DENTRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/28901 |
Resumo: | Na elaboração do presente relatório, pretendo englobar todo o meu envolvimento no projeto de curta-metragem – DENTRO – nas áreas de Operação de Câmara, Edição e Correção de Cor. Projeto ambicioso levado a cabo por um conjunto de alunos empenhados e dedicados, irmanados pelo mesmo sentido de responsabilidade e entreajuda o que permitiu constituir uma verdadeira equipa de trabalho e uma relação de amizade que durará, estou certo, muito para além deste trabalho. Irei agora abordar, sumariamente, cada uma das áreas em que fui diretamente responsável e, mais à frente, desenvolverei detalhadamente, justificando cada tomada de decisão. Assim, relativamente a “Operador de Câmara” a minha tarefa, para além da obtenção das imagens, a chamada gravação, passava também por assegurar os processos mais adequados às necessidades de gravação de imagens, selecionando também o tipo de equipamentos mais indicados para conseguir esse objetivo com sucesso. Depois de uma avaliação cuidada do material necessário, e de o ter conseguido na Universidade, em ligação direta com a Produtora, esta encarregou-se de providenciar o restante material em falta. No que se refere à Edição, sendo esta uma das minhas funções principais, e que consiste, no fundo, na construção da narrativa audiovisual, fiz previamente uma investigação pela literatura publicada sobre esta temática, tentando perceber e comparar as teorias existentes sobre esta matéria com alguma prática de que já dispunha nesta área. Confesso que este trabalho foi para mim muito enriquecedor. Até porque muitas das situações com que tinha lidado anteriormente, com uma elevada dose de intuição, foram confirmadas e na maior parte dos casos melhoradas, e mais bem compreendidas, pelo conhecimento que esta leitura me proporcionou. Mais adiante explicarei melhor e exemplificarei esta experiência. Finalmente, quanto à pós-produção, divido-a em três momentos principais: primeiro, a aplicação de efeitos visuais, tais como, estabilização e movimento de câmara. Segundo, correção de cor e, em terceiro lugar, colorização. Relativamente à colorização, todo o meu trabalho neste campo foi apenas seguir as indicações da Diretora de Fotografia e por isso, abordarei mais abaixo, apenas a parte técnica. Quanto aos efeitos visuais e correção de cor, ficou a meu cargo pelo que explicarei, mais adiante a parte teórica. |
id |
RCAP_f08d1359bb410011ad4e614fc0d433f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28901 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
DENTROOperador de câmaraEdiçãoColorizaçãoPós-produçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesNa elaboração do presente relatório, pretendo englobar todo o meu envolvimento no projeto de curta-metragem – DENTRO – nas áreas de Operação de Câmara, Edição e Correção de Cor. Projeto ambicioso levado a cabo por um conjunto de alunos empenhados e dedicados, irmanados pelo mesmo sentido de responsabilidade e entreajuda o que permitiu constituir uma verdadeira equipa de trabalho e uma relação de amizade que durará, estou certo, muito para além deste trabalho. Irei agora abordar, sumariamente, cada uma das áreas em que fui diretamente responsável e, mais à frente, desenvolverei detalhadamente, justificando cada tomada de decisão. Assim, relativamente a “Operador de Câmara” a minha tarefa, para além da obtenção das imagens, a chamada gravação, passava também por assegurar os processos mais adequados às necessidades de gravação de imagens, selecionando também o tipo de equipamentos mais indicados para conseguir esse objetivo com sucesso. Depois de uma avaliação cuidada do material necessário, e de o ter conseguido na Universidade, em ligação direta com a Produtora, esta encarregou-se de providenciar o restante material em falta. No que se refere à Edição, sendo esta uma das minhas funções principais, e que consiste, no fundo, na construção da narrativa audiovisual, fiz previamente uma investigação pela literatura publicada sobre esta temática, tentando perceber e comparar as teorias existentes sobre esta matéria com alguma prática de que já dispunha nesta área. Confesso que este trabalho foi para mim muito enriquecedor. Até porque muitas das situações com que tinha lidado anteriormente, com uma elevada dose de intuição, foram confirmadas e na maior parte dos casos melhoradas, e mais bem compreendidas, pelo conhecimento que esta leitura me proporcionou. Mais adiante