O professor bibliotecário da Era Digital. Construção, implementação e avaliação de um plano de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Vítor Manuel Domingues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/8106
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências Documentais. Especialidade no Ramo de Biblioteca e Documentação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2016
id RCAP_f07dd9b3410562d49222fb858775d248
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8106
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O professor bibliotecário da Era Digital. Construção, implementação e avaliação de um plano de formaçãoTecnologias de Informação e ComunicaçãoBibliotecas escolaresFormação contínua de professoresDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisDissertação de mestrado em Ciências Documentais. Especialidade no Ramo de Biblioteca e Documentação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2016As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), enquanto ferramenta integradora do trabalho realizado nas Bibliotecas Escolares (BE), têm sido pouco exploradas na formação contínua de professores, a qual não tem conseguido dar uma resposta adequada às necessidades por eles sentidas. Assim, o presente trabalho teve como objetivos principais: (1) Proporcionar aos docentes bibliotecários e aos docentes de Informática uma formação específica, de base alargada, no âmbito das Ciências Documentais; (2) Estimular e incentivar a utilização das TIC ao serviço das BE; (3) Contribuir para aperfeiçoar a ação das BE no desenvolvimento da literacia digital dos alunos. Para a concretização destes objetivos, optámos por seguir uma linha metodológica inscrita no paradigma da investigação-ação, tendo definido um procedimento sequencial, e em espiral, de diagnóstico, planificação, intervenção e avaliação/reflexão. Como pretendíamos promover uma mudança social a partir da identificação de um problema e de uma intervenção adequada, elegemos a metodologia do trabalho de projeto, colaborativa, participativa e potenciadora da coesão de grupo. A partir de um levantamento de necessidades de formação, com recurso a um questionário preenchido online, construímos dois dispositivos formativos, uma oficina e um curso de formação, que, depois de creditados e acreditados, implementámos em simultâneo. A avaliação das ações de formação, efetuada pelos formandos, indicou que as TIC devem constituir recursos válidos na dinamização de atividades nas BE e que os professores estão motivados/preparados para os aplicar, apoiando o processo de desenvolvimento da literacia informacional/digital. As limitações encontradas prenderam-se com alguma apreensão por parte dos formandos na utilização das novas tecnologias, mas logo se converteram em pontos de partida para a melhoria das suas competências digitais. Por fim, apontamos a necessidade de refletir sobre os modelos de formação inicial e contínua de professores, sobretudo na esfera da aplicação das TIC ao trabalho realizado nas BE.Information and Communication Technologies (ICTs), while integrative tools of the work done at the School Libraries (SLs), have been slightly explored in the teachers’ continuous training, which has failed to respond adequately to their felt needs. So, the main goals for the present work are: (1) Providing teachers and school librarians with specific training, of wide approach, about Documental Sciences; (2) Stimulate and incentivise the use of the ICTs at the service of SLs; (3) Help to improve the action of the SLs in the development of digital literacy of students. To achieve these goals, we’ve chosen to follow a methodological line inscribed in the action-research paradigm, defining a sequential procedure, in spiral, of diagnosis, planning, intervention and assessment/reflection. Since we intended to promote a social change through the identification of a problem and an appropriate intervention, we chose the project work methodology, collaborative, participatory and empowering of group cohesion. From a survey of training needs, resorting to an online questionnaire, we built two training devices, a workshop and a training course, which, after credited and accredited, were simultaneously implemented. The assessment of the training activities, performed by the trainees, indicated that the ICTs should constitute valid resources in the activities’ dynamization for the SLs and that teachers are motivated/prepared to implement them, supporting the process of development of the informational/digital literacy. The limitations encountered were related to some apprehension on behave of the trainees regarding the use of new technologies, but they soon became starting points for improving their digital skills. Finally, we point out the need to reflect on the models of initial and teachers’ continuous training, especially in the sphere of application of ICTs to the work done in the SLs.Mariano, Alexandra de BritoFigueiredo, MauroSapientiaGonçalves, Vítor Manuel Domingues2016-05-02T10:57:53Z2016-03-1820152016-03-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8106TID:202177785porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:20Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:19.444128Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O professor bibliotecário da Era Digital. Construção, implementação e avaliação de um plano de formação
title O professor bibliotecário da Era Digital. Construção, implementação e avaliação de um plano de formação
spellingShingle O professor bibliotecário da Era Digital. Construção, implementação e avaliação de um plano de formação
Gonçalves, Vítor Manuel Domingues
Tecnologias de Informação e Comunicação
Bibliotecas escolares
Formação contínua de professores
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short O professor bibliotecário da Era Digital. Construção, implementação e avaliação de um plano de formação
title_full O professor bibliotecário da Era Digital. Construção, implementação e avaliação de um plano de formação
title_fullStr O professor bibliotecário da Era Digital. Construção, implementação e avaliação de um plano de formação
title_full_unstemmed O professor bibliotecário da Era Digital. Construção, implementação e avaliação de um plano de formação
title_sort O professor bibliotecário da Era Digital. Construção, implementação e avaliação de um plano de formação
author Gonçalves, Vítor Manuel Domingues
author_facet Gonçalves, Vítor Manuel Domingues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mariano, Alexandra de Brito
Figueiredo, Mauro
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Vítor Manuel Domingues
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação
Bibliotecas escolares
Formação contínua de professores
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Tecnologias de Informação e Comunicação
Bibliotecas escolares
Formação contínua de professores
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Dissertação de mestrado em Ciências Documentais. Especialidade no Ramo de Biblioteca e Documentação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2016
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-05-02T10:57:53Z
2016-03-18
2016-03-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/8106
TID:202177785
url http://hdl.handle.net/10400.1/8106
identifier_str_mv TID:202177785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133227589304320