A oferta do volunturismo no Brasil : uma análise do posicionamento das agências que atuam no segmento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/18970 http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18970 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2017. |
id |
UNB-2_a84e9733e05309ae759bf97b92c5de04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/18970 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Marques, Arianna MelloWiesinieski, Lívia Cristina Barros da SilvaMARQUES, Arianna Mello. A oferta do volunturismo no Brasil: uma análise do posicionamento das agências que atuam no segmento. 2017. 89 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/18970http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18970Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2017.A fim de compreender no que consiste o fenômeno do Volunturismo e de que forma a sua oferta é disponibilizada no mercado brasileiro, o presente trabalho tem por objetivo analisar os debates conceituais sobre o segmento e identificar os elementos que compõem e caracterizam sua oferta no Brasil. Esses elementos referem-se à identificação dos agentes que atuam no segmento, aos projetos e áreas desenvolvidos, à relação das agências com as comunidades locais, às características fundamentais dos programas (pré-requisitos, duração, preço) e ao discurso e imagens empregados na publicidade das organizações. Dessa maneira, foi realizada nesse trabalho uma pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa por meio de pesquisas bibliográficas e documentais para compreender o fenômeno do Volunturismo, e por meio da análise de discurso e conteúdo dos portais online dos principais agentes do Volunturismo do Brasil.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2018-01-10T19:40:54Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_AriannaMelloMarques.pdf: 1246502 bytes, checksum: 17e607df553d7b1aec7b2771ba29218f (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2018-01-12T17:30:37Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_AriannaMelloMarques.pdf: 1246502 bytes, checksum: 17e607df553d7b1aec7b2771ba29218f (MD5)Made available in DSpace on 2018-01-12T17:30:37Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_AriannaMelloMarques.pdf: 1246502 bytes, checksum: 17e607df553d7b1aec7b2771ba29218f (MD5)In order to understand the phenomenon of Voluntourism and how its offer is made available in the Brazilian market, this paper aims to analyze the conceptual debates about the segment and to identify the elements that compose and characterize its offer in Brazil, based on the content analysis of the online offer of the main agents of Voluntourism in the country. These elements refer to the identification of the agents that work in the segment, to the projects and developed areas, the relationship of the agencies with the local communities, to the fundamental characteristics of the programs (prerequisites, duration, price) and to the images and speech used in the advertising of organizations. In this way, an exploratory, descriptive and qualitative research was developed through bibliographical and documentary researches to the knowledge of the phenomenon of Voluntourism, and through discourse analysis and content of the online portals of the main agents of Voluntourism in Brazil.VolunturismoTrabalho voluntárioA oferta do volunturismo no Brasil : uma análise do posicionamento das agências que atuam no segmentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-01-12T17:30:37Z2018-01-12T17:30:37Z2017info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_AriannaMelloMarques.pdf2017_AriannaMelloMarques.pdfapplication/pdf1246502http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18970/1/2017_AriannaMelloMarques.pdf17e607df553d7b1aec7b2771ba29218fMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18970/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18970/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18970/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18970/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/189702022-03-17 13:08:45.229oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-03-17T16:08:45Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A oferta do volunturismo no Brasil : uma análise do posicionamento das agências que atuam no segmento |
title |
A oferta do volunturismo no Brasil : uma análise do posicionamento das agências que atuam no segmento |
spellingShingle |
A oferta do volunturismo no Brasil : uma análise do posicionamento das agências que atuam no segmento Marques, Arianna Mello Volunturismo Trabalho voluntário |
title_short |
A oferta do volunturismo no Brasil : uma análise do posicionamento das agências que atuam no segmento |
title_full |
A oferta do volunturismo no Brasil : uma análise do posicionamento das agências que atuam no segmento |
title_fullStr |
A oferta do volunturismo no Brasil : uma análise do posicionamento das agências que atuam no segmento |
title_full_unstemmed |
A oferta do volunturismo no Brasil : uma análise do posicionamento das agências que atuam no segmento |
title_sort |
A oferta do volunturismo no Brasil : uma análise do posicionamento das agências que atuam no segmento |
author |
Marques, Arianna Mello |
author_facet |
Marques, Arianna Mello |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Arianna Mello |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wiesinieski, Lívia Cristina Barros da Silva |
contributor_str_mv |
Wiesinieski, Lívia Cristina Barros da Silva |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Volunturismo Trabalho voluntário |
topic |
Volunturismo Trabalho voluntário |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-12T17:30:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-01-12T17:30:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARQUES, Arianna Mello. A oferta do volunturismo no Brasil: uma análise do posicionamento das agências que atuam no segmento. 2017. 89 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/18970 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18970 |
identifier_str_mv |
MARQUES, Arianna Mello. A oferta do volunturismo no Brasil: uma análise do posicionamento das agências que atuam no segmento. 2017. 89 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/18970 http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18970/1/2017_AriannaMelloMarques.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18970/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18970/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18970/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18970/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
17e607df553d7b1aec7b2771ba29218f 587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493049564463104 |