explicarei melhor e exemplificarei esta experiência. Finalmente, quanto à pós-produção, divido-a em três momentos principais: primeiro, a aplicação de efeitos visuais, tais como, estabilização e movimento de câmara. Segundo, correção de cor e, em terceiro lugar, colorização. Relativamente à colorização, todo o meu trabalho neste campo foi apenas seguir as indicações da Diretora de Fotografia e por isso, abordarei mais abaixo, apenas a parte técnica. Quanto aos efeitos visuais e correção de cor, ficou a meu cargo pelo que explicarei, mais adiante a parte teórica.Carmona, Carlos RuizVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPereira, João Nuno Melo Silva2019-12-02T12:32:11Z2018-10-1520182018-10-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28901TID:202012786porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:34:25Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28901Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:23:09.030182Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DENTRO |
title |
DENTRO |
spellingShingle |
DENTRO Pereira, João Nuno Melo Silva Operador de câmara Edição Colorização Pós-produção Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
DENTRO |
title_full |
DENTRO |
title_fullStr |
DENTRO |
title_full_unstemmed |
DENTRO |
title_sort |
DENTRO |
author |
Pereira, João Nuno Melo Silva |
author_facet |
Pereira, João Nuno Melo Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carmona, Carlos Ruiz Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, João Nuno Melo Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Operador de câmara Edição Colorização Pós-produção Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Operador de câmara Edição Colorização Pós-produção Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
Na elaboração do presente relatório, pretendo englobar todo o meu envolvimento no projeto de curta-metragem – DENTRO – nas áreas de Operação de Câmara, Edição e Correção de Cor. Projeto ambicioso levado a cabo por um conjunto de alunos empenhados e dedicados, irmanados pelo mesmo sentido de responsabilidade e entreajuda o que permitiu constituir uma verdadeira equipa de trabalho e uma relação de amizade que durará, estou certo, muito para além deste trabalho. Irei agora abordar, sumariamente, cada uma das áreas em que fui diretamente responsável e, mais à frente, desenvolverei detalhadamente, justificando cada tomada de decisão. Assim, relativamente a “Operador de Câmara” a minha tarefa, para além da obtenção das imagens, a chamada gravação, passava também por assegurar os processos mais adequados às necessidades de gravação de imagens, selecionando também o tipo de equipamentos mais indicados para conseguir esse objetivo com sucesso. Depois de uma avaliação cuidada do material necessário, e de o ter conseguido na Universidade, em ligação direta com a Produtora, esta encarregou-se de providenciar o restante material em falta. No que se refere à Edição, sendo esta uma das minhas funções principais, e que consiste, no fundo, na construção da narrativa audiovisual, fiz previamente uma investigação pela literatura publicada sobre esta temática, tentando perceber e comparar as teorias existentes sobre esta matéria com alguma prática de que já dispunha nesta área. Confesso que este trabalho foi para mim muito enriquecedor. Até porque muitas das situações com que tinha lidado anteriormente, com uma elevada dose de intuição, foram confirmadas e na maior parte dos casos melhoradas, e mais bem compreendidas, pelo conhecimento que esta leitura me proporcionou. Mais adiante explicarei melhor e exemplificarei esta experiência. Finalmente, quanto à pós-produção, divido-a em três momentos principais: primeiro, a aplicação de efeitos visuais, tais como, estabilização e movimento de câmara. Segundo, correção de cor e, em terceiro lugar, colorização. Relativamente à colorização, todo o meu trabalho neste campo foi apenas seguir as indicações da Diretora de Fotografia e por isso, abordarei mais abaixo, apenas a parte técnica. Quanto aos efeitos visuais e correção de cor, ficou a meu cargo pelo que explicarei, mais adiante a parte teórica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-15 2018 2018-10-15T00:00:00Z 2019-12-02T12:32:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/28901 TID:202012786 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/28901 |
identifier_str_mv |
TID:202012786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131939043540992 |