Inovação e turismo voluntário: uma experiência aceite por todos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Au-Yong-Oliveira, Manuel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Perfeito, Simão, Almeida, Filipa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38645
Resumo: O Turismo Voluntário ou Volunteer Tourism é uma inovação e é um dos nichos de mercado dentro do turismo que mais cresce. Vemos agora o desejo de um ‘investimento’ com o intuito de fazer o bem. Esta forma de viagem, que combina atividades tradicionais de lazer com oportunidades de voluntariado de forma organizada, ainda se encontra pouco explorada, e poucos sabem da sua existência. Desta forma, o objetivo deste artigo centra-se no estudo das razões, motivações e quais as principais causas que levam as pessoas a fazer ou não fazer este tipo de turismo, através de um inquérito com amostra de conveniência respondido por 300 pessoas. De acordo com os dados do inquérito verifica-se a existência da vontade de realizar uma atividade de ajuda humanitária. No entanto, a preferência dos inquiridos em deslocar-se para o estrangeiro, em vez de ficarem em Portugal, poderá não ser possível, pois o preço que as pessoas estariam dispostas a pagar não coincide com as suas preferências de destino. Conclui-se, assim, que deve haver uma maior sensibilização para estes temas e a realização deste tipo de atividades, onde as pessoas conseguiriam, dentro das suas possibilidades económicas, realizar uma viagem de ‘Turismo Voluntário’ dentro de Portugal, ajudando assim o seu país a resolver os problemas sociais e humanitários – pois estes são comuns em todo o mundo, sendo o país desenvolvido ou ainda em desenvolvimento.
id RCAP_f06eecb2e5c8290733625e10fb407e7d
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38645
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inovação e turismo voluntário: uma experiência aceite por todos?TurismoVoluntárioVolunturismoMotivaçõesOportunidadesO Turismo Voluntário ou Volunteer Tourism é uma inovação e é um dos nichos de mercado dentro do turismo que mais cresce. Vemos agora o desejo de um ‘investimento’ com o intuito de fazer o bem. Esta forma de viagem, que combina atividades tradicionais de lazer com oportunidades de voluntariado de forma organizada, ainda se encontra pouco explorada, e poucos sabem da sua existência. Desta forma, o objetivo deste artigo centra-se no estudo das razões, motivações e quais as principais causas que levam as pessoas a fazer ou não fazer este tipo de turismo, através de um inquérito com amostra de conveniência respondido por 300 pessoas. De acordo com os dados do inquérito verifica-se a existência da vontade de realizar uma atividade de ajuda humanitária. No entanto, a preferência dos inquiridos em deslocar-se para o estrangeiro, em vez de ficarem em Portugal, poderá não ser possível, pois o preço que as pessoas estariam dispostas a pagar não coincide com as suas preferências de destino. Conclui-se, assim, que deve haver uma maior sensibilização para estes temas e a realização deste tipo de atividades, onde as pessoas conseguiriam, dentro das suas possibilidades económicas, realizar uma viagem de ‘Turismo Voluntário’ dentro de Portugal, ajudando assim o seu país a resolver os problemas sociais e humanitários – pois estes são comuns em todo o mundo, sendo o país desenvolvido ou ainda em desenvolvimento.Volunteer Tourism is an innovation and is one of the fastest growing tourism niche markets. We now see a desire to invest in order to do good. This form of travel, that combines traditional leisure activities with organized volunteering opportunities, has not been explored a lot. The aim of this article is thus to study the reasons and motivation that lead people to do (or not do) this type of tourism. We performed a survey, which obtained 300 responses, in October-November 2019. In accordance with the data from the survey we see a desire to do humanitarian work. However, the preference of the respondents to go abroad, instead of staying in Portugal, may not be possible, as the price people are willing to pay does not coincide with their destination preference. Volunteer tourism within Portugal, thus helping the country resolve its social and humanitarian problems - should be considered - as these problems exist worldwide, whether the country is developed or developing. Of the respondents who were not interested in doing volunteer tourism (about 23% of the sample), about 75% of these would not change their minds even if they were paid for their efforts. We also conclude that there should be a greater sensitization about these themes and activities. Chi-square tests were also performed, but the null hypothesis was confirmed in both cases. We may conclude that there seems to be gender equality regarding having participated in a volunteering action and regarding the intention to go on a Volunteer Tourism trip.DEGEIT - Universidade de Aveiro2023-07-13T13:42:06Z2021-09-20T00:00:00Z2021-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38645por10.34624/rtd.v36i2.10491Au-Yong-Oliveira, ManuelPerfeito, SimãoAlmeida, Filipainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:24Zoai:ria.ua.pt:10773/38645Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:01.061530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inovação e turismo voluntário: uma experiência aceite por todos?
title Inovação e turismo voluntário: uma experiência aceite por todos?
spellingShingle Inovação e turismo voluntário: uma experiência aceite por todos?
Au-Yong-Oliveira, Manuel
Turismo
Voluntário
Volunturismo
Motivações
Oportunidades
title_short Inovação e turismo voluntário: uma experiência aceite por todos?
title_full Inovação e turismo voluntário: uma experiência aceite por todos?
title_fullStr Inovação e turismo voluntário: uma experiência aceite por todos?
title_full_unstemmed Inovação e turismo voluntário: uma experiência aceite por todos?
title_sort Inovação e turismo voluntário: uma experiência aceite por todos?
author Au-Yong-Oliveira, Manuel
author_facet Au-Yong-Oliveira, Manuel
Perfeito, Simão
Almeida, Filipa
author_role author
author2 Perfeito, Simão
Almeida, Filipa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Au-Yong-Oliveira, Manuel
Perfeito, Simão
Almeida, Filipa
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Voluntário
Volunturismo
Motivações
Oportunidades
topic Turismo
Voluntário
Volunturismo
Motivações
Oportunidades
description O Turismo Voluntário ou Volunteer Tourism é uma inovação e é um dos nichos de mercado dentro do turismo que mais cresce. Vemos agora o desejo de um ‘investimento’ com o intuito de fazer o bem. Esta forma de viagem, que combina atividades tradicionais de lazer com oportunidades de voluntariado de forma organizada, ainda se encontra pouco explorada, e poucos sabem da sua existência. Desta forma, o objetivo deste artigo centra-se no estudo das razões, motivações e quais as principais causas que levam as pessoas a fazer ou não fazer este tipo de turismo, através de um inquérito com amostra de conveniência respondido por 300 pessoas. De acordo com os dados do inquérito verifica-se a existência da vontade de realizar uma atividade de ajuda humanitária. No entanto, a preferência dos inquiridos em deslocar-se para o estrangeiro, em vez de ficarem em Portugal, poderá não ser possível, pois o preço que as pessoas estariam dispostas a pagar não coincide com as suas preferências de destino. Conclui-se, assim, que deve haver uma maior sensibilização para estes temas e a realização deste tipo de atividades, onde as pessoas conseguiriam, dentro das suas possibilidades económicas, realizar uma viagem de ‘Turismo Voluntário’ dentro de Portugal, ajudando assim o seu país a resolver os problemas sociais e humanitários – pois estes são comuns em todo o mundo, sendo o país desenvolvido ou ainda em desenvolvimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-20T00:00:00Z
2021-09-20
2023-07-13T13:42:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38645
url http://hdl.handle.net/10773/38645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.34624/rtd.v36i2.10491
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DEGEIT - Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv DEGEIT - Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137741637681152