Campo de tensão entre géneros em A história de uma Serva (1985) e Os testamentos (2019), de Margaret Atwood

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Adriana Isabel Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/5114
Resumo: Nesta investigação pretende-se fazer uma aprofundada análise das obras The Handmaid’s Tale [A História de uma Serva] (1985) e The Testaments [Os Testamentos] (2019), da escritora canadense Margaret Atwood, com o intuito de estudar o campo de tensão entre os géneros feminino e masculino retratado nas obras. Perante uma distopia patriarcal, Margaret Atwood dá-nos a conhecer uma perspetiva ficcional que é de todo imaginável, onde testemunhamos o género feminino subjugado ao género masculino, na voz de uma personagem que relata os acontecimentos do seu dia-a-dia. As duas obras em análise, que surgiram num contexto histórico diferente, mas que seguem a mesma narrativa, desafiam o leitor a refletir sobre o papel e a importância das mulheres na sociedade ficcionada nos textos analisados e, consequentemente, na realidade social contemporânea. O sistema ideológico refletido nos textos possibilita igualmente a análise de como o género masculino intervém na ação, ou melhor, como as figuras masculinas estão relacionadas e afetam as vidas das figuras femininas, por beneficiarem de maior poder. Procura-se descrever e analisar de que modo, numa história fictícia, se refletem aspetos da realidade cultural contemporânea pelo olhar da autora em questão, bem como a relação entre géneros narrada e como esta resulta num campo de tensão através da representação de conflito entre as figuras. Pretende-se evidenciar em que medida as duas obras em estudo perpetuam o legado de Simone de Beauvoir na atualidade, isto é, quais as ideias e teses apresentadas no seu livro O Segundo Sexo (1949) que se refletem nos textos de Margaret Atwood e são recebidas pela modernidade.
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