A oferta do volunturismo no Brasil : uma análise do posicionamento das agências que atuam no segmento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Arianna Mello
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/18970
http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18970
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2017.
id UNB-2_a84e9733e05309ae759bf97b92c5de04
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/18970
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Marques, Arianna MelloWiesinieski, Lívia Cristina Barros da SilvaMARQUES, Arianna Mello. A oferta do volunturismo no Brasil: uma análise do posicionamento das agências que atuam no segmento. 2017. 89 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/18970http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18970Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2017.A fim de compreender no que consiste o fenômeno do Volunturismo e de que forma a sua oferta é disponibilizada no mercado brasileiro, o presente trabalho tem por objetivo analisar os debates conceituais sobre o segmento e identificar os elementos que compõem e caracterizam sua oferta no Brasil. Esses elementos referem-se à identificação dos agentes que atuam no segmento, aos projetos e áreas desenvolvidos, à relação das agências com as comunidades locais, às características fundamentais dos programas (pré-requisitos, duração, preço) e ao discurso e imagens empregados na publicidade das organizações. Dessa maneira, foi realizada nesse trabalho uma pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa por meio de pesquisas bibliográficas e documentais para compreender o fenômeno do Volunturismo, e por meio da análise de discurso e conteúdo dos portais online dos principais agentes do Volunturismo do Brasil.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2018-01-10T19:40:54Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_AriannaMelloMarques.pdf: 1246502 bytes, checksum: 17e607df553d7b1aec7b2771ba29218f (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2018-01-12T17:30:37Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_AriannaMelloMarques.pdf: 1246502 bytes, checksum: 17e607df553d7b1aec7b2771ba29218f (MD5)Made available in DSpace on 2018-01-12T17:30:37Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_AriannaMelloMarques.pdf: 1246502 bytes, checksum: 17e607df553d7b1aec7b2771ba29218f (MD5)In order to understand the phenomenon of Voluntourism and how its offer is made available in the Brazilian market, this paper aims to analyze the conceptual debates about the segment and to identify the elements that compose and characterize its offer in Brazil, based on the content analysis of the online offer of the main agents of Voluntourism in the country. These elements refer to the identification of the agents that work in the segment, to the projects and developed areas, the relationship of the agencies with the local communities, to the fundamental characteristics of the programs (prerequisites, duration, price) and to the images and speech used in the advertising of organizations. In this way, an exploratory, descriptive and qualitative research was developed through bibliographical and documentary researches to the knowledge of the phenomenon of Voluntourism, and through discourse analysis and content of the online portals of the main agents of Voluntourism in Brazil.VolunturismoTrabalho voluntárioA oferta do volunturismo no Brasil : uma análise do posicionamento das agências que atuam no segmentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-01-12T17:30:37Z2018-01-12T17:30:37Z2017info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_AriannaMelloMarques.pdf2017_AriannaMelloMarques.pdfapplication/pdf1246502http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18970/1/2017_AriannaMelloMarques.pdf17e607df553d7b1aec7b2771ba29218fMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18970/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18970/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18970/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18970/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/189702022-03-17 13:08:45.229oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-03-17T16:08:45Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A oferta do volunturismo no Brasil : uma análise do posicionamento das agências que atuam no segmento
title A oferta do volunturismo no Brasil : uma análise do posicionamento das agências que atuam no segmento
spellingShingle A oferta do volunturismo no Brasil : uma análise do posicionamento das agências que atuam no segmento
Marques, Arianna Mello
Volunturismo
Trabalho voluntário
title_short A oferta do volunturismo no Brasil : uma análise do posicionamento das agências que atuam no segmento
title_full A oferta do volunturismo no Brasil : uma análise do posicionamento das agências que atuam no segmento
title_fullStr A oferta do volunturismo no Brasil : uma análise do posicionamento das agências que atuam no segmento
title_full_unstemmed A oferta do volunturismo no Brasil : uma análise do posicionamento das agências que atuam no segmento
title_sort A oferta do volunturismo no Brasil : uma análise do posicionamento das agências que atuam no segmento
author Marques, Arianna Mello
author_facet Marques, Arianna Mello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Arianna Mello
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wiesinieski, Lívia Cristina Barros da Silva
contributor_str_mv Wiesinieski, Lívia Cristina Barros da Silva
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Volunturismo
Trabalho voluntário
topic Volunturismo
Trabalho voluntário
description Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2017.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-12T17:30:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-12T17:30:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARQUES, Arianna Mello. A oferta do volunturismo no Brasil: uma análise do posicionamento das agências que atuam no segmento. 2017. 89 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/18970
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18970
identifier_str_mv MARQUES, Arianna Mello. A oferta do volunturismo no Brasil: uma análise do posicionamento das agências que atuam no segmento. 2017. 89 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/18970
http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18970/1/2017_AriannaMelloMarques.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18970/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18970/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18970/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18970/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 17e607df553d7b1aec7b2771ba29218f
587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493049564463104