Públicos, Informação e Media: A informação via media no olhar de um público qualificado e jovem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/2612 |
Resumo: | Informação e comunicação constituem dimensões cruciais de vida pública, recurso de bem-estar pessoal e colectivo e de actuação social esclarecida e responsável. Os sentidos dos seus desempenhos carecem de ponderação pública, adequada à sensibilidade do respectivo papel específico na vida social e política em democracia. A avaliação dos públicos de cidadãos é um dos prismas de análise a que interessa atender e valorizar. Neste texto analisam-se, e discutem-se implicações, dos resultados de uma pesquisa sobre a opinião de um público qualificado, jovem e utilizador da internet face à informação via media, na realidade portuguesa da 1ª década do século XXI. Sobressai o desajustamento entre quem informa e quem pretende informar-se, situando insuficiências e expectativas não correspondidas; a reivindicação de maior consideração dos media pelos seus utilizadores; o apelo à qualificação da oferta informativa, superando o desencontro com um público „exigente‟ insatisfeito com as propostas informativas disponíveis. |
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Informação e comunicação constituem dimensões cruciais de vida pública, recurso de bem-estar pessoal e colectivo e de actuação social esclarecida e responsável. Os sentidos dos seus desempenhos carecem de ponderação pública, adequada à sensibilidade do respectivo papel específico na vida social e política em democracia. A avaliação dos públicos de cidadãos é um dos prismas de análise a que interessa atender e valorizar. Neste texto analisam-se, e discutem-se implicações, dos resultados de uma pesquisa sobre a opinião de um público qualificado, jovem e utilizador da internet face à informação via media, na realidade portuguesa da 1ª década do século XXI. Sobressai o desajustamento entre quem informa e quem pretende informar-se, situando insuficiências e expectativas não correspondidas; a reivindicação de maior consideração dos media pelos seus utilizadores; o apelo à qualificação da oferta informativa, superando o desencontro com um público „exigente‟ insatisfeito com as propostas informativas disponíveis. |
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