Literacia para o Oceano em Portugal : estado atual e perspetivas futuras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/51841 |
Resumo: | Relatório de Estágio de Mestrado, Ecologia e Gestão Ambiental, 2021, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências |
id |
RCAP_f0ab18e9a80bce663c6952be1101273b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/51841 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Literacia para o Oceano em Portugal : estado atual e perspetivas futurasEducação ambientalInquérito onlineConhecimentos oceânicosAtitudes oceânicasComunidades escolar e não escolaresTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências BiológicasRelatório de Estágio de Mestrado, Ecologia e Gestão Ambiental, 2021, Universidade de Lisboa, Faculdade de CiênciasA Literacia Oceânica (LO) é essencial para criar cidadãos que compreendam a influência dos oceanos sobre o Homem e vice-versa, tomem decisões informadas e responsáveis sobre os oceanos e os seus recursos, e comuniquem sobre os oceanos de forma eloquente. Os avanços na LO na sociedade têm sido reduzidos, apesar dos esforços de várias entidades estatais e organizações não governamentais de ambiente (ONGA). Em Portugal, desconhece-se em grande medida o estado atual de LO da população. Neste relatório de estágio, desenvolvido na Liga para a Proteção da Natureza, pretendeu-se caracterizar o conhecimento, atitudes e comportamentos da população portuguesa perante os oceanos, e propor medidas para reforçar a LO no futuro. Com base em 369 inquéritos online recolhidos entre 24 de novembro de 2020 e 31 de março de 2021, verificou-se que a comunidade escolar e a comunidade não escolar não relacionada com ambiente necessitam de um reforço dos conhecimentos sobre os oceanos. Em particular, os temas da atividade piscatória e do lixo marinho são ainda insuficientemente compreendidos pela população em geral. Existem também insuficiências nas atitudes para preservar e conservar os oceanos, sendo principalmente evitadas as práticas que têm custos económicos associados e desconhecidos os efeitos benéficos de práticas simples, como a reciclagem, para os oceanos. É imprescindível aumentar a LO em Portugal. Para tal devem ser tomadas medidas não só em contexto escolar, incluindo a revisão dos currículos e melhoria da interdisciplinaridade da LO, mas também ao nível do poder local e do contexto de trabalho dos indivíduos, incluindo as próprias empresas. Um esforço global e integrado de reforço à LO por todas as partes, e em particular pelas ONGA e autarquias, será importante para que a LO seja desenvolvida de forma mais eficaz e abranja a generalidade da população portuguesa.Ocean Literacy (OL) is essential for creating citizens that understand the influence of the oceans on humans and vice versa, make informed and responsible decisions about the oceans and their resources, and communicate about the oceans eloquently. Advances in OL in the society have been limited, despite the efforts of various public entities and environmental non-governmental organizations (ENGOs). In Portugal, the current state of OL of the population is largely unknown. This internship, developed in the Liga para a Proteção da Natureza, aimed to characterize the knowledge, attitudes, and behaviours of the Portuguese population towards the oceans, and define measures to strengthen the OL in the future. Based on 369 online surveys collected between 24 November 2020 and 31 May 2021, it was found that the school community and the non-school community unrelated to environment need a reinforcement in knowledge about the oceans. In particular, the topics of fishing and marine litter are still insufficiently understood by the population. There are also gaps in the attitudes to preserve and conserve the oceans, with the most avoided practices being those with associated economic costs and the beneficial effects of simple practices, such as recycling, for the oceans being largely overlooked. It is essential to increase the OL in Portugal. To this end, it will be important to take measures not only in the school context, such as the revision of curricula and improvement of interdisciplinarity for OL, but also in local authorities and in work contexts, including in companies. A global and integrated effort for strengthening the OL, particularly by non-governmental environmental organisations and local authorities, will allow the OL to increase and spread more effectively in the society.Magalhães, Maria FilomenaRepositório da Universidade de LisboaCaldas, Filipa Alexandra Cancela2022-03-18T17:48:11Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/51841TID:202934918porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:56:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/51841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:04.224524Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literacia para o Oceano em Portugal : estado atual e perspetivas futuras |
title |
Literacia para o Oceano em Portugal : estado atual e perspetivas futuras |
spellingShingle |
Literacia para o Oceano em Portugal : estado atual e perspetivas futuras Caldas, Filipa Alexandra Cancela Educação ambiental Inquérito online Conhecimentos oceânicos Atitudes oceânicas Comunidades escolar e não escolares Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências Biológicas |
title_short |
Literacia para o Oceano em Portugal : estado atual e perspetivas futuras |
title_full |
Literacia para o Oceano em Portugal : estado atual e perspetivas futuras |
title_fullStr |
Literacia para o Oceano em Portugal : estado atual e perspetivas futuras |
title_full_unstemmed |
Literacia para o Oceano em Portugal : estado atual e perspetivas futuras |
title_sort |
Literacia para o Oceano em Portugal : estado atual e perspetivas futuras |
author |
Caldas, Filipa Alexandra Cancela |
author_facet |
Caldas, Filipa Alexandra Cancela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Magalhães, Maria Filomena Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caldas, Filipa Alexandra Cancela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Inquérito online Conhecimentos oceânicos Atitudes oceânicas Comunidades escolar e não escolares Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências Biológicas |
topic |
Educação ambiental Inquérito online Conhecimentos oceânicos Atitudes oceânicas Comunidades escolar e não escolares Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências Biológicas |
description |
Relatório de Estágio de Mestrado, Ecologia e Gestão Ambiental, 2021, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021 2021-01-01T00:00:00Z 2022-03-18T17:48:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/51841 TID:202934918 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/51841 |
identifier_str_mv |
TID:202934918 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134581088059392 |