:10362/37846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:30:57.208798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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