Currículo e inovação pedagógica: a mistura improvável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fino, Carlos Nogueira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2134
Resumo: A partir de uma compreensão da polissemia da palavra currículo, fundamentada na leitura pessoal de autores como A. V. Kelly (1980), Harold R. W. Benjamin (1939), Louis Althusser (1995), Bourdieu e Passeron (1970), Henry Giroux (1986), Doll (1993, 2002) e Hamilton (2003) entre outros, o artigo discute a diferença de natureza entre currículo e pedagogia e procura mostrar como não faz qualquer sentido juntar na mesma frase essas duas palavras, a não ser, como exemplos de contrários. Trata-se de uma abordagem teórica, elaborada por uma não curriculista, que tem como pano de fundo a génese e desenvolvimento da escola de massas, convertida em habitat “natural” do currículo.
id RCAP_f0aa3ff48b0f13d87d0a9b13b2dd5be3
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2134
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Currículo e inovação pedagógica: a mistura improvávelCurrículoPedagogiaInovação pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisA partir de uma compreensão da polissemia da palavra currículo, fundamentada na leitura pessoal de autores como A. V. Kelly (1980), Harold R. W. Benjamin (1939), Louis Althusser (1995), Bourdieu e Passeron (1970), Henry Giroux (1986), Doll (1993, 2002) e Hamilton (2003) entre outros, o artigo discute a diferença de natureza entre currículo e pedagogia e procura mostrar como não faz qualquer sentido juntar na mesma frase essas duas palavras, a não ser, como exemplos de contrários. Trata-se de uma abordagem teórica, elaborada por uma não curriculista, que tem como pano de fundo a génese e desenvolvimento da escola de massas, convertida em habitat “natural” do currículo.Associação Portuguesa de Estudos CurricularesDigitUMaFino, Carlos Nogueira2018-10-31T15:13:58Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2134porFino, C. N. (2018). Currículo e inovação pedagógica: a mistura improvável. Revista de Estudos Curriculares, 2(8), 3-13.2183-8755info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:53Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2134Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:54.174856Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Currículo e inovação pedagógica: a mistura improvável
title Currículo e inovação pedagógica: a mistura improvável
spellingShingle Currículo e inovação pedagógica: a mistura improvável
Fino, Carlos Nogueira
Currículo
Pedagogia
Inovação pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
title_short Currículo e inovação pedagógica: a mistura improvável
title_full Currículo e inovação pedagógica: a mistura improvável
title_fullStr Currículo e inovação pedagógica: a mistura improvável
title_full_unstemmed Currículo e inovação pedagógica: a mistura improvável
title_sort Currículo e inovação pedagógica: a mistura improvável
author Fino, Carlos Nogueira
author_facet Fino, Carlos Nogueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fino, Carlos Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Pedagogia
Inovação pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
topic Currículo
Pedagogia
Inovação pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
description A partir de uma compreensão da polissemia da palavra currículo, fundamentada na leitura pessoal de autores como A. V. Kelly (1980), Harold R. W. Benjamin (1939), Louis Althusser (1995), Bourdieu e Passeron (1970), Henry Giroux (1986), Doll (1993, 2002) e Hamilton (2003) entre outros, o artigo discute a diferença de natureza entre currículo e pedagogia e procura mostrar como não faz qualquer sentido juntar na mesma frase essas duas palavras, a não ser, como exemplos de contrários. Trata-se de uma abordagem teórica, elaborada por uma não curriculista, que tem como pano de fundo a génese e desenvolvimento da escola de massas, convertida em habitat “natural” do currículo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017-01-01T00:00:00Z
2018-10-31T15:13:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2134
url http://hdl.handle.net/10400.13/2134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fino, C. N. (2018). Currículo e inovação pedagógica: a mistura improvável. Revista de Estudos Curriculares, 2(8), 3-13.
2183-8755
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Estudos Curriculares
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Estudos Curriculares
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129919046811648