Inovação e turismo voluntário: uma experiência aceite por todos?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38645 |
Resumo: | O Turismo Voluntário ou Volunteer Tourism é uma inovação e é um dos nichos de mercado dentro do turismo que mais cresce. Vemos agora o desejo de um ‘investimento’ com o intuito de fazer o bem. Esta forma de viagem, que combina atividades tradicionais de lazer com oportunidades de voluntariado de forma organizada, ainda se encontra pouco explorada, e poucos sabem da sua existência. Desta forma, o objetivo deste artigo centra-se no estudo das razões, motivações e quais as principais causas que levam as pessoas a fazer ou não fazer este tipo de turismo, através de um inquérito com amostra de conveniência respondido por 300 pessoas. De acordo com os dados do inquérito verifica-se a existência da vontade de realizar uma atividade de ajuda humanitária. No entanto, a preferência dos inquiridos em deslocar-se para o estrangeiro, em vez de ficarem em Portugal, poderá não ser possível, pois o preço que as pessoas estariam dispostas a pagar não coincide com as suas preferências de destino. Conclui-se, assim, que deve haver uma maior sensibilização para estes temas e a realização deste tipo de atividades, onde as pessoas conseguiriam, dentro das suas possibilidades económicas, realizar uma viagem de ‘Turismo Voluntário’ dentro de Portugal, ajudando assim o seu país a resolver os problemas sociais e humanitários – pois estes são comuns em todo o mundo, sendo o país desenvolvido ou ainda em desenvolvimento. |
id |
RCAP_f06eecb2e5c8290733625e10fb407e7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/38645 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inovação e turismo voluntário: uma experiência aceite por todos?TurismoVoluntárioVolunturismoMotivaçõesOportunidadesO Turismo Voluntário ou Volunteer Tourism é uma inovação e é um dos nichos de mercado dentro do turismo que mais cresce. Vemos agora o desejo de um ‘investimento’ com o intuito de fazer o bem. Esta forma de viagem, que combina atividades tradicionais de lazer com oportunidades de voluntariado de forma organizada, ainda se encontra pouco explorada, e poucos sabem da sua existência. Desta forma, o objetivo deste artigo centra-se no estudo das razões, motivações e quais as principais causas que levam as pessoas a fazer ou não fazer este tipo de turismo, através de um inquérito com amostra de conveniência respondido por 300 pessoas. De acordo com os dados do inquérito verifica-se a existência da vontade de realizar uma atividade de ajuda humanitária. No entanto, a preferência dos inquiridos em deslocar-se para o estrangeiro, em vez de ficarem em Portugal, poderá não ser possível, pois o preço que as pessoas estariam dispostas a pagar não coincide com as suas preferências de destino. Conclui-se, assim, que deve haver uma maior sensibilização para estes temas e a realização deste tipo de atividades, onde as pessoas conseguiriam, dentro das suas possibilidades económicas, realizar uma viagem de ‘Turismo Voluntário’ dentro de Portugal, ajudando assim o seu país a resolver os problemas sociais e humanitários – pois estes são comuns em todo o mundo, sendo o país desenvolvido ou ainda em desenvolvimento.Volunteer Tourism is an innovation and is one of the fastest growing tourism niche markets. We now see a desire to invest in order to do good. This form of travel, that combines traditional leisure activities with organized volunteering opportunities, has not been explored a lot. The aim of this article is thus to study the reasons and motivation that lead people to do (or not do) this type of tourism. We performed a survey, which obtained 300 responses, in October-November 2019. In accordance with the data from the survey we see a desire to do humanitarian work. However, the preference of the respondents to go abroad, instead of staying in Portugal, may not be possible, as the price people are willing to pay does not coincide with their destination preference. Volunteer tourism within Portugal, thus helping the country resolve its social and humanitarian problems - should be considered - as these problems exist worldwide, whether the country is developed or developing. Of the respondents who were not interested in doing volunteer tourism (about 23% of the sample), about 75% of these would not change their minds even if they were paid for their efforts. We also conclude that there should be a greater sensitization about these themes and activities. Chi-square tests were also performed, but the null hypothesis was confirmed in both cases. We may conclude that there seems to be gender equality regarding having participated in a volunteering action and regarding the intention to go on a Volunteer Tourism trip.DEGEIT - Universidade de Aveiro2023-07-13T13:42:06Z2021-09-20T00:00:00Z2021-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38645por10.34624/rtd.v36i2.10491Au-Yong-Oliveira, ManuelPerfeito, SimãoAlmeida, Filipainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:24Zoai:ria.ua.pt:10773/38645Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:01.061530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovação e turismo voluntário: uma experiência aceite por todos? |
title |
Inovação e turismo voluntário: uma experiência aceite por todos? |
spellingShingle |
Inovação e turismo voluntário: uma experiência aceite por todos? Au-Yong-Oliveira, Manuel Turismo Voluntário Volunturismo Motivações Oportunidades |
title_short |
Inovação e turismo voluntário: uma experiência aceite por todos? |
title_full |
Inovação e turismo voluntário: uma experiência aceite por todos? |
title_fullStr |
Inovação e turismo voluntário: uma experiência aceite por todos? |
title_full_unstemmed |
Inovação e turismo voluntário: uma experiência aceite por todos? |
title_sort |
Inovação e turismo voluntário: uma experiência aceite por todos? |
author |
Au-Yong-Oliveira, Manuel |
author_facet |
Au-Yong-Oliveira, Manuel Perfeito, Simão Almeida, Filipa |
author_role |
author |
author2 |
Perfeito, Simão Almeida, Filipa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Au-Yong-Oliveira, Manuel Perfeito, Simão Almeida, Filipa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Voluntário Volunturismo Motivações Oportunidades |
topic |
Turismo Voluntário Volunturismo Motivações Oportunidades |
description |
O Turismo Voluntário ou Volunteer Tourism é uma inovação e é um dos nichos de mercado dentro do turismo que mais cresce. Vemos agora o desejo de um ‘investimento’ com o intuito de fazer o bem. Esta forma de viagem, que combina atividades tradicionais de lazer com oportunidades de voluntariado de forma organizada, ainda se encontra pouco explorada, e poucos sabem da sua existência. Desta forma, o objetivo deste artigo centra-se no estudo das razões, motivações e quais as principais causas que levam as pessoas a fazer ou não fazer este tipo de turismo, através de um inquérito com amostra de conveniência respondido por 300 pessoas. De acordo com os dados do inquérito verifica-se a existência da vontade de realizar uma atividade de ajuda humanitária. No entanto, a preferência dos inquiridos em deslocar-se para o estrangeiro, em vez de ficarem em Portugal, poderá não ser possível, pois o preço que as pessoas estariam dispostas a pagar não coincide com as suas preferências de destino. Conclui-se, assim, que deve haver uma maior sensibilização para estes temas e a realização deste tipo de atividades, onde as pessoas conseguiriam, dentro das suas possibilidades económicas, realizar uma viagem de ‘Turismo Voluntário’ dentro de Portugal, ajudando assim o seu país a resolver os problemas sociais e humanitários – pois estes são comuns em todo o mundo, sendo o país desenvolvido ou ainda em desenvolvimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-20T00:00:00Z 2021-09-20 2023-07-13T13:42:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/38645 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/38645 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.34624/rtd.v36i2.10491 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
DEGEIT - Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
DEGEIT - Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137741637681152 |