Procedimentos substantivos em auditoria financeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Sofia Pires dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13248
Resumo: O presente relatório visa a conclusão do mestrado em Auditoria e Análise Financeira, cujo tema é Auditoria Financeira e procura apresentar as tarefas desenvolvidas por mim, durante o estágio curricular, enquanto assistente de auditoria na empresa Rosa Lopes Gonçalves Mendes & Associados, SROC, Lda., no Entroncamento durante 22 semanas. O relatório é composto por quatro capítulos em que nos primeiros três capítulos faço uma abordagem teórica geral à auditoria financeira, cujo objetivo é a introdução de conceitos base necessários ao trabalho de auditoria. Por fim, no quarto capítulo apresento uma descrição dos procedimentos efetuados por mim nas diversas áreas de trabalho, no desenvolvimento da auditoria financeira. O primeiro capítulo pretende ser uma introdução teórica da auditoria financeira, suportada por diversas bibliografias, que integra: definições, objetivos e limitações da auditoria, o papel do auditor, a sua independência e os normativos utilizados em Portugal que servem de suporte à prática de auditoria. O segundo capítulo aborda as fases de uma auditoria, desde o planeamento, com a relação entre materialidade, risco e prova de auditoria, assim como a importância dos papéis de trabalho tanto para a auditoria como para o auditor. O terceiro capítulo integra os procedimentos analíticos e a relevância da amostragem como base num trabalho de auditoria, assim como os diversos relatórios que culminam o trabalho de um auditor. Neste capítulo abordo sobre o caminho a percorrer quando se tornam conhecidos eventos após a emissão e divulgação das demonstrações financeiras e respetivo relatório. No quarto capítulo é feita uma breve apresentação da entidade de acolhimento, assim como das tarefas realizadas enquanto assistente de auditoria. Além dos objetivos elencados no plano/proposta de estágio, foi-me permitido desenvolver outros trabalhos que descrevo no final deste capítulo. Finalizarei o relatório com uma análise critica ao trabalho realizado.
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