Associação entre défice cognitivo e variáveis sociodemográficas em doentes com demência institucionalizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ana Rita Pinto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11088
Resumo: O presente relatório tem como principal objetivo descrever a experiência ocorrida no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Gerontologia: Atividade Física e Saúde no Idoso, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, decorrido na Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses – Estrutura Residencial para Idosos Rainha Santa Isabel. O conjunto de atividades realizadas no âmbito deste estágio foram muito diversificadas, pois foi dada uma grande autonomia na intervenção efetuada com os idosos. Assim, foram realizadas atividades em diversas áreas, destacando a área da animação sociocultural, sendo a área de formação de licenciatura da estagiária. A título de exemplo, as tarefas desenvolvidas no estágio incluíram um acompanhamento diário dos utentes, sessões de atividade física duas vezes por semana, planeamento e execução de atividades de estimulação cognitiva com sessões individuais e coletivas, e ainda atividades ligadas à animação sociocultural como atividades com recurso ao jogo executadas as sextas feiras, atividades com recurso à música desenvolvidas para contribuir para a interação e comunicação dos idosos e ainda atividades de expressão plástica. Desta forma, o estágio cumpriu o objetivo de colmatar os tempos livres dos idosos e contribuiu para a melhoria do bem-estar e da relação entre os mesmos. Para além das atividades referidas, o estágio incluiu uma componente de investigação cujo o tema é “Estimulação Cognitiva e Estimulação Sensorial em Idoso com Demência”. A investigação foi iniciada no mês de outubro de 2019, através da aplicação dos pré-testes, e o início da intervenção com idosos realizada no início do mês de janeiro de 2020. Devido ao contexto atual da pandemia Coronavirus Disease 2019 (COVID-19), iniciada em março de 2020, a prática do estágio teve que ser interrompida, não tendo sido cumprida a proposta inicial de intervenção no período de quatro meses, tendo sida alterada a proposta inicial para o seguinte tema “Associação entre défice cognitivo e variáveis sociodemográficas em idosos institucionalizados”. O objetivo do estudo, foi verificar a associação entre o défice cognitivo e as variáveis sociodemográficas em idosos institucionalizados, a amostra foi constituída por 20 utentes institucionalizados no Lar Rainha Santa Isabel, sendo (16 mulheres e 4 homens) com idades compreendidas entre os 63 e os 93 anos (82,30±6,70). Para avaliar o défice cognitivo foi utilizado, o Mini Mental State Examination (MMSE). Não foram encontrados resultados estatisticamente significativos entre as variáveis do estudo. Apesar da pandemia e de todos os constrangimentos inerentes à mesma, esta foi uma experiência profundamente enriquecedora a nível profissional e pessoal, no sentido, de permitir obter os conhecimentos práticos essenciais sobre a organização duma instituição, bem como, o conhecimento sobre as relações e rotina dos idosos.
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A título de exemplo, as tarefas desenvolvidas no estágio incluíram um acompanhamento diário dos utentes, sessões de atividade física duas vezes por semana, planeamento e execução de atividades de estimulação cognitiva com sessões individuais e coletivas, e ainda atividades ligadas à animação sociocultural como atividades com recurso ao jogo executadas as sextas feiras, atividades com recurso à música desenvolvidas para contribuir para a interação e comunicação dos idosos e ainda atividades de expressão plástica. Desta forma, o estágio cumpriu o objetivo de colmatar os tempos livres dos idosos e contribuiu para a melhoria do bem-estar e da relação entre os mesmos. Para além das atividades referidas, o estágio incluiu uma componente de investigação cujo o tema é “Estimulação Cognitiva e Estimulação Sensorial em Idoso com Demência”. A investigação foi iniciada no mês de outubro de 2019, através da aplicação dos pré-testes, e o início da intervenção com idosos realizada no início do mês de janeiro de 2020. Devido ao contexto atual da pandemia Coronavirus Disease 2019 (COVID-19), iniciada em março de 2020, a prática do estágio teve que ser interrompida, não tendo sido cumprida a proposta inicial de intervenção no período de quatro meses, tendo sida alterada a proposta inicial para o seguinte tema “Associação entre défice cognitivo e variáveis sociodemográficas em idosos institucionalizados”. O objetivo do estudo, foi verificar a associação entre o défice cognitivo e as variáveis sociodemográficas em idosos institucionalizados, a amostra foi constituída por 20 utentes institucionalizados no Lar Rainha Santa Isabel, sendo (16 mulheres e 4 homens) com idades compreendidas entre os 63 e os 93 anos (82,30±6,70). Para avaliar o défice cognitivo foi utilizado, o Mini Mental State Examination (MMSE). Não foram encontrados resultados estatisticamente significativos entre as variáveis do estudo. Apesar da pandemia e de todos os constrangimentos inerentes à mesma, esta foi uma experiência profundamente enriquecedora a nível profissional e pessoal, no sentido, de permitir obter os conhecimentos práticos essenciais sobre a organização duma instituição, bem como, o conhecimento sobre as relações e rotina dos idosos.The main objective of this report is to describe the experience within the curricular internship of the Master's Degree in Gerontology: Physical Activity and Health in the Elderly, at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, which took place at the Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses – Estrutura Residencial para Idosos Rainha Santa Isabel. The set of activities carried out within the scope of this internship were very diversified, as the intervention carried out with the elderly due to great autonomy given by the institution. Thus, activities were carried out in several areas, highlighting the area of sociocultural animation, being the training area for the intern's licentiate degree. As an example, the tasks developed in the internship included daily monitoring of users, physical activity sessions twice a week, planning and execution of cognitive stimulation activities with individual and group sessions, and activities related to sociocultural animation such as activities with use of games performed on Fridays, activities using music designed to contribute to the interaction and communication of the elderly and also plastic expression activities. This way, the internship fulfilled the objective of filling the free time of the elderly and contributed to the improvement of well-being and the relationship between them. In addition to the activities above mentioned, the internship included a research component whose theme is “Cognitive Stimulation and Sensory Stimulation in Elderly with Dementia”. The investigation started in October 2019, through the application of pre-tests, and the beginning of the intervention with the elderly carried out in the beginning of January 2020. Due to the current context of the Coronavirus Disease 2019 pandemic (COVID-19), started in March 2020, the internship practice had to be interrupted, the initial intervention proposal not being fulfilled within a four-month period, the initial proposal having been changed to the following theme "Association between cognitive deficit and sociodemographic variables in institutionalized elderly”. The aim of the study was to verify the association between cognitive deficit and sociodemographic variables in institutionalized elderly. The sample consisted of 20 institutionalized users in Lar Rainha Santa Isabel, (16 women and 4 men) aged between 63 and the 93 years old (82.30±6.70). To evaluate cognitive deficit, i used the Mini Mental State Examination (MMSE). No statistically significant results were presented between the study variables. Despite the pandemic and all the constraints inherent to it, this was a profoundly enriching experience at a professional and personal level, in the sense that it allowed to obtain essential practical knowledge about the organization of an institution, as well as knowledge about relationships and routine of the elderly.2022-03-17T12:12:06Z2021-11-05T00:00:00Z2021-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11088TID:202915450pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Ana Rita Pintoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:38:06Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11088Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:57.219859Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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