Etnografia online sobre uma associação de pessoas reformadas em Portugal – O Facebook como meio de participação política em tempo de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Teresa Alves
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nunes, João Arriscado, Dias, Isabel, Menezes, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/103363
https://doi.org/10.4000/rccs.13503
Resumo: A pandemia trouxe ruturas significativas em várias dimensões da vida, implicando adaptações intensas e visibilizando velhas e novas desigualdades e exclusões, como as associadas ao idadismo. Através de uma etnografia online analisamos as estratégias desenvolvidas por uma associação portuguesa constituída por pessoas reformadas em resposta às limitações à sua ação trazidas pela COVID-19. A maioria da comunicação organizacional passou a ser online e a associação desenvolveu novas iniciativas para a prossecução da sua missão. As publicações na página pública de Facebook refletiram tensões com as quais as pessoas mais velhas foram confrontadas, recorrentemente associadas a fenómenos de idadismo, denunciados e problematizados pela associação. Neste estudo constatamos que também em organizações de pessoas adultas mais velhas houve transição para ferramentas online durante a pandemia, com a utilização do Facebook como plataforma de comunicação e como recurso para a ação política.
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spelling Etnografia online sobre uma associação de pessoas reformadas em Portugal – O Facebook como meio de participação política em tempo de pandemiaOnline Ethnography on a Retired People’s Association in Portugal – Facebook as a Vehicle for Political Participation at a Time of PandemicEthnographie en ligne sur une association de retraités au Portugal – Facebook comme vecteur de participation politique en situation de pandémieCOVID-19desigualdadesetnografia virtualidadismopandemiaageismCOVID-19inequalitiesonline ethnographypandemicâgismeCOVID-19ethnographie en ligneinégalitéspandémieA pandemia trouxe ruturas significativas em várias dimensões da vida, implicando adaptações intensas e visibilizando velhas e novas desigualdades e exclusões, como as associadas ao idadismo. Através de uma etnografia online analisamos as estratégias desenvolvidas por uma associação portuguesa constituída por pessoas reformadas em resposta às limitações à sua ação trazidas pela COVID-19. A maioria da comunicação organizacional passou a ser online e a associação desenvolveu novas iniciativas para a prossecução da sua missão. As publicações na página pública de Facebook refletiram tensões com as quais as pessoas mais velhas foram confrontadas, recorrentemente associadas a fenómenos de idadismo, denunciados e problematizados pela associação. Neste estudo constatamos que também em organizações de pessoas adultas mais velhas houve transição para ferramentas online durante a pandemia, com a utilização do Facebook como plataforma de comunicação e como recurso para a ação política.The pandemic brought significant ruptures in several dimensions of life, implying intense adaptations and unveiling old and new inequalities and exclusions, such as those associated with ageism. Through an online ethnography we analyse the strategies developed by a Portuguese association composed by retired people in response to the limitations brought by COVID-19. Most of the organisational communication went online and they developed new initiatives for the pursuit of their mission. The publications on the public Facebook page reflected tensions with which older people were confronted, recurrently related with ageism, often denounced and problematised by the association. In this study we found that also in older adult’s organisations, there was transition to online tools during the pandemic, with the use of Facebook as a communication platform and as a resource for political action.La pandémie a entraîné des ruptures importantes dans plusieurs dimensions de la vie, impliquant des adaptations intenses et rendant visibles des inégalités et des exclusions anciennes et nouvelles, notamment celles associées à l’âgisme. À partir d’une ethnographie en ligne, nous analysons les stratégies développées par une association portugaise constituée de retraités en réponse aux limitations de leur action induites par le COVID-19. La plupart de la communication organisationnelle a commencé à être faite en ligne et l’organisation a mis en place de nouvelles initiatives pour la poursuite de sa mission. Les publications sur la page publique de Facebook reflétaient les tensions avec lesquelles les personnes âgées étaient confrontées, souvent associées à des phénomènes d’idadisme, dénoncées et problématisées par l’association. Dans cette étude, nous avons constaté que même dans les organisations de personnes adultes âgées, il y a eu une transition vers les outils en ligne pendant la pandémie, avec l’utilisation de Facebook comme plateforme de communication et comme ressource pour l’action politique.Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra2022-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/103363http://hdl.handle.net/10316/103363https://doi.org/10.4000/rccs.13503por0254-11062182-7435https://doi.org/10.4000/rccs.13503Martins, Teresa AlvesNunes, João ArriscadoDias, IsabelMenezes, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-08T21:33:41Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/103363Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:12.898873Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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