Campo de tensão entre géneros em A história de uma Serva (1985) e Os testamentos (2019), de Margaret Atwood
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/5114 |
Resumo: | Nesta investigação pretende-se fazer uma aprofundada análise das obras The Handmaid’s Tale [A História de uma Serva] (1985) e The Testaments [Os Testamentos] (2019), da escritora canadense Margaret Atwood, com o intuito de estudar o campo de tensão entre os géneros feminino e masculino retratado nas obras. Perante uma distopia patriarcal, Margaret Atwood dá-nos a conhecer uma perspetiva ficcional que é de todo imaginável, onde testemunhamos o género feminino subjugado ao género masculino, na voz de uma personagem que relata os acontecimentos do seu dia-a-dia. As duas obras em análise, que surgiram num contexto histórico diferente, mas que seguem a mesma narrativa, desafiam o leitor a refletir sobre o papel e a importância das mulheres na sociedade ficcionada nos textos analisados e, consequentemente, na realidade social contemporânea. O sistema ideológico refletido nos textos possibilita igualmente a análise de como o género masculino intervém na ação, ou melhor, como as figuras masculinas estão relacionadas e afetam as vidas das figuras femininas, por beneficiarem de maior poder. Procura-se descrever e analisar de que modo, numa história fictícia, se refletem aspetos da realidade cultural contemporânea pelo olhar da autora em questão, bem como a relação entre géneros narrada e como esta resulta num campo de tensão através da representação de conflito entre as figuras. Pretende-se evidenciar em que medida as duas obras em estudo perpetuam o legado de Simone de Beauvoir na atualidade, isto é, quais as ideias e teses apresentadas no seu livro O Segundo Sexo (1949) que se refletem nos textos de Margaret Atwood e são recebidas pela modernidade. |
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Campo de tensão entre géneros em A história de uma Serva (1985) e Os testamentos (2019), de Margaret AtwoodEstudos de géneroCampo de tensãoMargaret AtwoodMulheresDistopiaPatriarcadoGender studiesTension fieldWomenDystopiaPatriarchyLiteratura, Cultura e Diversidade.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasNesta investigação pretende-se fazer uma aprofundada análise das obras The Handmaid’s Tale [A História de uma Serva] (1985) e The Testaments [Os Testamentos] (2019), da escritora canadense Margaret Atwood, com o intuito de estudar o campo de tensão entre os géneros feminino e masculino retratado nas obras. Perante uma distopia patriarcal, Margaret Atwood dá-nos a conhecer uma perspetiva ficcional que é de todo imaginável, onde testemunhamos o género feminino subjugado ao género masculino, na voz de uma personagem que relata os acontecimentos do seu dia-a-dia. As duas obras em análise, que surgiram num contexto histórico diferente, mas que seguem a mesma narrativa, desafiam o leitor a refletir sobre o papel e a importância das mulheres na sociedade ficcionada nos textos analisados e, consequentemente, na realidade social contemporânea. O sistema ideológico refletido nos textos possibilita igualmente a análise de como o género masculino intervém na ação, ou melhor, como as figuras masculinas estão relacionadas e afetam as vidas das figuras femininas, por beneficiarem de maior poder. Procura-se descrever e analisar de que modo, numa história fictícia, se refletem aspetos da realidade cultural contemporânea pelo olhar da autora em questão, bem como a relação entre géneros narrada e como esta resulta num campo de tensão através da representação de conflito entre as figuras. Pretende-se evidenciar em que medida as duas obras em estudo perpetuam o legado de Simone de Beauvoir na atualidade, isto é, quais as ideias e teses apresentadas no seu livro O Segundo Sexo (1949) que se refletem nos textos de Margaret Atwood e são recebidas pela modernidade.This investigation intends to make an in-depth analysis of the works The Handmaid's Tale (1985) and The Testaments (2019), by the Canadian writer Margaret Atwood, in order to study the tension field between the feminine and masculine genders portrayed in the works. Faced with a patriarchal dystopia, Margaret Atwood introduces us to a fictional perspective that is entirely imaginable, where we witness the female gender subjugated to the male gender, in the voice of a character who reports the events of her day-to-day. The two works under analysis, which emerged in a different historical context, but which follow the same narrative, challenge the reader to reflect on the role and importance of women in the fictional society in the analyzed texts and, consequently, in contemporary social reality. The ideological system reflected in the texts also makes it possible to analyze how the male gender intervenes in the action, or rather, how male figures are related and affect the lives of female figures, as they benefit from greater power. It seeks to describe and analyze how, in a fictional story, aspects of contemporary cultural reality are reflected through the eyes of the author in question, as well as the relationship between narrated genres and how this results in a field of tension through the representation of conflict between the figures. It is intended to show to what extent the two works under study perpetuate Simone de Beauvoir's legacy today, that is, which ideas and theses presented in her book The Second Sex (1949) are reflected in Margaret Atwood's texts and are received by modernity.Emonts, Anne MartinaDigitUMaTeixeira, Adriana Isabel Silva2023-03-29T13:21:11Z2023-02-152023-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5114TID:203261640porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-02T05:44:29Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5114Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:48:26.145535Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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