Estereótipos e igualdade de género em educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Filipa Alexandra Silva Rita
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/19335
Resumo: O presente relatório de investigação intitulado Estereótipos e Igualdade de Género em Educação Pré-escolar, foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Comunicação, da Universidade do Algarve, no ano letivo 2021/2022. O processo investigativo foi desenvolvido numa sala de Jardim de Infância de uma instituição pública, no distrito de Beja. A investigação, que decorreu numa sala com vinte e seis crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos, pretendeu saber se existiam estereótipos nas crianças relativamente às questões de género e saber de que forma se poderia promover a igualdade de género no jardim de infância. Para atingir os objetivos propostos, foi utilizada uma metodologia de cariz qualitativo, descritivo e interpretativo, com recurso à observação participante, ao questionário, à entrevista semiestruturada e à análise documental. Os resultados evidenciam que inicialmente as crianças demonstravam preconceitos relativamente a questões de género, nomeadamente, as cores eram associadas a um determinado género, tal como as brincadeiras. Após a intervenção educativa, delineada para trabalhar a temática com o grupo de crianças, identificaram-se várias alterações no comportamento e no diálogo das crianças quando abordado o tema do género. Estes resultados evidenciam que a intervenção educativa direcionada para a igualdade de género, promoveu alterações nas conceções das crianças, relevando a importância de trabalhar as questões de género na educação pré-escolar.
id RCAP_a2e6968b369c13709160239c1eeef89c
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19335
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estereótipos e igualdade de género em educação pré-escolarGéneroJardim de infânciaEstereótiposIgualdade de géneroDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente relatório de investigação intitulado Estereótipos e Igualdade de Género em Educação Pré-escolar, foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Comunicação, da Universidade do Algarve, no ano letivo 2021/2022. O processo investigativo foi desenvolvido numa sala de Jardim de Infância de uma instituição pública, no distrito de Beja. A investigação, que decorreu numa sala com vinte e seis crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos, pretendeu saber se existiam estereótipos nas crianças relativamente às questões de género e saber de que forma se poderia promover a igualdade de género no jardim de infância. Para atingir os objetivos propostos, foi utilizada uma metodologia de cariz qualitativo, descritivo e interpretativo, com recurso à observação participante, ao questionário, à entrevista semiestruturada e à análise documental. Os resultados evidenciam que inicialmente as crianças demonstravam preconceitos relativamente a questões de género, nomeadamente, as cores eram associadas a um determinado género, tal como as brincadeiras. Após a intervenção educativa, delineada para trabalhar a temática com o grupo de crianças, identificaram-se várias alterações no comportamento e no diálogo das crianças quando abordado o tema do género. Estes resultados evidenciam que a intervenção educativa direcionada para a igualdade de género, promoveu alterações nas conceções das crianças, relevando a importância de trabalhar as questões de género na educação pré-escolar.This research report entitled Stereotypes and Gender Equality in Preschool Education was developed within the curricular unit of Supervised Teaching Practice of the Master's degree in Pre-School Education of the Higher School of Education and Communication, University of Algarve, in the school year 2021/2022. The investigative process took place in a kindergarten room of a public institution in the Beja district. The investigation, which took place in a room with twenty-six children aged between three and six years old, aimed to find out if there were stereotypes in children regarding gender issues and to know how gender equality could be promoted in the kindergarten. In order to achieve the proposed objectives, a qualitative, descriptive and interpretive methodology was used, using participant observation, a questionnaire, a semi-structured interview and document analysis. The results show that children initially showed prejudices regarding gender issues, namely, colors were associated with a certain gender, such as games. After the educational intervention, designed to work on the theme with the group of children, several changes were identified in the behavior and dialogue of children when addressing the gender issue. These results show that the educational intervention aimed at gender equality, promoted changes in children's conceptions, highlighting the importance of working on gender issues in preschool education.Borges, Maria LeonorSapientiaViana, Filipa Alexandra Silva Rita2023-03-28T12:36:08Z2022-11-222022-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/19335TID:203196252porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:31:47Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19335Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:08:59.574714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estereótipos e igualdade de género em educação pré-escolar
title Estereótipos e igualdade de género em educação pré-escolar
spellingShingle Estereótipos e igualdade de género em educação pré-escolar
Viana, Filipa Alexandra Silva Rita
Género
Jardim de infância
Estereótipos
Igualdade de género
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Estereótipos e igualdade de género em educação pré-escolar
title_full Estereótipos e igualdade de género em educação pré-escolar
title_fullStr Estereótipos e igualdade de género em educação pré-escolar
title_full_unstemmed Estereótipos e igualdade de género em educação pré-escolar
title_sort Estereótipos e igualdade de género em educação pré-escolar
author Viana, Filipa Alexandra Silva Rita
author_facet Viana, Filipa Alexandra Silva Rita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Maria Leonor
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Filipa Alexandra Silva Rita
dc.subject.por.fl_str_mv Género
Jardim de infância
Estereótipos
Igualdade de género
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Género
Jardim de infância
Estereótipos
Igualdade de género
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O presente relatório de investigação intitulado Estereótipos e Igualdade de Género em Educação Pré-escolar, foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Comunicação, da Universidade do Algarve, no ano letivo 2021/2022. O processo investigativo foi desenvolvido numa sala de Jardim de Infância de uma instituição pública, no distrito de Beja. A investigação, que decorreu numa sala com vinte e seis crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos, pretendeu saber se existiam estereótipos nas crianças relativamente às questões de género e saber de que forma se poderia promover a igualdade de género no jardim de infância. Para atingir os objetivos propostos, foi utilizada uma metodologia de cariz qualitativo, descritivo e interpretativo, com recurso à observação participante, ao questionário, à entrevista semiestruturada e à análise documental. Os resultados evidenciam que inicialmente as crianças demonstravam preconceitos relativamente a questões de género, nomeadamente, as cores eram associadas a um determinado género, tal como as brincadeiras. Após a intervenção educativa, delineada para trabalhar a temática com o grupo de crianças, identificaram-se várias alterações no comportamento e no diálogo das crianças quando abordado o tema do género. Estes resultados evidenciam que a intervenção educativa direcionada para a igualdade de género, promoveu alterações nas conceções das crianças, relevando a importância de trabalhar as questões de género na educação pré-escolar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-22
2022-11-22T00:00:00Z
2023-03-28T12:36:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/19335
TID:203196252
url http://hdl.handle.net/10400.1/19335
identifier_str_mv TID:203196252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133336316149760