Educação midiática : potenciais fatores de inclusão social em projetos em Portugal e no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortés, Luísa Desiderio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/60227
Resumo: Com o processo de midiatização que se aprofundou na década de 2010, a educação midiática ganhou destaque no debate público como forma de disseminação da autonomia e da prática cidadã. A partir da identificação de grupos sociais excluídos de projetos de educação midiática, este estudo busca investigar potenciais fatores de inclusão em dois projetos na área e voltados ao público escolarizado: Público na Escola (PnE) e Educamídia, respectivamente desenvolvidos nos contextos português e brasileiro. Para isso, foi utilizada uma metodologia baseada no conceito de literacia digital e midiática estabelecido por Hobbs (2010, p. 19). Os pontos de inclusão encontrados foram organizados em três aspectos: material, tecnológico e simbólico. A partir dos pontos de contato entre essas três esferas e o conceito de Hobbs, foi realizada uma análise quantitativa e qualitativa. Ela permitiu determinar uma maior inclinação do PnE para a autoexpressão e o diálogo dos educandos com a comunidade, fatores que podem funcionar como pontos de inclusão dos estudantes na sociedade a partir da conexão dos estudantes com as questões proeminentes no seu entorno. No âmbito do Educamídia, foi identificado um maior potencial de difusão dos planos de aula e a utilização de mídias disparadoras que estejam em consonância com a realidade de diferentes grupos sociais. Essas características permitem que os planos de aula atinjam territórios para os quais não foram desenvolvidos originalmente e, assim, alcancem outros grupos populacionais.
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