Programa de prevencao do uso/abuso de alcool para adolescentes em contexto escolar: parar para pensar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000300466 |
Resumo: | OBJETIVO: Avaliar o efeito do programa Parar Para Pensar na prevenção do uso/abuso de bebidas alcoólicas de adolescentes em contexto escolar. MÉTODO: Realizou-se estudo quasi-experimental, com pré e pós-teste, com 178 participantes, estudantes no 7º ano escolar; o grupo experimental (n = 70) foi sujeito à intervenção durante um ano, e o grupo de controle (n = 108) não sofreu intervenção. Foram utilizados o Questionário de Conhecimentos Acerca do Álcool; Questionário de caracterização dos consumos; Escala de Expectativas Acerca do álcool e Escala de Aptidões Sociais. RESULTADOS: Constatou-se que os adolescentes submetidos ao programa apresentaram evolução positiva nas seguintes variáveis: frequência do consumo e ocorrência de episódios de embriaguez; e, ainda, melhorou os conhecimentos, as expectativas acerca do álcool e a percepção do consumo pelos pares (p < 05). CONCLUSÃO: O programa foi eficaz na estabilização do consumo, no aumento dos conhecimentos, na estabilização das expectativas positivas e na percepção do consumo pelos pares. Sugerem-se novos estudos e manutenção de follow-up para consolidar os resultados encontrados. |
id |
UFRJ-4_f451e4d98ad7ce4da664620a49eab47f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452013000300466 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa de prevencao do uso/abuso de alcool para adolescentes em contexto escolar: parar para pensarPrevencao primariaAbuso de alcoolAdolescentesSaude escolar OBJETIVO: Avaliar o efeito do programa Parar Para Pensar na prevenção do uso/abuso de bebidas alcoólicas de adolescentes em contexto escolar. MÉTODO: Realizou-se estudo quasi-experimental, com pré e pós-teste, com 178 participantes, estudantes no 7º ano escolar; o grupo experimental (n = 70) foi sujeito à intervenção durante um ano, e o grupo de controle (n = 108) não sofreu intervenção. Foram utilizados o Questionário de Conhecimentos Acerca do Álcool; Questionário de caracterização dos consumos; Escala de Expectativas Acerca do álcool e Escala de Aptidões Sociais. RESULTADOS: Constatou-se que os adolescentes submetidos ao programa apresentaram evolução positiva nas seguintes variáveis: frequência do consumo e ocorrência de episódios de embriaguez; e, ainda, melhorou os conhecimentos, as expectativas acerca do álcool e a percepção do consumo pelos pares (p < 05). CONCLUSÃO: O programa foi eficaz na estabilização do consumo, no aumento dos conhecimentos, na estabilização das expectativas positivas e na percepção do consumo pelos pares. Sugerem-se novos estudos e manutenção de follow-up para consolidar os resultados encontrados. Universidade Federal do Rio de Janeiro2013-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000300466Escola Anna Nery v.17 n.3 2013reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452013000300009info:eu-repo/semantics/openAccessBarroso,Teresa Maria Mendes Diniz de AndradeMendes,Aida Maria de Oliveira CruzBarbosa,Antonio Jose Felecianopor2013-10-28T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452013000300466Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2013-10-28T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de prevencao do uso/abuso de alcool para adolescentes em contexto escolar: parar para pensar |
title |
Programa de prevencao do uso/abuso de alcool para adolescentes em contexto escolar: parar para pensar |
spellingShingle |
Programa de prevencao do uso/abuso de alcool para adolescentes em contexto escolar: parar para pensar Barroso,Teresa Maria Mendes Diniz de Andrade Prevencao primaria Abuso de alcool Adolescentes Saude escolar |
title_short |
Programa de prevencao do uso/abuso de alcool para adolescentes em contexto escolar: parar para pensar |
title_full |
Programa de prevencao do uso/abuso de alcool para adolescentes em contexto escolar: parar para pensar |
title_fullStr |
Programa de prevencao do uso/abuso de alcool para adolescentes em contexto escolar: parar para pensar |
title_full_unstemmed |
Programa de prevencao do uso/abuso de alcool para adolescentes em contexto escolar: parar para pensar |
title_sort |
Programa de prevencao do uso/abuso de alcool para adolescentes em contexto escolar: parar para pensar |
author |
Barroso,Teresa Maria Mendes Diniz de Andrade |
author_facet |
Barroso,Teresa Maria Mendes Diniz de Andrade Mendes,Aida Maria de Oliveira Cruz Barbosa,Antonio Jose Feleciano |
author_role |
author |
author2 |
Mendes,Aida Maria de Oliveira Cruz Barbosa,Antonio Jose Feleciano |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barroso,Teresa Maria Mendes Diniz de Andrade Mendes,Aida Maria de Oliveira Cruz Barbosa,Antonio Jose Feleciano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prevencao primaria Abuso de alcool Adolescentes Saude escolar |
topic |
Prevencao primaria Abuso de alcool Adolescentes Saude escolar |
description |
OBJETIVO: Avaliar o efeito do programa Parar Para Pensar na prevenção do uso/abuso de bebidas alcoólicas de adolescentes em contexto escolar. MÉTODO: Realizou-se estudo quasi-experimental, com pré e pós-teste, com 178 participantes, estudantes no 7º ano escolar; o grupo experimental (n = 70) foi sujeito à intervenção durante um ano, e o grupo de controle (n = 108) não sofreu intervenção. Foram utilizados o Questionário de Conhecimentos Acerca do Álcool; Questionário de caracterização dos consumos; Escala de Expectativas Acerca do álcool e Escala de Aptidões Sociais. RESULTADOS: Constatou-se que os adolescentes submetidos ao programa apresentaram evolução positiva nas seguintes variáveis: frequência do consumo e ocorrência de episódios de embriaguez; e, ainda, melhorou os conhecimentos, as expectativas acerca do álcool e a percepção do consumo pelos pares (p < 05). CONCLUSÃO: O programa foi eficaz na estabilização do consumo, no aumento dos conhecimentos, na estabilização das expectativas positivas e na percepção do consumo pelos pares. Sugerem-se novos estudos e manutenção de follow-up para consolidar os resultados encontrados. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000300466 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000300466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-81452013000300009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.17 n.3 2013 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128121895452672 |