Humanos virtuais no treino de competências de comunicação em ciências farmacêuticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinha, Ana Jacinta Pessoa da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/25789
Resumo: Trabalho de projecto de mestrado, Informática, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2016
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spelling Humanos virtuais no treino de competências de comunicação em ciências farmacêuticasTreino de competências de comunicaçãoRealidade virtualHumanos virtuaisPacientes virtuaisCiências farmacêuticasTrabalhos de projecto de mestrado - 2016Departamento de InformáticaTrabalho de projecto de mestrado, Informática, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2016As competências de comunicação são soft skills importantes em inúmeras atividades profissionais nas áreas da Saúde, como por exemplo nas profissões relacionadas com as Ciências Farmacêuticas. Nestas atividades existe um contacto próximo entre o profissional e o utente, sendo imperativo obter e fornecer informação de forma célere e correta. Hoje em dia é possível criar Humanos Virtuais que não só têm uma aparência realista, mas que também possuem comportamentos credíveis. Isto faz com que os Humanos Virtuais falantes e expressivos sejam interlocutores ideais em ferramentas de treino de comunicação que simulam interações reais entre humanos. Este projeto veio dar continuidade ao desenvolvimento de uma solução para treino de competências de comunicação em alunos de Ciências Farmacêuticas. Esta solução engloba uma ferramenta com duas componentes: uma aplicação destinada aos estudantes, que utiliza Humanos Virtuais para simular o atendimento de Pacientes Virtuais, com duas versões, uma de treino e uma de avaliação de conhecimentos; e um Backoffice que permite a um docente incorporar na aplicação novas simulações de atendimento, novos materiais de estudo e consultar informação sobre as atividades dos estudantes no uso da aplicação. No decorrer do projeto foram implementadas melhorias e novas funcionalidades que permitiram entender a ferramenta já existente. Destaca-se a incorporação de modelos de Humanos Virtuais de maior qualidade e a implementação de um solução web que facilita o acesso quer à aplicação e ao Backoffice, quer à informação dos utilizadores, que se encontra centralizada, garantindo assim a sua integridade. Finalmente foi realizado um estudo de usabilidade com profissionais da área de Ciências Farmacêuticas, que permitiu aferir a utilidade e benefícios do uso desta ferramenta para treino de competências de comunicação e protocolos de atendimento em farmácia, não apenas para estudantes mas também para os profissionais, podendo esta vir a ser utilizada em ações de formação e atualização dos conhecimentos destes últimos ao longo da vida profissional.Communication skills are important soft skills in numerous professional activities in the field of Health Sciences, such as professions related to Pharmaceutical Sciences. In these professions there is a close contact between professionals and patients, therefore obtaining and transmitting information quickly and correctly becomes imperative. Nowadays it is possible to create Virtual Humans that look realistic and exhibit believable human behaviours. This makes Virtual Humans with facial and body expressions as well as speech capabilities, the ideal interlocutors in tools for communication training that simulate real interactions between humans. This project continues the development of a solution for communication skills training in Pharmaceutical Sciences’ students. This solution includes two applications: one aimedat the students, that uses Virtual Humans to simulate the interaction with Virtual Patients, with two versions, one for training and another for evaluation; and a Back-office that enables professors to incorporate new simulations and studying material in the application, and to access information about the students’ activities using the application. During this project, new features and improvements were implemented to extend the existing tool. The most important improvements were the incorporation of higher quality Virtual Human models and the implementation of a web solution, developed to facilitate the access to the applications and Back-office, and also to the user information, which is now centralised, thus ensuring its integrity. Finally, a usability study was conducted with professionals in the field of Pharmaceutical Sciences, which allowed us to assess the utility and benefits of this tool for training communication skills and pharmacy service protocols, not only for students but also for professionals as during their active life.Cláudio, Ana Paula Boler, 1959-Carmo, Maria Beatriz Duarte Pereira do, 1960-Repositório da Universidade de LisboaPinha, Ana Jacinta Pessoa da2017-01-07T12:03:51Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/25789TID:201617544porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:15:31Zoai:repositorio.ul.pt:10451/25789Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:42:35.740291Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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