Estereótipos de género em creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Marta Alexandra Relvão
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31125
Resumo: Desde o seu nascimento, as crianças iniciam a aprendizagem e identificação de atitudes e comportamentos considerados pela sociedade como os apropriados e pertencentes ao sexo feminino ou masculino. Assim, constroem a sua identidade de género, de acordo com valores, princípios e crenças instituídas por pessoas adultas, perpetuando estereótipos de género e desigualdades (Soares, 2016). O relatório que se apresenta insere-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação de Coimbra. Teve como objetivos verificar se, em contexto de creche, as crianças e adultos/as que as rodeiam, revelavam estereótipos de género e de que modo estes poderão vir a influenciar a construção da identidade de género. Participaram no estudo 8 crianças de dois anos de idade, a equipa educativa da sala e as famílias. O estudo implementado, de natureza qualitativa, uma investigação - ação, procurou interpretar e compreender a prática educativa realizada em contexto de creche. Na recolha de dados utilizaram-se o diário de bordo, notas de campo, vídeos e fotografias. Em relação às notas de campo, estas traduziram-se principalmente, nos diálogos entre adulto/a - criança e adulto/a-adulto/a. Os vídeos e fotografias auxiliaram no registo, nomeadamente, das intervenções realizadas. Foram produzidos e aplicados outros instrumentos de recolha de dados, como um questionário dirigido à equipa educativa e outro às famílias das crianças envolvidas no estudo. Pretendeu-se entender se as pessoas adultas, que lidam diretamente com as crianças, as influenciam, nomeadamente, na construção da sua identidade e estereótipos de género. A intenção foi conhecer se existiam estereótipos associados aos brinquedos, objetos do dia - a - dia e cores do vestuário. Os resultados obtidos revelaram uma significativa estereotipia de género, por parte das pessoas adultas envolvidas, parecendo influenciar as crianças nos seus comportamentos e atitudes.
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