Humanos virtuais para treino de competências na área da saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/48392 |
Resumo: | Trabalho de projeto de mestrado, Informática, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2020 |
id |
RCAP_f06383dca43a269fd47101b208766a71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/48392 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Humanos virtuais para treino de competências na área da saúdeHumano VirtualPaciente VirtualGamificaçãoMudança ComportamentalDoença CrónicaTrabalhos de projeto de mestrado - 2020Departamento de InformáticaTrabalho de projeto de mestrado, Informática, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2020Os hábitos de vida saudável e o auto-cuidado de saúde por parte dos doentes portadores de doenças crónicas são fundamentais para que estas se mantenham controladas. Este controlo melhora a qualidade de vida dos doentes e das suas famílias, apresentando vantagens óbvias para os próprios sistemas de saúde. A mudança comportamental é a chave para proporcionar um melhor auto-cuidado em doentes crónicos, sendo os profissionais de saúde os principais responsáveis no suporte a esta mudança. É assim necessário dotar os futuros profissionais das áreas da saúde com ferramentas apropriadas para induzir estas transformações nas pessoas com doença crónica. O projeto Train4Health (T4H), no qual se integra este trabalho, surgiu com o objetivo de criar conteúdos e processos de aprendizagem que sejam indutores de mudança comportamental em pessoas com doença crónica. O público-alvo são estudantes de enfermagem, de ciências farmacêuticas e de ciências do desporto e está prevista a conceção de três instrumentos integrados de ensino: casos de estudo, um MOOC e um software de simulação. No seu conjunto, constituem uma ferramenta integrada de aprendizagem interprofissional para a mudança comportamental. Este trabalho descreve a análise, a conceção, o desenvolvimento e os testes do primeiro protótipo do software de simulação. Trata-se de uma aplicação web denominada T4H Simulation Software, uma aplicação de treino que integra elementos de gamificação com o objetivo de cativar e motivar os utilizadores, permitindo-lhes criar uma conta e escolher o cenário que pretendem treinar, numa abordagem gradual, recebendo feedback e pontuações de acordo com o seu desempenho. O utilizador interage com um paciente virtual capaz de comunicar verbalmente, através de voz sintética, e não-verbalmente, através de expressões faciais e movimentos da cabeça. Durante este trabalho de projeto foi criado um primeiro protótipo com um caso de estudo simulado, testado por uma amostra de 23 indivíduos, sendo o resultado positivo. Foram também testadas as expressões faciais disponíveis para o paciente virtual, tendo sido também obtidos resultados positivos no seu reconhecimento. Este trabalho decorre no âmbito do projeto Train4Health (2019-1-PT01-KA203-061389) que conta com uma equipa multidisciplinar e internacional, de sete instituições, e com financiamento da Agência Europeia ERASMUS+.Healthy lifestyle and self-care of patients suffering from chronic diseases are essential for these to remain under control. This control improves the lifestyle quality of patients and their families, presenting obvious advantages for health systems. Behaviour change is the key to provide better self-care for chronic patients, with health professionals being primarily responsible for supporting this change. In order to induce behavior changes in people with chronic illness, it is necessary to equip future health professionals with appropriate tools. The Train4Health (T4H) project, in which this work is part of, came up with the objective of creating content and learning processes that induce behavioral change in people with chronic illness. The target audience consists of nursing, pharmaceutical and sports science students and is foreseen the design of three integrated instruments: case studies, a MOOC and a simulation software. As a whole, they are an integrated tool for interprofessional learning for behaviour change. This work describes the analysis, design, development and testing of the first prototype of the simulation software.It is an web application called T4H Simulation Software, a training application that integrates gamification elements in order to motivate and engage users, allowing them to create an account and choose the scenario they want to train, in a step-wise approach, receiving feedback and scores accordingly with their performance. The user interacts with a virtual patient capable of communicating verbally, using a synthetic voice, and non-verbally, through facial expressions and head movements. During this project work it has been created a first prototype with a simulated case study, tested by 23 individuals, with positive results. The facial expressions of the virtual patient were also tested, resulting in positive feedback from users. This project work occurs in the scope of the project Train4Health(2019-1-PT01-KA203- 061389) which has a multidisciplinary and international team, from seven institutions, and is also financed by the European ERASMUS+ Agency.Cláudio, Ana Paula Boler, 1959-Carmo, Maria Beatriz Duarte Pereira do, 1960-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Jorge Veríssimo Santos2021-06-08T09:08:26Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/48392TID:202607607porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:07:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/48392Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:07:17Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Humanos virtuais para treino de competências na área da saúde |
title |
Humanos virtuais para treino de competências na área da saúde |
spellingShingle |
Humanos virtuais para treino de competências na área da saúde Santos, Jorge Veríssimo Santos Humano Virtual Paciente Virtual Gamificação Mudança Comportamental Doença Crónica Trabalhos de projeto de mestrado - 2020 Departamento de Informática |
title_short |
Humanos virtuais para treino de competências na área da saúde |
title_full |
Humanos virtuais para treino de competências na área da saúde |
title_fullStr |
Humanos virtuais para treino de competências na área da saúde |
title_full_unstemmed |
Humanos virtuais para treino de competências na área da saúde |
title_sort |
Humanos virtuais para treino de competências na área da saúde |
author |
Santos, Jorge Veríssimo Santos |
author_facet |
Santos, Jorge Veríssimo Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cláudio, Ana Paula Boler, 1959- Carmo, Maria Beatriz Duarte Pereira do, 1960- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Jorge Veríssimo Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Humano Virtual Paciente Virtual Gamificação Mudança Comportamental Doença Crónica Trabalhos de projeto de mestrado - 2020 Departamento de Informática |
topic |
Humano Virtual Paciente Virtual Gamificação Mudança Comportamental Doença Crónica Trabalhos de projeto de mestrado - 2020 Departamento de Informática |
description |
Trabalho de projeto de mestrado, Informática, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-06-08T09:08:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/48392 TID:202607607 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/48392 |
identifier_str_mv |
TID:202607607 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549143692804096 |