Léxico, publicidade e contexto: paisagem linguística nas cidades de Luanda e Lubango - Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joaquim, Isaura Laurinda Manuel
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/74185
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Linguagem
id RCAP_f07530eabbc00496d99a89c3ef642435
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74185
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Léxico, publicidade e contexto: paisagem linguística nas cidades de Luanda e Lubango - AngolaLexicon, Advertising and Context: linguistic Landscapes of Luanda and Lubango - AngolaContexto angolanoLéxicoPaisagem linguísticaPublicidadeAdvertisingAngolan contextLexiconLinguistic landscapeHumanidades::Línguas e LiteraturasDissertação de mestrado em Ciências da LinguagemO objetivo geral deste trabalho é perceber o léxico e os processos semânticos da paisagem linguística em anúncios expostos na via pública nas cidades de Luanda e do Lubango (Angola). Ao longo desta investigação, usaremos o aparato conceptual da Linguística Cognitiva, sobretudo na dimensão do protótipo lexical, dos mecanismos metafóricos e metonímicos, e da visão corporificada do significado como ferramentas indispensáveis para perceber a relação entre o léxico publicitário e informativo recolhido no corpus a analisar, e as vivências culturais dos contextos em que o corpus está inserido. Com esta pesquisa será possível observar que, hoje, os estudos sobre Metáforas vão além da perspetiva tradicional, tal como se observava no âmbito das figuras de linguagem. A partir da obra de Lakoff e Johnson (1988) até aos nossos dias, vários estudos evidenciam que as relações corpóreas são associadas a uma relação com as pessoas e com o mundo. Deste modo, será possível adiantar que esta investigação identificará elementos novos no que respeita à inovação lexical do português falado em Angola (PA), novidades e diferenças semânticas entre o português Europeu (PE) e português falado em Angola (PA), relações de sentido entre o produto e o nome/marca, em português e nas línguas angolanas de origem africana, permitindo equivalências semelhantes com o português. Alguns vocábulos das línguas locais sofreram alteração fonética, semântica e pragmática na informação publicitária exposta nas respetivas cidades, razão pela qual elaboraremos uma sugestão para adequação de palavras aos contextos geo-linguísticos estudados. Serão, pois, estas transferências de sentido que ajudarão a construir metáforas novas como: “SABER MAIS É CRESCER”.This work aims to investigate the lexicon and semantic processes of the linguistic landscape present in advertisements displayed in public roads in the cities of Luanda and Lubango, Angola. Throughout this research we will follow the Cognitive Linguistics framework, in particular the prototype theory, the use of metaphor and metonymy as conceptual mechanisms and an embodied view of meaning. These are essential tools for understanding the relationship between the marketing and informational lexicons found in our corpus and the cultural experiences of the contexts in which the chosen ads are located. In addition, this research will allow us to acknowledge that today’s studies on Metaphor go beyond the traditional perspective, which focused on figures of speech. Since the publication of Lakoff and Johnson’s work (1988) and until the present day, several studies have demonstrated that corporeal relationships depend on the interaction between people and their world. Hence, we will be able to find new elements in terms of lexical innovation in portuguese spoken in Angola, of semantic innovations (semantic neology) and differences between European portuguese and portuguese spoken in Angola, as well as meaning relations between the products and their name/brand in portuguese and Angolan languages of African origin, thus, finding similar equivalences between local languages and Portuguese. Some local languages’ vocabulary has also suffered phonetic, semantic and pragmatic changes in the advertising discourse displayed, which led us to propose an adaptation of that vocabulary to the studied geolinguistic context. These semantic changes will help build new metaphors, such as “KNOW MORE IS TO GROW”.Teixeira, JoséUniversidade do MinhoJoaquim, Isaura Laurinda Manuel20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/74185por202733742info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:51Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74185Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:52.040839Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Léxico, publicidade e contexto: paisagem linguística nas cidades de Luanda e Lubango - Angola
Lexicon, Advertising and Context: linguistic Landscapes of Luanda and Lubango - Angola
title Léxico, publicidade e contexto: paisagem linguística nas cidades de Luanda e Lubango - Angola
spellingShingle Léxico, publicidade e contexto: paisagem linguística nas cidades de Luanda e Lubango - Angola
Joaquim, Isaura Laurinda Manuel
Contexto angolano
Léxico
Paisagem linguística
Publicidade
Advertising
Angolan context
Lexicon
Linguistic landscape
Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Léxico, publicidade e contexto: paisagem linguística nas cidades de Luanda e Lubango - Angola
title_full Léxico, publicidade e contexto: paisagem linguística nas cidades de Luanda e Lubango - Angola
title_fullStr Léxico, publicidade e contexto: paisagem linguística nas cidades de Luanda e Lubango - Angola
title_full_unstemmed Léxico, publicidade e contexto: paisagem linguística nas cidades de Luanda e Lubango - Angola
title_sort Léxico, publicidade e contexto: paisagem linguística nas cidades de Luanda e Lubango - Angola
author Joaquim, Isaura Laurinda Manuel
author_facet Joaquim, Isaura Laurinda Manuel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, José
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Joaquim, Isaura Laurinda Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Contexto angolano
Léxico
Paisagem linguística
Publicidade
Advertising
Angolan context
Lexicon
Linguistic landscape
Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Contexto angolano
Léxico
Paisagem linguística
Publicidade
Advertising
Angolan context
Lexicon
Linguistic landscape
Humanidades::Línguas e Literaturas
description Dissertação de mestrado em Ciências da Linguagem
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/74185
url http://hdl.handle.net/1822/74185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202733742
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133095180369920