Sistema de Gestão de Formulários para a Plataforma de Marketing Digital E-goi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tiago Alexandre Mota dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16151
Resumo: A E-goi é uma plataforma de marketing digital multicanal que permite aos seus utilizadores crescerem os seus negócios através da gestão da sua base de dados de contactos, envio de campanhas, gestão de formulários, e outras funcionalidades necessárias aos profissionais de marketing. O sistema de gestão de formulários atual tem uma série de problemas como: elevado custo de manutenção, falta de funcionalidades e poucas métricas de análise de resultados, levando a que poucos utilizadores do E-goi utilizem esta componente do sistema. O trabalho de mestrado descrito neste documento teve como objetivo o desenvolvimento de parte do novo sistema de gestão de formulários da plataforma E-goi, em particular os serviços de gestão da sua estrutura de dados. Foi proposta uma solução para os problemas apresentados, e para isso foi necessário perceber o contexto do sistema e as necessidades dos clientes, assim como analisar conceitos importantes na área de marketing digital, como por exemplo web analytics. Também foi clarificado o conceito de formulário e analisadas e comparadas soluções existentes de gestão de formulários. São apresentados os benefícios para o cliente, a proposta de valor e a oportunidade proporcionada por esta solução. Esta dissertação documenta também o desenvolvimento técnico da solução de software através dos seus requisitos, modelo e artefactos de desenho, terminando com as experiências de avaliação realizadas para validar que a solução resolve o problema.
id RCAP_f06791c8650fca4cf6aada6cccc7d2c6
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16151
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sistema de Gestão de Formulários para a Plataforma de Marketing Digital E-goiFormulárioWeb AnalyticsMarketing DigitalFormDigital MarketingA E-goi é uma plataforma de marketing digital multicanal que permite aos seus utilizadores crescerem os seus negócios através da gestão da sua base de dados de contactos, envio de campanhas, gestão de formulários, e outras funcionalidades necessárias aos profissionais de marketing. O sistema de gestão de formulários atual tem uma série de problemas como: elevado custo de manutenção, falta de funcionalidades e poucas métricas de análise de resultados, levando a que poucos utilizadores do E-goi utilizem esta componente do sistema. O trabalho de mestrado descrito neste documento teve como objetivo o desenvolvimento de parte do novo sistema de gestão de formulários da plataforma E-goi, em particular os serviços de gestão da sua estrutura de dados. Foi proposta uma solução para os problemas apresentados, e para isso foi necessário perceber o contexto do sistema e as necessidades dos clientes, assim como analisar conceitos importantes na área de marketing digital, como por exemplo web analytics. Também foi clarificado o conceito de formulário e analisadas e comparadas soluções existentes de gestão de formulários. São apresentados os benefícios para o cliente, a proposta de valor e a oportunidade proporcionada por esta solução. Esta dissertação documenta também o desenvolvimento técnico da solução de software através dos seus requisitos, modelo e artefactos de desenho, terminando com as experiências de avaliação realizadas para validar que a solução resolve o problema.This thesis documents the development of a new form management system for the E-goi platform, specifically the services to manage the data structure. E-goi is a multichannel marketing platform that allows its users to grow their businesses by managing their contact database, sending campaigns, managing forms and other functionalities required by digital marketing professionals. The current form management system has a series of problems: not enough functionalities, high maintenance costs and not enough metrics to analyze form results, which leads to a weak usage of this component of the platform. The present document proposes a solution for the problems above through the development of a new system. To understand the context of the system and the client needs some important concepts are analyzed, like digital marketing and web analytics. The meaning of form is also clarified, for that, existing solutions are analyzed and compared. The benefits for the client, as well as the value proposition for this solution, are defined through a value analysis. This dissertation also documents the technical software development of the solution, through requirements and design artifacts, ending with the tests planned to validate that the solution developed really solves the problem.Azevedo, Isabel de Fátima SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSantos, Tiago Alexandre Mota dos2021-07-23T00:30:27Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16151TID:202766829porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:02:48Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16151Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:52.257475Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sistema de Gestão de Formulários para a Plataforma de Marketing Digital E-goi
title Sistema de Gestão de Formulários para a Plataforma de Marketing Digital E-goi
spellingShingle Sistema de Gestão de Formulários para a Plataforma de Marketing Digital E-goi
Santos, Tiago Alexandre Mota dos
Formulário
Web Analytics
Marketing Digital
Form
Digital Marketing
title_short Sistema de Gestão de Formulários para a Plataforma de Marketing Digital E-goi
title_full Sistema de Gestão de Formulários para a Plataforma de Marketing Digital E-goi
title_fullStr Sistema de Gestão de Formulários para a Plataforma de Marketing Digital E-goi
title_full_unstemmed Sistema de Gestão de Formulários para a Plataforma de Marketing Digital E-goi
title_sort Sistema de Gestão de Formulários para a Plataforma de Marketing Digital E-goi
author Santos, Tiago Alexandre Mota dos
author_facet Santos, Tiago Alexandre Mota dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Isabel de Fátima Silva
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tiago Alexandre Mota dos
dc.subject.por.fl_str_mv Formulário
Web Analytics
Marketing Digital
Form
Digital Marketing
topic Formulário
Web Analytics
Marketing Digital
Form
Digital Marketing
description A E-goi é uma plataforma de marketing digital multicanal que permite aos seus utilizadores crescerem os seus negócios através da gestão da sua base de dados de contactos, envio de campanhas, gestão de formulários, e outras funcionalidades necessárias aos profissionais de marketing. O sistema de gestão de formulários atual tem uma série de problemas como: elevado custo de manutenção, falta de funcionalidades e poucas métricas de análise de resultados, levando a que poucos utilizadores do E-goi utilizem esta componente do sistema. O trabalho de mestrado descrito neste documento teve como objetivo o desenvolvimento de parte do novo sistema de gestão de formulários da plataforma E-goi, em particular os serviços de gestão da sua estrutura de dados. Foi proposta uma solução para os problemas apresentados, e para isso foi necessário perceber o contexto do sistema e as necessidades dos clientes, assim como analisar conceitos importantes na área de marketing digital, como por exemplo web analytics. Também foi clarificado o conceito de formulário e analisadas e comparadas soluções existentes de gestão de formulários. São apresentados os benefícios para o cliente, a proposta de valor e a oportunidade proporcionada por esta solução. Esta dissertação documenta também o desenvolvimento técnico da solução de software através dos seus requisitos, modelo e artefactos de desenho, terminando com as experiências de avaliação realizadas para validar que a solução resolve o problema.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2021-07-23T00:30:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/16151
TID:202766829
url http://hdl.handle.net/10400.22/16151
identifier_str_mv TID:202766829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131449888079872