Currículo e inovação pedagógica: a mistura improvável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/2134 |
Resumo: | A partir de uma compreensão da polissemia da palavra currículo, fundamentada na leitura pessoal de autores como A. V. Kelly (1980), Harold R. W. Benjamin (1939), Louis Althusser (1995), Bourdieu e Passeron (1970), Henry Giroux (1986), Doll (1993, 2002) e Hamilton (2003) entre outros, o artigo discute a diferença de natureza entre currículo e pedagogia e procura mostrar como não faz qualquer sentido juntar na mesma frase essas duas palavras, a não ser, como exemplos de contrários. Trata-se de uma abordagem teórica, elaborada por uma não curriculista, que tem como pano de fundo a génese e desenvolvimento da escola de massas, convertida em habitat “natural” do currículo. |
id |
RCAP_f0aa3ff48b0f13d87d0a9b13b2dd5be3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/2134 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Currículo e inovação pedagógica: a mistura improvávelCurrículoPedagogiaInovação pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisA partir de uma compreensão da polissemia da palavra currículo, fundamentada na leitura pessoal de autores como A. V. Kelly (1980), Harold R. W. Benjamin (1939), Louis Althusser (1995), Bourdieu e Passeron (1970), Henry Giroux (1986), Doll (1993, 2002) e Hamilton (2003) entre outros, o artigo discute a diferença de natureza entre currículo e pedagogia e procura mostrar como não faz qualquer sentido juntar na mesma frase essas duas palavras, a não ser, como exemplos de contrários. Trata-se de uma abordagem teórica, elaborada por uma não curriculista, que tem como pano de fundo a génese e desenvolvimento da escola de massas, convertida em habitat “natural” do currículo.Associação Portuguesa de Estudos CurricularesDigitUMaFino, Carlos Nogueira2018-10-31T15:13:58Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2134porFino, C. N. (2018). Currículo e inovação pedagógica: a mistura improvável. Revista de Estudos Curriculares, 2(8), 3-13.2183-8755info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:53Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2134Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:54.174856Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo e inovação pedagógica: a mistura improvável |
title |
Currículo e inovação pedagógica: a mistura improvável |
spellingShingle |
Currículo e inovação pedagógica: a mistura improvável Fino, Carlos Nogueira Currículo Pedagogia Inovação pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais |
title_short |
Currículo e inovação pedagógica: a mistura improvável |
title_full |
Currículo e inovação pedagógica: a mistura improvável |
title_fullStr |
Currículo e inovação pedagógica: a mistura improvável |
title_full_unstemmed |
Currículo e inovação pedagógica: a mistura improvável |
title_sort |
Currículo e inovação pedagógica: a mistura improvável |
author |
Fino, Carlos Nogueira |
author_facet |
Fino, Carlos Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fino, Carlos Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Pedagogia Inovação pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais |
topic |
Currículo Pedagogia Inovação pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais |
description |
A partir de uma compreensão da polissemia da palavra currículo, fundamentada na leitura pessoal de autores como A. V. Kelly (1980), Harold R. W. Benjamin (1939), Louis Althusser (1995), Bourdieu e Passeron (1970), Henry Giroux (1986), Doll (1993, 2002) e Hamilton (2003) entre outros, o artigo discute a diferença de natureza entre currículo e pedagogia e procura mostrar como não faz qualquer sentido juntar na mesma frase essas duas palavras, a não ser, como exemplos de contrários. Trata-se de uma abordagem teórica, elaborada por uma não curriculista, que tem como pano de fundo a génese e desenvolvimento da escola de massas, convertida em habitat “natural” do currículo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017-01-01T00:00:00Z 2018-10-31T15:13:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/2134 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/2134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fino, C. N. (2018). Currículo e inovação pedagógica: a mistura improvável. Revista de Estudos Curriculares, 2(8), 3-13. 2183-8755 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Estudos Curriculares |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Estudos Curriculares |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129919046811648 |