Programa de prevenção do uso/abuso de álcool para adolescentes em contexto escolar: parar para pensar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Tereza Maria Mendes Diniz de Andrade
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mendes, Aida Maria de Oliveira Cruz, Barbosa, António José Feliciano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/info:doi:http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452013000300009
Resumo: Objetivo: avaliar o efeito do programa parar para pensar na prevenção do uso/abuso de bebidas alcoólicas de adolescentes em contexto escolar. Método: realizou-se estudo quasi-experimental, com pré e pós-teste, com 178 participantes, estudantes no 7º ano escolar; o grupo experimental (n= 70) foi sujeito à intervenção durante um ano, e o grupo de controle (n= 108) não sofreu intervenção. Foram utilizados o questionário de conhecimentos acerca do álcool; questionário de caracterização dos consumos; escala de expectativas acerca do álcool e escala de aptidões sociais. Resultados: constatou-se que os adolescentes submetidos ao programa apresentaram evolução positiva nas seguintes variáveis: frequência do consumo e ocorrência de episódios de embriaguez; e, ainda, melhorou os conhecimentos, as expectativas acerca do álcool e a percepção do consumo pelos pares (p<05). Conclusão: o programa foi eficaz na estabilização do consumo, no aumento dos conhecimentos, na estabilização das expectativas positivas e na percepção do consumo pelos pares. Sugerem-se novos estudos e manutenção de follow-up para consolidar os resultados encontrados.
id RCAP_f0863bd1cc645fe6762bb65360c34041
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:4255
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Programa de prevenção do uso/abuso de álcool para adolescentes em contexto escolar: parar para pensarPrevenção primária. Abuso de álcool. Adolescentes. Saúde escolarObjetivo: avaliar o efeito do programa parar para pensar na prevenção do uso/abuso de bebidas alcoólicas de adolescentes em contexto escolar. Método: realizou-se estudo quasi-experimental, com pré e pós-teste, com 178 participantes, estudantes no 7º ano escolar; o grupo experimental (n= 70) foi sujeito à intervenção durante um ano, e o grupo de controle (n= 108) não sofreu intervenção. Foram utilizados o questionário de conhecimentos acerca do álcool; questionário de caracterização dos consumos; escala de expectativas acerca do álcool e escala de aptidões sociais. Resultados: constatou-se que os adolescentes submetidos ao programa apresentaram evolução positiva nas seguintes variáveis: frequência do consumo e ocorrência de episódios de embriaguez; e, ainda, melhorou os conhecimentos, as expectativas acerca do álcool e a percepção do consumo pelos pares (p<05). Conclusão: o programa foi eficaz na estabilização do consumo, no aumento dos conhecimentos, na estabilização das expectativas positivas e na percepção do consumo pelos pares. Sugerem-se novos estudos e manutenção de follow-up para consolidar os resultados encontrados.Escola Anna Nery2013-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/info:doi:http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452013000300009https://doi.org/info:doi:http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452013000300009porhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=hMWvknurn:isbn:2177-9465Barroso, Tereza Maria Mendes Diniz de AndradeMendes, Aida Maria de Oliveira CruzBarbosa, António José Felicianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2013-12-16T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:4255Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:11:04.907260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Programa de prevenção do uso/abuso de álcool para adolescentes em contexto escolar: parar para pensar
title Programa de prevenção do uso/abuso de álcool para adolescentes em contexto escolar: parar para pensar
spellingShingle Programa de prevenção do uso/abuso de álcool para adolescentes em contexto escolar: parar para pensar
Barroso, Tereza Maria Mendes Diniz de Andrade
Prevenção primária. Abuso de álcool. Adolescentes. Saúde escolar
title_short Programa de prevenção do uso/abuso de álcool para adolescentes em contexto escolar: parar para pensar
title_full Programa de prevenção do uso/abuso de álcool para adolescentes em contexto escolar: parar para pensar
title_fullStr Programa de prevenção do uso/abuso de álcool para adolescentes em contexto escolar: parar para pensar
title_full_unstemmed Programa de prevenção do uso/abuso de álcool para adolescentes em contexto escolar: parar para pensar
title_sort Programa de prevenção do uso/abuso de álcool para adolescentes em contexto escolar: parar para pensar
author Barroso, Tereza Maria Mendes Diniz de Andrade
author_facet Barroso, Tereza Maria Mendes Diniz de Andrade
Mendes, Aida Maria de Oliveira Cruz
Barbosa, António José Feliciano
author_role author
author2 Mendes, Aida Maria de Oliveira Cruz
Barbosa, António José Feliciano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Tereza Maria Mendes Diniz de Andrade
Mendes, Aida Maria de Oliveira Cruz
Barbosa, António José Feliciano
dc.subject.por.fl_str_mv Prevenção primária. Abuso de álcool. Adolescentes. Saúde escolar
topic Prevenção primária. Abuso de álcool. Adolescentes. Saúde escolar
description Objetivo: avaliar o efeito do programa parar para pensar na prevenção do uso/abuso de bebidas alcoólicas de adolescentes em contexto escolar. Método: realizou-se estudo quasi-experimental, com pré e pós-teste, com 178 participantes, estudantes no 7º ano escolar; o grupo experimental (n= 70) foi sujeito à intervenção durante um ano, e o grupo de controle (n= 108) não sofreu intervenção. Foram utilizados o questionário de conhecimentos acerca do álcool; questionário de caracterização dos consumos; escala de expectativas acerca do álcool e escala de aptidões sociais. Resultados: constatou-se que os adolescentes submetidos ao programa apresentaram evolução positiva nas seguintes variáveis: frequência do consumo e ocorrência de episódios de embriaguez; e, ainda, melhorou os conhecimentos, as expectativas acerca do álcool e a percepção do consumo pelos pares (p<05). Conclusão: o programa foi eficaz na estabilização do consumo, no aumento dos conhecimentos, na estabilização das expectativas positivas e na percepção do consumo pelos pares. Sugerem-se novos estudos e manutenção de follow-up para consolidar os resultados encontrados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/info:doi:http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452013000300009
https://doi.org/info:doi:http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452013000300009
url https://doi.org/info:doi:http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452013000300009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.esenfc.pt/?url=hMWvkn
urn:isbn:2177-9465
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Anna Nery
publisher.none.fl_str_mv Escola Anna Nery
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137210404962304